Rock in Rio Lisboa 2022: Programação Palco Yorn

Estamos a pouco mais de um mês do regresso do Rock in Rio Lisboa ao parque da Bela Vista, o palco icónico da festa da música e do encontro de culturas. É neste contexto que chega o novo Palco Yorn, um palco que pretende iluminar o talento, enquanto aproxima os bairros da cidade, conhecidos por serem autênticos caldeirões culturais, de onde saem bailarinos, músicos, cantores, pintores, escultores, fotógrafos e tantos outros talentos.

Sonhamos com uma cidade potente.
Uma cidade de pontes e não de muros.
Uma cidade de paz, de respeito, onde o novo e o diferente atraem e não excluem.

A apresentação do novo Palco Yorn teve lugar na Casa de Pedra, o lugar habitual de reencontro para todas as novidades da 9ª edição do Rock in Rio Lisboa. No passado dia 21 de abril, Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, foi a anfitriã de uma festa que contou com música, convidados especiais, demonstrações de dança e, claro, muitas novidades que vão fazer parte deste incrível palco e que contamos já de seguida.

Lê também:

Rock In Rio Lisboa 2022

De olhos postos no Futuro

Palco Yorn

O Palco Yorn estreia-se esta edição com um propósito inclusivo: o de ver a região que tão bem acolheu o festival em 2004, ser igualmente acolhida pela cidade de Lisboa, mostrando o melhor que esta tem para oferecer – o talento artístico.

Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio:

“O Rock in Rio vive em Chelas há 18 anos (Chelas esta que representa 80% da maior freguesia de Lisboa, Marvila) e, hoje, ainda percebemos algum distanciamento e preconceitos antigos que, no nosso entender, na sua maioria já não se justificam. O Palco Yorn nasce para valorizar, não só, esta região como pretende representar todos os bairros do país, mostrando que se iluminarmos os seus talentos, se mostrarmos aquilo que têm de melhor, é possível aproximá-los do resto da sua cidade.”

Rock in Rio Lisboa 2022: Programação Palco Yorn

Com um historial de promoção e valorização do que de melhor se faz nas gerações mais novas, sobretudo na dança, o Palco Yorn ganha agora uma nova dimensão artística – deixa o antigo conceito da Yorn Street Dance – para abranger aptidões que vão da dança à música, passando por outras formas de expressão. Esta é uma vontade antiga do Rock in Rio que encontrou na Yorn o parceiro ideal para a concretização da sua vontade.

Leonor Dias, Diretora de Marca da Vodafone:

“A Yorn acredita na construção de um futuro melhor, mais inclusivo e igualitário, com oportunidades acessíveis a todos, sobretudo para os jovens, tal como o Rock in Rio. E ao longo das últimas edições tem procurado fazer a diferença nas suas ativações promovendo a criatividade e a autenticidade do talento jovem. Queremos que o mesmo personifique o conceito de inclusão e igualdade que defendemos e que, mais importante, concretize sonhos e faça sonhar. Assim se constrói um mundo melhor.”

Rock in Rio Lisboa 2022: Programação Palco Yorn

Programação

Todos os dias, haverá quatro apresentações musicais de talentos mais e (ainda) menos consagrados, todos eles curados pela Associação Chelas é o Sítio

Associação Chelas é o Sítio é um projeto lançado em 2021 por um conjunto de habitantes do bairro com o mesmo nome (entre os quais o conceituado artista Sam the Kid) e que, tal como o Rock in Rio, também pretende aproximar, incluir e valorizar a região e o talento local.

Sam the Kid rapper e produtor:

“Para nós é muito gratificante poder contar com a força que o Rock in Rio nos deu, nos dá e continuará a dar, porque esta parceria tem vida além do grande evento que temos no nosso bairro – bairro esse que, finalmente, poderá brilhar num palco do festival…em casa.”

Rock in Rio Lisboa 2022: Programação Palco Yorn

Jazzy Dance Studios

Parceiro do festival desde a edição de 2012, a Jazzy tem sido responsável por alguns dos grandes momentos de dança da Cidade do Rock. Este ano, junta-se ao Palco Yorn levando a palco diferentes estilos de dança protagonizados por crews e bailarinos, alguns dos quais talentos descobertos no bairro de Chelas.

Álvaro Lopes, Diretor da Jazzy Dance Studios:

“Teremos momentos espetaculares de dança, que vão fazer o público vibrar, com coreografias cheias de energia e alguns momentos de pura arte, com os freestylers a mostrar a sua essência. A Jazzy Dance Crew será o grupo residente, mas existirão muitas outras surpresas, incluindo um grupo de jovens do bairro de Chelas.”

Rock in Rio Lisboa 2022: Programação Palco Yorn

Palco Yorn: Sonhos, Talento e Novas Perspetivas

De talentos emergentes a mais consolidados, o Palco Yorn destaca-se por juntar diferentes artistas com uma característica em comum: todos com ligação a um bairro português, que sobem a palco na Cidade do Rock não só para mostrar o seu talento como para reforçar o potencial criativo e artístico destas regiões, tantas vezes afastadas da suas cidades.

Ao longo dos quatro dias do festival, as atuações destes artistas serão intercaladas com performances de dança e momentos de interação com o público, onde nunca faltará música e animação.

Dia 18 junho

Danny the Dawg estreia o palco com música nascida e criada entre a Zona J e Zona M de Chelas

Chyna, uma das grandes apostas do hip hop nacional e um dos talentos que mais tem crescido nos últimos tempos, que viveu toda a sua vida entre Queluz-Massamá e Costa da Caparica e cresceu a ouvir artistas como Boss AC, Valete, Regula, Sam The Kid e Allen Halloween.

Vado e Loreta KBA, dois artistas já com nome na cena da música urbana, oriundos de diferentes bairros – o primeiro do já extinto Bairro 6 de Maio (Damaia) e o segundo de Mira Sintra (Linha S).

Dia 19 junho

Lewis faz parte de uma geração que já nasceu no atual Bairro do Armador, mais conhecido para alguns como Zona M (Chelas).

Kosmo DaGun, artista que passou parte da sua infância em Lisboa e, mais tarde, mudou-se para a margem Sul da ponte. Desde então é integrante dos Da Gun e atua de forma orgulhosa criando rimas e batidas sobre o seu bairro.

Ary Rafeiro, o orgulhoso rapper de Santo António dos Cavaleiros que passa por ritmos brasileiros e do soul e promete colocar o público a dançar.

9Miller, rapper que começou a escrever rimas aos 14 anos, na Apelação, e cujos singles de estreia, “Limonada” e “Filho da Guida”, somaram mais de 13,5 milhões de visualizações no YouTube. Caracterizado pelo seu flow, 9Miller continua, single após single, a afirmar a sua marca única no rap nacional.

Dia 25 junho

Karma The Only Son, mais um filho de Chelas abre o segundo fim de semana do Palco Yorn.

Tilhon, artista original de Viseu, mas que durante a sua infância e juventude passou por diversos bairros no Norte de Portugal, onde chegou a filmar alguns dos seus videoclipes.

Eva RapDiva, a filha do hip hop tuga, proveniente de Angola, e uma das mulheres no mundo do hip hop nacional, que se prepara para levar à Cidade do Rock o que de mais bonito há nas rimas da lusofonia.

Phoenix RDC, pioneiro no rap feito em Vialonga e original do Bairro da Icesa. Desde cedo que Phoenix chegou para mostrar que havia talento na sua área, mas foi nos últimos cinco anos que o artista mais se destacou e será no Palco Yorn que transportará a música de Vialonga para o Mundo.

Dia 26 junho

G Fema, uma filha de Chelas que também nasceu perto da Zona J e representa, neste momento, a Zona M. Faz parte de um bairro que se caracteriza pelo talento e criatividade, de onde saem tantos outros artistas como Tchapo, Matay ou os MBM.

Malabá, artista de Paio Pires (Setúbal) que se tornou conhecido pelo sucesso nas redes sociais ao lançar os temas “Cem ou Sem Problemas” e “O Nosso Som”, tendo também participado em projetos como Liga Knockout ou Fala Aí Maluco, além de ter criado o tema desportivo “É o meu Sporting”.

Kappa Jotta, um dos artistas mais falados do panorama musical português da atualidade. Vem da Linha C (arredores de Cascais) e conta com dois álbuns editados – Vírus e Ligação -, que somam milhões de visualizações em todas as plataformas digitais.

GROGNation é um dos supergrupos do rap mais adorados em Portugal, os cinco rapazes de Mem Martins voltam à Cidade do Rock para despertar sentimentos através da rima!

Rock in Rio Lisboa 2022: Programação Palco Yorn

Manifesto Palco Yorn

“Sonhamos com uma cidade potente.
Uma cidade de pontes e não de muros.
Uma cidade de paz, de respeito, onde o novo e o diferente atraem e não excluem.
Nessa cidade, not so far away, acolhemos toda a gente.
E nessa gente, inspiramo-nos.
Incluímos, aceitamos e deixamos para trás preconceitos que em tempos nos afastaram.
Se conhecesses essa cidade, acredita, também ias querer lá viver.
Há dança, música, arte, escondidos para qualquer um ver.
Pinta-se a pincel, com spray ou no good old pen and paper.
Ouve-se hip hop, rap, fado e folclore.
Anda-se de skate, de bike, de patins ou de trotinete. E vagueia-se a pé.
Por ruas calçadas de sonhos, com paredes desenhadas de milhares de oportunidades.
Abre o Waze. Essa cidade chama-se Cidade do Rock.
Ela é tua, minha, nossa, de todos.
Quando lá chegares, procura um bairro. Esse bairro…somos nós. E o nosso nome é Palco Yorn.
Nice to meet ya.
Somos talento, somos esperança, somos horizontes e novas perspetivas.”

Rock in Rio Lisboa 2022: Programação Palco Yorn

Bilhetes Rock In Rio Lisboa 2022

Bilhete diário: 74 €
Passe de fim de semana: 121 € (1º fim de semana esgotado)
Os bilhetes estão disponíveis para venda no site oficial do Rock in Rio e parceiros.
BILHETES DE 2020 E 2021
Todos os tipos de bilhetes (diários, passes de fim de semana, passaporte família e pacotes integrado com transportes) adquiridos para a 9ª edição do Rock in Rio Lisboa (datados para 2020 ou 2021) serão automaticamente válidos para as novas datas, não sendo necessário nenhuma validação neste momento. O reembolso já não é possível.
21/06/2020 ou 19/06/2021 – nova data: 18/06/2022 Muse
20/06/2020 ou 20/06/2021 – nova data: 19/06/2022 The Black Eyed Peas
27/06/2020 ou 26/06/2021 – nova data: 25/06/2022 Duran Duran
28/06/2020 ou 27/06/2021 – nova data: 26/06/2022 Post Malone
Passe 20 e 21 Jun 2020 ou Passe 19 e 20 Jun 2021 – nova data: 18 e 19 Jun 2022
Passe 27 e 28 Jun 2020 ou Passe 26 e 27 Jun 2021 – nova data: 25 e 26 Jun 2022
A Cidade do Rock volta ao Parque da Bela Vista nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022.