Rock in Rio Lisboa 2022: Programação Rock Your Street

A 9ª edição do Rock in Rio Lisboa está cada vez mais próxima, com as novidades a conquistarem cada vez mais fãs. Desta vez, chegou a altura de conhecer uma das maiores atrações do Rock in Rio Lisboa. A nova Rock Street inaugura um mundo real, sem filtros, sem máscara, que reconhece a beleza que existe nas diferenças, de mãos dadas com todas as cores e de todos os sonhos. Com o mote Rock Your Street, a nova rua do rock promete ser mais rica e plural, um mundo feito de todos e para todos.

Com um lineup carregado de grandes nomes da world music, performances de rua que trazem diferentes expressões culturais ao festival e uma nova e vibrante cenografia, a Rock Your Street apresenta-se, agora, como um espaço além-fronteiras, onde “pluralidade” é a
palavra-chave.

Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio:

“Na nova Rock Street trazemos, tanto para a cenografia como para a proposta de entretenimento, a nossa filosofia de que o mundo faz muito mais sentido quando somamos tudo aquilo que somos. No Rock in Rio essa visão está materializada na nossa equipa, composta por várias nacionalidades e mais de 60% de mulheres, nas iniciativas sociais que temos vindo a implementar ao longo dos últimos 21 anos, nas pessoas que formamos e empregamos e, este ano, porque é preciso ir mais longe, estabelecemos como uma das metas da Organização para 2030 ser um festival 100% inclusivo e plural.”

O Rock in Rio assinou recentemente a Carta Portuguesa para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, promovida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), que visa encorajar empresas e empregadores a implementarem e desenvolverem políticas e práticas internas de promoção da diversidade, tendo também estabelecido uma parceria com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão para trabalhar este tema dentro da organização e no evento.

Rock in Rio Lisboa 2022: Programação Rock Your Street

Programação Rock Your Street

As famosas “casinhas” da Rock Your Street chegam com um novo look, bastante colorido e vibrantes, ricas em detalhes, mensagens e simbologias que traduzem a mesma visão de pluralidade, prometendo continuar a fazer as delícias dos instagramers.

Dia 18 junho

Sara Correia abre o primeiro dia do festival, com uma proposta bem portuguesa, que combina a tradição e contemporaneidade do fado. Autêntica e genuína, fadista que nasceu e cresceu nas casas de fado de Lisboa, é a voz que irá ecoar na Cidade do Rock, prometendo emocionar a plateia com o seu poderoso tom e presença em palco.

Bombino é um artista nigeriano com um grupo de fãs já consolidado em Portugal, que atua no Rock in Rio pela primeira vez trazendo os ritmos tradicionais berberes, alinhados com a energia do rock and roll.

Jupiter & Okwess vão subir a palco para terminar o dia com um espetáculo que recupera os ritmos e melodias do Congo, misturando-os com um groove urbano, energético e contagiante.

Animação de rua: Bambaram & Kimbum animam a Rock Your Street com uma performance construída em torno do som da Tina – uma grande cabaça tocada dentro de água. Esta atuação é uma bonita celebração à vida pelos grupos de Badju di Tina (Baile de Tina, género musical da Guiné-Bissau), que dançam e cantam ao som deste tambor.

Dia 19 junho

Magdalena Bay inaugura o segundo dia de festival. O palco abre com uma proposta altamente dançante. A dupla americana traz um espetáculo que combina synth-pop e eletrónica, ao qual se sucede um concerto daquele que é conhecido como o “músico dos músicos”.

Bruno Pernardas é personalidade incontornável no Jazz – e não só – e, neste
dia, sobe pela primeira vez a palco no Rock in Rio para um espetáculo onde certamente
não faltarão temas do seu Private Reasons, considerado um dos melhores álbuns de 2021.

Paulo Flores e Prodígio são dois grandes nomes de diferentes gerações da música. Neste dia, será a vez de os artistas apresentarem, pela primeira vez, ao vivo, o projeto Esperança.

Animação de rua: O grupo de percussão afro-brasileira Baque do Tejo aquece a temperatura ao som dos seus tambores, desfilando e cantando pela rua num verdadeiro cortejo de Maracatú.

Dia 25 junho

Francisco, El Hombre leva as influências do México e do Brasil ao palco da Rock Your Street. A irreverente banda latino-americana canta em várias línguas, ao som de ritmos tropicais.

Arooj Aftab é paquistanesa mas vive atualmente em Brooklyn. Com a sua voz melódica transforma as suas preocupações em serenas melodias ao som de instrumentos como harpa.

Omar Souleyman, o músico sírio que ficou conhecido internacionalmente por misturar música tradicional do seu país e música eletrónica, sobe ao palco no penúltimo dia do festival para um espetáculo altamente dançante e energético, que promete ficar gravado na memória.

Animação de rua: Vislumbres da India – Lajja Sambhavnath, a bailarina e coreógrafa que levará à Rock Your Street um desfile bailado, com vários bailarinos, repleto de cor, trajes e músicas tradicionais.

Dia 26 junho

Diva do Kuduro, de seu nome Titica. A artista angolana é, já, considerada um dos grandes nomes da nova geração da música africana, além de ser um verdadeiro ícone LGBTQIA+, não apenas em África como em muitos continentes, por ter sido a primeira artista angolana a falar publicamente sobre a sua transexualidade.

Johnny Hooker é um dos maiores talentos da nova geração de artistas brasileiros. Conhecido pelas suas performances subversivas e pelas mensagens que coloca em muitas das suas letras, sobre a luta pela igualdade e o desejo por um mundo mais inclusivo.

Idiotape promete um ritmo alucinante que vai deixar vontade de uma próxima edição. O trio sul-coreano leva ao Rock Your Street muita dança, já que a sua base é a eletrónica, destacando-se também pela sua autenticidade e pela inovação que conferem às suas músicas e às atuações ao vivo.

Animação de rua: Kola San Jon representa o património cultural de Cabo Verde, levando à Rock Your Street um cortejo de música, canto e dança, que celebra festividades vividas nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau.

Todos os dias

Antes do primeiro concerto de cada dia, em todos os dias do festival, a Rock Your Street
vai, também, receber o projeto School of Rock, mostrando que nem a idade é uma
fronteira numa rua onde há espaço para todos os talentos.

Luís Viegas, Programador Cultural há mais de 20 anos e Curador da Rock Your
Street:

“Um mundo melhor apenas é possível com a inclusão de todos, logo a programação deste espaço, seja em palco ou através das performances de rua, traz para o festival projetos que, por norma, acrescentam experiências e vivências que normalmente estão presentes em circuitos mais alternativos. Trabalhámos neste lineup com a premissa da diversidade e de mostrar que, na música, não existem limites geográficos, dando espaço a todos os estilos para todos os públicos”.

A 9.ª edição do Rock in Rio está marcada para os dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022, no Parque da Bela Vista. Esta será, sem dúvida, uma edição especial, na qual as portas da Cidade do Rock voltam a abrir ao público após quatro anos, prometendo o tão desejado reencontro com a música, o entretenimento e a vida ao vivo.