Comic Con Portugal 2019
Comic Con Portugal 2019. Imagem: DR

A Comic Con Portugal está de regresso com a 6ª edição do maior festival de Cultura Pop do país, que regressa pelo segundo ano ao Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, depois da mudança para Lisboa no ano passado, com uma área gigantesca de mais de 100 mil metros quadrados dedicados ao mundo do cinema, BD, Literatura, Cosplay, Anime, Manga, Videojogos, Música e Youtube.

Entre os dias 12 e 15 de setembro, a 6ª edição da Comic Con Portugal vai homenagear Stan Lee, um dos mais notáveis criadores de Banda Desenhada, responsável por alguns dos maiores super heróis e vilões do universo Marvel. Com uma nova disposição do espaço, o recinto da Comic Con Portugal estará, este ano, dividido por três grandes áreas (área comercial, experiências e programa/auditórios), com conteúdos de 10 temas diferentes.

Comic Con Portugal

Durante os quatro dias do festival vão passar pelos vários palcos e auditórios muitos convidados nacionais e internacionais de diversas áreas da Cultura Pop, com direito a painéis de perguntas e respostas (Q&A) dos fãs, sessões de autógrafos e sessões de fotografias. Para além disto, os fãs da Cultura Pop vão poder ainda contar com exposições temáticas, antestreias exclusivas, torneios de videojogos, concursos de Cosplay, merchandising e muitas outras surpresas.

Nota: O artigo será atualizado à medida que forem sido confirmados mais convidados e restante programa.

Comic Con Portugal

Line-up Convidados

Comic Con Portugal 2019 Alexander Ludwig está presente nas 6 temporadas do hit Vikings do Canal Historia que está actualmente a passar em Portugal no canal AMC e nos canais TVCine & Séries.

Ludwig cresceu em Vancouver, no Canadá, e depois de iniciar sua carreira aos nove anos com uma série de peças comerciais e televisivas de sucesso, Ludwig conseguiu o papel principal de Will Stanton na aventura de ação da 20th Century Fox, The Seeker: The Dark is Rising in 2007.

Comic Con Portugal 2019 Tricia Helfer conhecida como o rosto daw séries, e pela sua premiada performance de Leo como humanóide, Cylon ‘Number Six’ na série aclamada pela crítica Syfy, “Battlestar Galactica”.

Nascida em Donalda, Alberta, Canadá, Helfer mudou se para Los Angeles em 2002, ganhando rapidamente um lugar de destaque na segunda temporada de “CSI: Crime Scene Investigation”.

Comic Con Portugal 2019 Stashwick nasceu em Chicago. Em criança, adorava fazer as pessoas rirem e aspirava um dia estar na famosa The Second City de Chicago. Estudou Teatro em Illinois State University e começou a apresentar-se em vários teatros locais de improvisação, e o seu sonho tornou-se realidade quando foi contratado em 1992 para fazer uma tour nacional com The Second City.
Comic Con Portugal 2019 O ator britânico Benedict Wong reconhecido pelos seus papéis em “Dr. Strange” da Marvel, Avengers: Infinity War e Endgame, como Wong, na nova série de sucesso da SyFy “Deadly Class”, e “Marco Polo” (Kublai Khan) da Netflix, e “O Marciano” (Bruce Ng) de Ridley Scott.

A sua carreira em teatro, cinema e televisão, dura há mais de duas décadas.

Comic Con Portugal 2019 Joaquim de Almeida nasceu em Lisboa, Portugal. Filho de dois farmacêuticos, Joaquim mostrou sinais precoces de que o seu futuro não estava nos negócios da família.

Ser fluente em seis idiomas ajudou-o a trabalhar em qualquer parte do mundo. Já esteve em mais de 90 filmes e programas de televisão a atuar com atores e diretores como Harrison Ford, Gene Hackman, Basinger, Antonio Banderas, Robert Rodriguez, Steven Soderberg, Benicio del Toro e Kiefer Sutherland, entre outros.

Comic Con Portugal 2019 Óscar Jaenada interpreta “Victor Martinez” no filme Rambo – A Última Batalha. É um ator espanhol que já participou em mais de 40 filmes desde 1999, de onde se destacam O Pirata das Caraíbas: Por Estranhas Marés e O Homem Que Matou Don Quixote.
Comic Con Portugal 2019 Bill Plympton é considerado o Rei da Animação Indie, e é a primeira pessoa a desenhar um longa-metragem animada. Foi nomeado a dois Oscars, venceu a Palme d’Or em 91 e em 2001 ganhou o Grande Prémio de Curtas na Cannes Critics’ Week.

Colaborou com Madonna, Kanye West e Weird Al Yankovic. Em 2006 recebeu o Winsor McCay Lifetime Achievement Award.

Comic Con Portugal 2019 Millie Bobby Brown tem 15 anos e é uma atriz e modelo inglesa. Conhecida como Eleven na série dramática de ficção científica da Netflix, Stranger Things, pela qual recebeu uma nomeação para o Primetime Emmy de Melhor Atriz numa Série Dramática.

É também a pessoa mais jovem de todas a aparecer na lista TIME das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Comic Con Portugal 2019

ÁREA COMERCIAL

Uma grande zona dividida em dois grandes espaços, um dedicado à venda de produtos exclusivos, e o outro dedicado à arte.

Aquele que será o maior Shopping de Cultura Pop do país, vai ter à disposição vários produtos de merchandising exclusivo e artigos de colecionador, desde videojogos, filmes, séries, bandas desenhadas, animes, entre outros, em mais de 50 lojas nacionais e internacionais.

Expositores A área de exposição conta com uma zona direcionada a expositores, onde estarão presentes várias marcas a comercializar produtos ligados a todo o universo da Cultura Pop.
Comic Con Portugal 2019

O Artists’ Alley e a Banca Amadora, são os outros espaços desta Área Comercial, com grande foco na arte. Aqui, os visitantes poderão ver e adquirir um grande conjunto de trabalhos de talentosos artistas, numa fase inicial da sua carreira, que a Comic Con Portugal faz questão de ajudar a promover e impulsionar.

Artists’ Alley O espaço onde vários artistas de Banda Desenhada expõem e vendem os seus trabalhos ao público. Aqui estarão presentes vários talentos, independentes ou convidados.
Comic Con Portugal 2019

Comic Con Portugal 2019

EXPERIÊNCIAS

Esta área promove a interação entre o visitante e a Cultura Pop, através da experimentação de várias atrações únicas. Neste espaço também vai ser possível participar em experiências exclusivas dos dez temas envolventes da Cultura Pop.

Board & Card Games Uma área única e exclusiva da Comic Con Portugal, aqui encontrarás os melhores e mais desafiantes jogos de tabuleiro e Card Games. Até ao momento só está confirmada a presença da Editora Devir.
Comic Con Portugal 2019
Música A música terá novamente uma grande representatividade na Comic Con Portugal 2019. Tal como nas últimas edições, os fãs terão acesso a conteúdos musicais relacionados com a Cultura Pop e poderão estar em contacto com os maiores êxitos das bandas sonoras de filmes e séries icónicas.
Pop Asia Um local onde encontrarão várias experiências ligadas à Cultura Pop Asiática.
Comic-Con Kids Criado inteiramente a pensar nas crianças, este será um espaço com várias atividades para os mais pequenos, nomeadamente a apresentação de episódios inéditos e estreias exclusivas de séries de animação.
Comic Con Portugal 2019

Comic Con Portugal 2019

PROGRAMA / AUDITÓRIOS

O evento vai contar com quatro auditórios, cada um direcionado para áreas distintas: Cinema & TV, Banda Desenhada & Literatura, Film & Video (New Media), Gaming e Cosplay.

Com as últimas tendências da Banda Desenhada e da Literatura, os Torneios mais efusivos de videojogos e os Influencers do momento, para além de painéis sobre o universo da Cultura Pop, esta área reúne ainda zonas específicas para os fãs pedirem autógrafos e fotografias com os seus ídolos.

O Mundo Do Cosplay Um dos temas a manter um grande destaque na 6ª edição da Comic Com Portugal vai ser o Cosplay, com vários concursos e convidados especiais ligados à área, que vão fazer as delicias de todos os fãs.
Concurso Heróis do Cosplay

Os Concursos de Cosplay (Masquerade) caracterizam-se pela representação de personagens inspirados em filmes, videojogos, séries de TV, Banda Desenhada, manga, anime ou simples imaginação dos participantes. A Comic Con Portugal 2019 incluirá também a sexta edição do seu concurso de Cosplay, intitulado “Heróis do Cosplay“, no qual contará com as mais variadas caracterizações elaboradas pelos fãs, bem como criações originais que sejam fruto da imaginação dos participantes.

Comic Con Portugal 2019

Este ano o concurso Heróis do Cosplay vai ter uma grande novidade. O grande vencedor terá a oportunidade de participar numa das maiores competições de Cosplay Europeias, a “Magic Cosplay Masters“, que se realizará no “Magic Monaco”, no Mónaco.

Cosplayers e Convidados
Leonor Grácias – Cosplayer
Comic Con Portugal 2019 Leonor Grácias, 29 anos, é uma das cosplayers portuguesas mais influente. É cosplayer há 14 anos e já trabalhou nos mais diversos eventos portugueses como organizadora e formadora. Fundou a Associação Nacional da Arte do Cosplay. Vem à Comic Con Portugal apresentar o seu primeiro livro sobre o tema: Manual de Cosplay.
Mara D’Eleán – Júri Heróis do Cosplay
Formada em Design; Makeup e Arte-Multimédia, pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Tem experiência como Fotógrafa; Designer; Realizadora e Makeup Artist, actuando nessas áreas enquanto profissional. Mara D’ Eleán vai ser um dos elementos do júri do concurso Heróis do Cosplay 2019.
Leon Alves – Cosplayer
Leon Alves deixou o Zen Spa onde era massagista para criar monstros e assusta pessoas em eventos de Terror. Vai estar na Comic Con Portugal para mostrar o seu talento enquanto cosplayer, interagir com entusiastas da área Cosplay no seu Workshop e vai também integrar o júri do concurso Heróis do Cosplay 2019.
Calypsen Cosplay – Cosplayer
Marta é uma cosplayer de 23 anos a viver em Poznan, na Polónia. Estudante de animação e design gráfico cria fantasias há mais de 5 anos. Esteve no Overwatch All Stars na Polónia onde foi a cosplayer oficial do jogo Bladebound e criou figurinos para a editora de “Mortal Kombat” e “Street Fighter”.
Lily On The Moon – Cosplayer
Ophélie é francesa e é cosplayer desde 2009. O seu universo é repleto de histórias em quadradinhos, filmes, séries de televisão e principalmente de tudo o que seja relacionado com a Disney, tendo até à data realizado mais de 100 Cosplays. É também maquilhadora profissional, por isso não hesites em pedir-lhe conselhos e trocar dicas no seu stand.
Han Jones – Cosplayer
Comic Con Portugal 2019 Han Jones é francês e começou a fazer cosplay há 10 anos com Indiana Jones, e depois de Lumière, Jaime Lannister, Rick Oconnel, Cyclops, Flynn Rider e muitos outros. É conhecido principalmente pelo seu cosplay de Capitão América que encarna desde o lançamento do primeiro filme dos Avengers em 2012. Fará parte dos jurados do concurso “Heróis do Cosplay” onde avaliará todos os concorrentes.
BD & Literatura Nesta área, a Comic Com Portugal vai apresentar vários painéis, com diversos argumentistas, ilustradores, coloristas e escritores, nacionais e internacionais.

Nos diversos espaços do recinto, os visitantes vão encontrar muitas novidades cinematográficas, conteúdos exclusivos e antestreias dos filmes e séries mais esperados nas salas de cinema. Esta é uma das áreas mais requisitadas e frequentadas pelo público, e por isso terá este ano um destaque ainda mais especial.

New Media Esta área juntará os trailers, as curtas e as séries (web) às novas noções de produção, realização e distribuição, como o YouTube e outros canais streaming.
Comic Con Portugal 2019Comic Con Portugal 2019Comic Con Portugal 2019

Comic Con Portugal 2019 Tiago Saramago, mais conhecido por Tiagovski, é um youtuber português e a mais recente confirmação no espaço de New Media da Comic Con Portugal 2019, no dia 14 de setembro.

Tiagovski irá participar também num Meet & Greet powered by AXE Portugal de uma hora, onde os seus fãs poderão conhecer e falar com o youtuber português.

Gaming O mundo dos videojogos num só local. O espaço Gaming vai contar com duas áreas distintas, o Palco “Split Screen” e a arena da ASUS.
Arena ASUS

Comic Con Portugal 2019

A ASUS volta a marcar a presença na Comic Con Portugal 2019. No seu espaço exclusivo os visitantes vão poder encontrar três áreas distintas:

Espaço 30th years of Fighter: A ASUS celebra este ano 30 anos de existência e, com o apoio da Capcom, traz um edição especial de 30º aniversário do Street Fighter ao ecrã gigante da Comic Con Portugal. Vão ser disputados combates 1 contra 1 de todas as edições do Street Fighter, com prémios para os vencedores e direito a desforra para os perdedores.

Um novo desafio: A ASUS vai trazer à Comic Con um jogo nacional que apenas vai ser lançado no ano 2020. Através dos melhores portáteis ASUS, vai ser possível conhecer um jogo que só vai ser lançado no próximo ano que vem, participar num desafio envolvendo esse jogo surpresa e ganhar vários prémios.

ASUS Pop up store: Pela primeira vez num evento deste género a ASUS vai ter um ponto de venda onde será possível encontrar alguns dos seus produtos que normalmente não existem nas lojas, com promoções únicas exclusivamente criadas para a Comic Com Portugal 2019.

Palco “Split Screen”

Comic Con Portugal 2019

O novo palco “Split Screen”, integrado na área Gaming da Comic Con 2019, tem por objetivo trazer para o evento os videojogos que normalmente jogamos em casa com a família e/ou amigos. Um espaço descontraído onde todos somos jogadores e juízes. Neste palco os jogos são os premiados.

A XBox também vai estar presente na Comic Con Portugal 2019 com várias estações de jogo, onde os visitantes vão poder experimentar alguns dos títulos mais populares, como Rocket League, Forza Horizon 4, Mortal Kombat 11, Gears 5, NBA 2K20 e PES 2020.

A PlayStation já confirmou a sua presença na Comic Con Portugal 2019 com alguns dos seus grandes exclusivos, entre os quais o recentemente lançado Days Gone, o aclamado God of War e Marvel’s Spider-Man, agora com uma edição GOTY. Para os fãs de corridas, estará disponível Gran Turismo Sport e Crash Team Racing Nitro-Fueled.

Lê também: PlayStation marca presença na Comic Con Portugal 2019

Comic Con Portugal 2019

Comic Con Portugal

Calendário de Atividades
Todas as atividades, horários e local que vais poder experimentar ou assistir durante a Comic Con Portugal 2019. Clica no botão ao lado. Programa
Comic Con Portugal
Comic Con Portugal

Parceria com a NOS

Com o mote, NOS apresenta Comic Con Portugal 2019, a Comic Con Portugal e a NOS, o grupo de Comunicações e Entretenimento nacional, renovaram a parceria estabelecida na edição passada, mantendo-se como main sponsor do evento em 2019. Para Paulo Rocha Cardoso, Diretor-Geral da Comic Con Portugal “fazia-nos todo o sentido renovar esta parceria e contar em mais uma edição, com a NOS como main sponsor do evento. A sua vasta experiência e know how no território de entretenimento, aliado aos seus diversos conteúdos de qualidade e inovação, são uma mais valia para o evento e na experiência única que queremos proporcionar aos visitantes”.

Susanna Barbato, responsável pela NOS Audiovisuais, também comentou a estratégica parceria. “A NOS continua a reforçar a sua aposta no entretenimento e volta a apresentar a Comic Con Portugal 2019, um evento único que se distingue pelas personagens, conteúdos e ativações preferidas dos portugueses. Trata-se de um universo que também é da NOS, pelo que esta parceria se revela natural na nossa estratégia.”

Comic Con Portugal 2019