Apresentação da Sony na CES 2020
Apresentação da Sony na CES 2020. Imagem: Sony

Já entramos em 2020, e tanto a Microsoft como a Sony parecem decididas em lançar ainda este ano as consolas Xbox e PlayStation da próxima geração. Embora sejam esperadas apenas para o próximo natal, e até ao momento os detalhes ainda sejam muito escassos, a expetativa que rodeia as novas consolas é já muito grande.

A apresentação da Sony na CES, uma das maiores feiras anuais de tecnologia, podia ter servido como palco para a revelação do novo visual da consola, um passo que a “concorrente” Xbox já assumiu.

Apresentação da Sony na CES 2020
Apresentação da Sony na CES 2020. Imagem: Sony

De facto, o principal responsável pelo grupo PlayStation, Jim Ryan, subiu ao palco da apresentação de segunda-feira, em Las Vegas, mas talvez para surpresa de alguns, apenas revelou o novo logótipo da próxima PlayStation 5, abreviado como PS5.

Além do logótipo original da primeira PlayStation, sem grande surpresa, o visual do novo logótipo da próxima consola mantém um design semelhante ao dos últimos 20 anos, estabelecido com o lançamento da PlayStation 2.

Logótipos PlayStation
Logótipos PlayStation. Imagem: DR / Edição: Actigamer

A semelhança gerou algumas piadas na Internet, mas tendo em conta o historial da marca, era esperado que a empresa jogasse pelo seguro.

Juntamente com a revelação do logótipo, Jim Ryan referiu ainda alguns dos principais recursos da PlayStation 5, todos eles já anunciados anteriormente. Segundo o próprio, a consola inclui “tecnologia à prova de futuro”, como um SSD de alta velocidade, áudio 3D, Blu-ray Ultra HD e um novo comando que inclui botões sensíveis ao toque e adaptativos.

Apresentação da Sony na CES 2020
Apresentação da Sony na CES 2020. Imagem: Sony

A Sony ainda não mostrou o visual da nova PlayStation 5, ou o novo comando, mas as imagens do kit de desenvolvimento (devkit) da consola, um dispositivo usado para desenvolver e testar os novos jogos pelos estúdios, já começaram a aparecer.

Embora apresente um aspeto curioso, tendo em conta o historial das consolas da Sony, é altamente improvável que a consola final se assemelhe ao devkit. Com o aproximar das datas de lançamento previstas para as consolas de nova geração, são esperadas novidades a qualquer momento.

Apresentação da Sony na CES 2020: