Xbox Series X
Xbox Series X. Imagem: Microsoft

A Xbox da próxima geração já tem nome oficial! A nova consola da Microsoft vai chamar-se Xbox Series X, numa revelação feita em direto, em pleno palco dos The Game Awards. O design da consola é muito mais próximo ao de um PC, e um pouco diferente do que vimos até agora nas consolas Xbox da gerações anteriores. O trailer da Microsoft oferece uma breve visão do novo aspeto:

quatro vezes o poder de processamento da Xbox One X da maneira mais rápida, silenciosa e eficiente possível, Phil Spencer, Xbox.

Para mostrar o potencial da nova consola, a Microsoft usou um pequeno trailer de Hellbade 2, a sequela do sucesso da Ninja Theory, que está a ser desenvolvida para a próxima geração de consolas.

Já conhecemos o aspeto da nova consola, e também que esta foi projetada para ser utilizada na posição vertical ou horizontal, mas ainda não foram revelados os detalhes técnicos.

O que já sabemos da nova Xbox Series X

A Xbox Series X incluirá um CPU projetado com base na arquitetura Zen 2 e Radeon RDNA da AMD. Para armazenamento interno, a Microsoft mudou de um tradicional disco duro, para um SSD, que promete fazer diminuir os tempo de carregamento.

A Xbox Series X também vai suportar jogos até 8K, até 120 fps, com tecnologia Ray Tracing e suporte a taxas de atualização variáveis. A Microsoft ainda não revelou o desempenho completo da GPU.

Xbox Series X
Xbox Series X. Imagem: Microsoft

Juntamente com a consola, a Microsoft também revelou hoje o Xbox Wireless Controller, um novo comando que apresenta um design optimizado para todo o tipo de jogadores. Uma das novidades passa também pela presença do novo botão de partilha, que terá uma função semelhante ao atual botão ‘share’ já presente no DualShock 4 da PlayStation. Este botão vai permitir tirar prints e gravações de ecrã com maior facilidade.

Por fim, a empresa garantiu que o novo comando é completamente retro-compatível, ou seja, vai funcionar com todas as consolas Xbox One, com PCs (Windows 10), e já virá incluindo com a nova Xbox Series X.

Xbox Series X
Xbox Series X. Imagem: Microsoft

O anúncio de hoje chega depois da confirmação da Sony, que revelou o nome PlayStation 5 para a sua próxima consola. Até ao momento, a Sony ainda não deu a conhecer o design da sua nova consola, mas isso não impediu a Microsoft de surpreender toda a plateia e fãs com esta revelação surpreendente.

A Microsoft não abordou os rumores de existirem planos para o lançamento de duas consolas de última geração, mas o nome Xbox “Series” X pode sugerir que não haverá apenas uma gama única. Teremos de esperar um pouco mais para descobrir mais detalhes de hardware, e que construtora poderá sair vencedora neste duelo. A nova Xbox Series X é prevista para o fim do ano de 2020.