PlayStation 5
PlayStation 5. Imagem: DR / Edição: Actigamer

A PlayStation 5 já tem data de lançamento. Se ainda não sabemos o dia ou o mês do seu lançamento oficial, a Sony já garantiu hoje que podemos esperar a nova edição da sua consola por volta da época natalícia de 2020.

O anúncio foi feito no blog oficial da PlayStation e, juntamente com esta revelação, ficámos também a saber que a nova consola PlayStation 5 (PS5) terá também um comando totalmente novo, conforme a magazine WIRED. Isto significa o fim do icónico comando DualShock 4.

Playstation
Comando Playstation 4 DualShock 4. Foto: Actigamer

O novo controlador destaca-se por duas inovações principais.

  • A adaptação da tecnologia de feedback haptic ou háptico, para substituir a tecnologia “rumble” encontrada nos controladores desde a quinta geração de consolas (PS1). Esta tecnologia tátil, também conhecida como comunicação cinestésica, ou toque 3D, refere-se a qualquer tecnologia que possa criar uma experiência de toque onde o comando aplica forças, vibrações ou movimentos ao utilizador. Esta tecnologia vai permitir uma maior gama de sensações, fazendo a experiência de colidir contra uma parede enquanto conduzimos, ou sofrer uma falta durante um jogo de futebol, duas experiências totalmente diferentes. Podemos ter até uma noção da variedade de texturas, quando, por exemplo, percorremos um campo relvado ou vasculhamos na lama.

Comando PlayStation

  • Botões dinâmicos que reagem aos momentos do jogo: A segunda inovação é algo que a Sony apelida de gatilhos adaptativos ou ‘adaptive triggers’, que foram incorporados aos botões de gatilho (L2 / R2). Os criadores de jogos vão poder programar a resistência dos gatilhos para sentirmos a sensação tátil de puxar um arco, ou acelerar um veículo off-road em terrenos rochosos. Em combinação com a tecnologia háptica (sensação de vibração), serão capazes de produzir uma experiência poderosa que simula melhor as várias ações no jogo. Os criadores de jogos já começaram a receber versões de teste. Ou seja, podemos esperar um comando com botões dinâmicos, que reagem aos momento do jogo, criando resistência ao serem pressionados em momentos de contacto, ou tornando-se mais ligeiros em momentos mais relaxados.

Embora exista muito mais para partilhar sobre a nova PlayStation 5, a Sony não quis entrar em mais detalhes para já, frisando que a vida da PS4 ainda terá mais momentos de gloria, entre eles o lançamento de jogos como, Death Stranding, The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima.