Sistema de Análises

O Sistema que usamos na Actigamer para as nossas Análises é Justo, Imparcial e Coerente.

As nossas análises são justas porque tentamos sempre que um jogo seja examinado por alguém que se sinta à vontade no género. Somente aqueles que gostam de simuladores, testam simuladores. Alguém experiente em jogos de futebol, pode discutir sobre um novo jogo de futebol. Testamos em todas as plataformas, e damos preferência que um jogo para uma plataforma especifica, seja examinado por um fã incondicional dessa plataforma.

Somos imparciais porque não temos qualquer ligação ou dependência de marcas ou produtoras. Não temos familiares, nem membros da equipa em qualquer cargo dentro das empresas com quem trabalhamos. Promovemos um espírito saudável, profissional e não competitivo, onde há espaço para todos promoverem os seus produtos, com total imparcialidade e espírito crítico. Todos os jogos têm pontos positivos e negativos, e não nos deixamos influenciar pelo hype ou euforia criada por lançamentos mais mediáticos. Mesmo quando as expetativas dos fãs é enorme. Se um jogo o justificar, iremos apontar as suas qualidades. Caso contrário, também iremos identificar claramente as suas fraquezas. A cultura da critica independente é mais importante para nós, do que a harmonia com fabricantes ou fãs – só assim podemos garantir a diversidade e, portanto, mais opções por parte do leitor.

A coerência das nossas análises definem o padrão de qualidade, onde cada critério é avaliado tendo em conta o género onde se insere, o nível de entretenimento, o aspeto competitivo e educativo de cada jogo, bem como as características técnicas, tendo em conta a disponibilidade tecnológica atual e o tipo de jogo. Cada examinador julga do seu ponto de vista pessoal, somos todos diferentes, e todos temos preferências diferentes, e isso leva a que o resultado estabelecido possa ser subjetivo. No entanto, existem constantes que se aplicam a todos os examinadores: o preço ou proteção contra cópia não importam para a avaliação, mas uma câmera nervosa ou uma IA deficiente causam sempre uma má experiência, seja qual for o jogo.

Não nos interessa sermos rápidos a publicar uma análise. Na Actigamer, instalamos e jogamos todos os jogos durante muitas horas. Para nós, importa muito mais ser justo, imparcial e coerente, apresentando aos leitores uma análise completa e fundamentada.

Como é definido o resultado final de uma análise?

No final de cada análise, o examinador resume a sua opinião em pontos positivos e negativos, e um breve resumo da sua experiência de jogo. Na Actigamer, utilizamos um sistema numérico de 0 a 100. A classificação final é atribuída de acordo com a opinião pessoal do examinador, e tendo em conta o histórico de avaliações de jogos dentro do mesmo género e período de tempo, sem qualquer influência por fatores externos. Isto significa que não importa o estúdio ou o entusiasmo num lançamento, as nossas análises são completamente independentes.

Quem faz as análises na Actigamer?

A equipa da Actigamer é constituída por editores permanentes e colaboradores pontuais, que participam na Actigamer, em exclusivo, e sempre que necessário. Estes são jogadores apaixonados. Jogadores com experiência. Não nos envolvemos com pessoas à procura de jogos grátis. A maioria da equipa colabora na Actigamer desde o inicio, proporcionando o desenvolvimento de uma filosofia de análises muito própria.

Examinam um jogo sozinhos ou em equipa?

Depende do jogo. Um examinador será suficiente para títulos simples, bem como um editor experiente poderá trabalhar sozinho em títulos mais complexos. Por vezes, é possível que uma análise envolva a participação de mais examinadores, e da opinião de jogadores experientes numa área ou género de jogo em particular. Se um jogo pode determinar várias opiniões, o editor responsável é quem estabelece uma avaliação final. É frequente conversamos sobre todas as avaliações, discutimos os pontos fortes e fracos e expomos a nossa experiência com o jogo. Se o raciocínio de uma análise for compreensível, ela é finalmente publicada.

Que versões são testadas?

Analisamos apenas jogos oficialmente aprovados pelo fabricante na sua versão final – também chamados de Gold Masters, que geralmente correspondem à versão que chega ao mercado. Não analisamos versões alfa, beta ou outras versões inacabadas, apenas para sermos mais rápidos. Também não fazemos análises sobre títulos que estão na Steam em “Acesso Antecipado” ou na Xbox em “Pré-visualização”.

Como são classificadas as Coleções, adaptações, edições resmaterizadas e remakes?

Os jogos que se apresentam em forma de edição bundle, ou coleção, são analisados de forma mais subjetiva, sem atribuição de classificação final. As adaptações são geralmente jogos já lançados que recebem uma versão para uma determinada plataforma. Aqui, também não é atribuída uma classificação, mas não deixamos de dar a nossa opinião sobre o resultado da adaptação. As remasterizações e remakes são analisados como qualquer jogo novo e recebem uma classificação de 0 a 100.

Também analisam DLCs e extensões?

Não avaliamos atualizações de conteúdo, DLCs individuais ou extensões que não são executadas de forma independente. A exceção refere-se aos jogos que são lançados com expansão para uma nova plataforma, ou os jogos que recebem uma atualização onde a experiência de jogo foi claramente aprimorada e suplementada.

Quais são as plataformas de análise?

Aqui, analisamos os jogos em computadores com processador Intel e placa gráfica NVidia, que são constantemente atualizados em termos de hardware e software. Nas consolas, utilizamos a PlayStation 4, a Xbox One e a Nintendo Switch. Não fornecemos referências, nem possuímos um laboratório que possa ser utilizado para fins de análise técnica.

Porque é que utilizam classificações de 0 a 100?

Colocamos o texto de cada análise em primeiro lugar, os pontos positivos e negativos, e só então atribuímos um número exato que resume toda a experiência. Sabemos que classificar um jogo com um número pode parecer redutor – afinal, como podemos expressar uma experiência de jogo com apenas um número? O texto e o veredito são a verdadeira avaliação do jogo e traduzem a nossa motivação. Por outro lado, não podemos renunciar ao uso da classificação. Neste setor é recorrente esta política de avaliação e por isso precisamos permanecer comparáveis e competitivos.

Que tipo de classificações existem na Actigamer?

Existem 10 níveis distintos de classificação, e duas menções honrosas que são acumuláveis quanto maior for a classificação. Os louros que ladeiam a classificação são atribuídos a jogos acima dos 80, enquanto uma coroa simboliza a excelência e é atribuída a todos os jogos com classificação acima dos 90.

acima de 95 – Genial. Merece ser coroado e recordado. Este é um jogo platina, com um selo especial que define a excelência e a perfeição na indústria.

90 a 94 – Incrível. Destaca-se pelas suas qualidades ímpares muito acima da média. Recebe um selo dourado com a merecida coroa.

80 a 89 –  Muito Bom. Destaca-se por ser um jogo interessante, capaz de captar a atenção de quase todo o tipo de jogadores. Como tal merece ser rodeado pelos celebres louros de campeão.

70 a 79 – Bom. Ficou aquém das expetativas. Falta-lhe algo e por isso não recebe qualquer distinção honrosa a não ser uma classificação muito positiva.

60 a 69 – Razoável. O que significa que tem algo de positivo, mas que não se destaca na prateleira. Pode ser um jogo excecional para uns ou terrível para outros.

50 a 59 – Mediocre. Significa que o jogo está longe de agradar ao jogador comum. Este é um jogo com um nível de produção abaixo do desejado e capacidade de entretenimento muito reduzido.

40 a 49 – Pobre. Não traz nada de novo, não mostra qualquer inovação, nem parece ser relevante, nem mesmo para o estúdio que o desenvolveu.

30 a 39 – Mau. É muito limitado, não só na sua jogabilidade, como no aspeto gráfico e funcionalidades que apresenta.

20 a 29 – Péssimo. É aquele que possivelmente vai interessar apenas aos fãs incondicionais de jogos deste calibre. Sim, também os há. Colecionadores de preciosidades que se divertem a arrecadar o entulho depois de um colapso de um estúdio qualquer.

0 a 19 – Terrível. Reprimido no inconsciente, vive na ilusão de ser Deus no meio de um campo de trigo, como um retrato de eloquência pintado a joio, e que se resume à cizânia de um universo astral.

Qual a pontuação para um jogo mau?

Não há jogos maus. Aquele que pode ser menos interessante para um jogador, pode ser muito divertido para outro. As nossas classificações não atribuem um valor ao jogo, nem nenhuma recomendação de compra ou de desprezo. São apenas conclusões da nossa experiência e resumem-se a uma avaliação subjetiva e geral de cada jogo. Uma classificação de 90 não significa que o jogo seja obrigatório para todos os jogadores, nem uma classificação de 10 indica que o jogo deva ser ignorado.

Qual o papel do preço na avaliação?

Nenhum. Um jogo por 70 cêntimos pode ser tão divertido como um por 70 euros.

O tempo de jogo é importante?

Não. Um jogo de quatro horas pode ser extraordinário, assim como um épico de 326 horas pode terminar mal.

Analisam novamente após os patches?

Não. Analisamos apenas a versão master gold final ou a versão de retail que pode ser comprada nas lojas. Se houver um patch do dia de lançamento, levaremos isso em consideração – se possível. Se um estúdio corrigir erros ou adicionar novas funcionalidades, mais tarde com patches, não faremos análises de acompanhamento. Avaliamos apenas o estado atual e não consideramos a política de patches dos fabricantes.

Porque motivo algumas análises demoram tanto tempo?

Depende de vários fatores. Infelizmente, devido à política de embargo de algumas editoras, somos forçados a respeitar o período de sigilo antes de podermos publicar uma análise. Outras vezes, só recebemos o jogo no dia de lançamento, ou mesmo em data posterior. Algumas editoras selecionam as cópias para análise com distribuição preferencial, tendo em conta factores que nos são alheios. Nestes casos é imprevisível sabermos se iremos receber determinado jogo. Geralmente apenas analisamos os jogos que nos são disponibilizados, à exceção dos jogos que compramos ou que são de acesso gratuito.

As classificações podem ser alteradas mais tarde?

Não. A classificação atribuída no momento da publicação da análise é final. Não atualizamos as classificações, o que significa que um jogo antigo que recebeu 100, continuará a ser um jogo genial para a sua época.

Utilizam spoilers nas análises?

Não queremos estragar a experiência de jogo para os leitores. Além disso, o spoiler é relativo: quando começa? quando termina? Por vezes, descrevemos algumas funcionalidades do jogo, relacionamos personagens com o enredo ou relatamos situações individuais, mas sempre numa perspetiva analítica e limitada sem exceder o que nos parece conveniente para a boa compreensão do texto. O que não fazemos, é claro, é revelar a história ou partes importantes que possam antever momentos-chave do jogo.