Valorant
Valorant. Imagem: Riot Games

A Riot Games, o estúdio responsável por League of Legends, anunciou hoje o lançamento de Valorant, um novo FPS que mistura vários elementos para criar uma experiência que parece pensada para os Esports. Já rotulado durante meses como Project A, este é um jogo de equipa ambientado num futuro próximo, onde um evento cataclísmico reformulou toda a geopolítica do planeta.

VALORANT

Com elementos que fazem lembrar (muito) o CS:GO e o Overwatch, em Valorant os jogadores vão poder escolher entre um de oito agentes secretos com habilidades diferentes, antes de se poderem envolver em partidas táticas baseadas em objetivos. O jogo será gratuito para download, com a possibilidade de comprar itens cosméticos, como skins para armas.

No modo principal do jogo, o lado atacante vai ser desafiado a plantar uma bomba num dos vários locais pré-determinados, e depois protegê-la. A equipa defensora deve trabalhar para impedir a ação ou desarmar o explosivo. Um sistema em tudo semelhante ao utilizado em CS:GO.

Riot Games aposta nos Esports

Conhecida principalmente pelo seu MOBA de grande sucesso, Valorant é o primeiro grande lançamento da Riot Games desde que League of Legends estreou em 2009. Com os seus visuais estilizados e personagens variados, Valorant parece ter como alvo principal o título Overwatch da Activision. No entanto, tendo em conta que os jogadores começam cada ronda por comprar habilidades para os personagens (usando uma moeda limitada no jogo), tendo como objetivo colocar uma bomba no mapa ou prevenir que a outra equipa a coloque, o jogo parece também muito semelhante ao líder de género, o Counter-Strike: Global Offensive.

Ao contrário de Rainbow Six Siege, o novo Valorant vai ser F2P. No entanto, e de acordo com o site Polygon, o jogo não deverá incluir lootboxes, escapando assim a algumas das polémicas recentes, associadas ao processo de comprar uma espécie de lotaria virtual, onde desconhecemos que item iremos receber.

A Riot Games também confirmou uma fase de beta aberta, antes do lançamento do jogo no verão, embora as datas concretas ainda não tenham sido anunciadas.