Project A
Project A. Imagem: DR

A Riot Games comemorou recentemente o 10º aniversário do seu maior sucesso até à data, o League of Legends, um dos mais famosos MOBA, e ainda hoje um dos jogos mais jogados na Internet. Durante as comemorações, a empresa aproveitou para divulgar mais informações sobre alguns dos novos projetos que se encontra a desenvolver.

O “Project A” (nome provisório), é um novo FPS em desenvolvimento que, para além de apresentar um grafismo ao estilo cartoon, pode vir a ser a próxima grande aposta da produtora para o mundo dos eSports.

Até ao momento ainda não foram divulgados detalhes sobre o novo projeto, mas percebemos já que contará com vários personagens diferentes, cada um com as suas próprias habilidades, inseridos num mapa de espaço reduzido, onde impera a jogabilidade altamente competitiva e a rápida resposta. À primeira vista, parece um híbrido entre o estilo de habilidades de Overwatch, e a jogabilidade tática de Counter-Strike.

Nos pequenos momentos de gameplay, percebemos melhor como poderá vir a ser a jogabilidade rápida e precisa que a Riot quer aplicar neste jogo, focado em mortes rápidas e mesmo quase instantâneas, movimentos precisos, e habilidades táticas.

Ao longo do trailer, podemos ver os adversários a cair com apenas um ou dois tiros, algo que geralmente não é muito comum em jogos FPS que se foquem principalmente nas habilidades dos personagens. Estas, parecem focadas no detalhe tático, seja para cobrir os ângulos de visão dos adversários, movimentar pelo mapa, ou mesmo ressuscitar companheiros, e mesmo o trabalho em equipa parece ter sido tido em conta. Por fim, a nível de deslocação e mira, foi mostrado um enorme trabalho para atingir o detalhe e precisão exigidos em jogos pensados para os eSports.

Outra das novidades é a aposta da Riot Games em acabar com os “Hackers” ou “Cheaters”, muitas vezes presentes neste género de jogos. Ao longo do vídeo de apresentação, pudemos até ver um ecrã que avisa o jogador sobre a interrupção de uma partida devido à deteção de ilegalidades. Sobre este assunto, a empresa garante que irá aplicar todos os meios para combater os jogadores menos honestos, aplicando no seu novo projeto tecnologia de ponta Anti-Cheat.

Com um claro foco no mundo dos eSports, o “Project A” parece ser a aposta da Riot Games em apresentar o seu próprio CS:GO, mantendo ainda assim a concorrência de jogos como Overwatch e Apex Legends. Ainda é cedo para para sabermos o que de facto será este “Project A”, pelo que ficamos à espera de novidades e da revelação do nome oficial.