Universidade Júnior da U.Porto
Universidade Júnior. Foto: U.Porto

Imagina que podias passar as tuas férias de verão a aprender coisas novas, divertidas e desafiantes numa universidade de topo. Parece-te bem? Então, junta-te aos quase 5.200 miúdos e miúdas, entre os 11 e os 17 anos, que vieram de todos os cantos do país e até do estrangeiro, para participar na “Universidade Júnior” da U.Porto. Este é o maior programa nacional que te dá a oportunidade de conhecer o ambiente universitário por dentro e por fora. Durante todo o mês de julho, vais poder visitar mais de 25 locais diferentes da Universidade do Porto.

Lê como foi a edição de 2022: Universidade Júnior junta 2700 crianças e jovens nas faculdades e laboratórios da U.Porto

Amanhã, dia 13 de julho, às 15 horas, o Reitor da Universidade do Porto vai dar um passeio por algumas das 125 atividades diferentes que a “Universidade Júnior” preparou para ti. A visita começa na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (Rua do Campo Alegre, 823), e depois segue por outros locais do polo do Campo Alegre, onde vais poder ver e falar com os jovens que estão a fazer coisas incríveis.

Na “Universidade Júnior”, podes experimentar diferentes áreas do saber – da ciência, às artes, línguas, desporto, entre outros – que podem ser o teu futuro curso universitário. Com a ajuda de mais de 400 monitores da U.Porto, os 5.200 “Júniores” podem aprender a anatomia do corpo humano, a programar um videojogo, a falar japonês ou latim, a construir casas ao estilo Minecraft, a fazer escultura ou pintura, a explorar as lendas da cidade do Porto ou até a fazer um verdadeiro projeto de investigação laboratorial.

A “Universidade Júnior” é tão divertida que atrai participantes de todo o país, desde Caminha a Albufeira, incluindo Funchal e Ponta Delgada. E ainda há quem venha da Alemanha, Brasil Canadá, Estados Unidos da América, França, Itália ou Senegal, para passar as férias de verão em Portugal e conhecer a “Universidade Júnior”. Este ano, 885 participantes vão ficar alojados sob o programa da “Universidade Júnior”, que é para quem mora longe demais para ir e vir todos os dias para o Porto.

A “Universidade Júnior” começou em 2005 e já recebeu cerca de 70 mil jovens, sendo o maior programa de iniciação ao ambiente universitário de Portugal.