Universidade Júnior da U.Porto
Universidade Júnior. Foto: U.Porto

Já começou a 16.ª edição da Universidade Júnior, o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário em Portugal. Entre 18 e 29 de julho, 2698 crianças e jovens, dos 11 aos 17 anos, vão ter oportunidade de experimentar mais de 100 atividades, que combinam o conhecimento e a diversão. No programa estão envolvidas mais de 25 faculdades e unidades de investigação da U.Porto.

Acompanhados por cerca de 300 monitores, os Juniores têm, ao longo dos vários programas, oportunidade de experimentar, de uma forma informal e descontraída, diferentes áreas do saber, desde a ciência, às artes, línguas, desporto, entre outros.

A partir de protocolos estabelecidos com perto de 30 municípios, a Universidade Júnior atrai participantes de todo o país, desde Caminha a Albufeira, incluindo Funchal e Ponta Delgada. Vindos do estrangeiro, juntam-se aos juniores portugueses, participantes da Alemanha, Angola, Brasil, Luxemburgo, França, ou Suécia, que escolhem aproveitar as férias de verão na U.Porto.

A Universidade Júnior retoma o programa de alojamento – no Quartel do Regimento de Transmissões do Exército Português – destinado àqueles que habitam a uma distância demasiado grande para fazerem diariamente a viagem de e para o Porto.

Serão duas semanas repletas de atividades onde os participantes terão oportunidade de aprender – nos mais de 100 programas disponíveis – a anatomia do corpo humano, a programar um videojogo, a falar a japonês ou latim, a construir casas ao estilo minecraft, a fazer escultura ou a pintar, a explorar as lendas da cidade do Porto ou até a experimentar um verdadeiro projeto de investigação laboratorial.

Desde o seu arranque em 2005, a “Universidade Júnior” já contou com a participação de mais de 65 mil jovens, assumindo-se como o maior programa de iniciação ao ambiente universitário de Portugal.