Comic Con Portugal
Comic Con Portugal. Imagem: DR

A Comic Con Portugal 2018, afirma-se como o maior festival de Cultura Pop do país e está de regresso nesta que será já a 5ª edição em território nacional. Este ano, a Comic Con Portugal muda-se de malas e bagagens para Lisboa, mais propriamente para o Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, ocupando uma área gigantesca de evento que promete animar os dias 6, 7, 8 e 9 de setembro.

Durante os quatro dias, vão passar pelo festival vários convidados nacionais e internacionais das áreas do Cinema, Televisão, Banda Desenhada, Literatura, Cosplay, Anime, Manga, Videojogos, Música e Youtube, com direito a painéis de perguntas (Q&A) com os fãs, sessões de autógrafos e fotografias. Para além disso, os fãs da Cultura Pop vão poder ainda contar com exposições temáticas, antestreias exclusivas, torneios de videojogos, concursos de Cosplay, merchandising e muitas outras surpresas.

Comic Con Portugal - Mapa
Mapa do evento. Imagem: Comic Con Portugal

A edição de 2018 vai apresentar um espaço renovado dividido em 10 secções distintas com cerca de 100 mil metros quadrados. Paulo Rocha Cardoso, Diretor Geral da Comic Con Portugal, indica que “as áreas que já fazem parte da Comic Con Portugal permanecem na sua essência. Continuaremos a ter áreas dedicadas ao Cinema, Séries, Banda Desenhada, Literatura, Gaming, Música, Cosplay, Anime, Manga e New Media (YouTube). A forma como as áreas são apresentadas aos fãs é que será uma das grandes novidades desta edição. Um novo Universo está a ser criado para garantir a melhor experiência possível, com espaços e momentos únicos, dinâmicos e memoráveis para todos os nossos visitantes.”

Apresentamos-te um resumo do que podes esperar em cada uma das áreas temáticas da Comic Con 2018

Cinema e TV

É uma das áreas mais requisitadas e frequentadas do evento, onde se realizam os vários painéis com convidados, Q&A’s, sessões de autógrafos e fotografias. Este espaço, onde também vão ser apresentados conteúdos exclusivos e antestreias de filmes e séries, vai ser composto por dois grandes auditórios, com 5 mil lugares sentados.

Durante os quatro dias do evento, são esperados mais de 150 convidados, em cerca de 56 painéis, com as presenças já confirmadas de Dan Fogler (Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los, The Goldbergs), Nicholas Hoult (Mad Max, X-Men: Dark Phoenix) e Dolph Lundgren (Rocky IV, Os Mercenarios, Aquaman), entre muitos outros.

Comic Con Portugal - Convidados
Nicholas Hoult, Dolph Lundgren e Don Fogler. Imagem: Comic Con Portugal

Banda Desenhada e Literatura

Nesta área vais poder visitar a Comic Village, um espaço com painéis de autores conceituados a nível nacional e internacional, onde vai ser possível assistir a lançamentos exclusivos, palestras, sessões de autógrafos e concursos para jovens artistas. O Artists’ Alley também pode ser encontrado nesta área, tendo este ano o patrocínio da Faber-Castell. Será ainda realizada a entrega dos prémios “Galardões da BD”, que visam premiar a melhor Banda Desenhada feita e editada em Portugal.

Como convidados estão já confirmados grandes nomes do universo da Banda Desenhada e da Literatura, entre eles: Tony Sandoval (El cadaver y el sofa), Yves Sente (Blake e Mortimer), Mark Waid (Capitão America, Daredevil), Batem (Marsupilami) e Mauricio de Sousa, criador da Banda Desenhada “Turma da Mônica”.

Gaming

A Comic Com Portugal 2018 vai ter uma área completamente dedicada ao Gaming, com 20 mil metros quadrados que incluem uma das maiores arenas de Esports a nível nacional e um auditório. Nestes locais vão decorrer várias competições de Esports, apresentações e lançamentos de videojogos, além de outras novidades da indústria. A PlayStation será uma das empresas representadas no evento, com um espaço dedicado ao Marvel’s Spider-Man. Sabe mais aqui sobre este grande exclusivo para a PlayStation 4.

Ler também: PlayStation Portugal na Comic Con com Marvel’s Spider-Man

Pop Asia

O espaço Pop Asia será o cenário ideal para todos os fãs da animação e comics japoneses, com vários conteúdos dedicados ao Anime e Manga, além de alguns espaços musicais de K-Pop e J-Pop.

O Mundo do Cosplay

Este será o espaço onde os cosplayers vão poder partilhar a sua arte, através de diferentes workshops e painéis, com a presença de vários convidados. Serão realizados desfiles e o já conhecido e tradicional concurso “Heróis do Cosplay” que vai contar com caracterizações de personagens conhecidas da Cultura Pop, assim como criações originais fruto da imaginação dos participantes.

New Media

Esta área vai contar com um auditório de 1200 lugares, no que será o maior palco de New Media em Portugal. Por aqui também vão passar os maiores YouTubers nacionais e também alguns convidados internacionais. O espaço Spotlight será reservado a exposições de obras e trabalhos relacionados com a Comic Con Portugal. Aqui os fãs terão a oportunidade de dar a conhecer as suas criações. Filipe Melo, realizador português responsável pela curta-metragem “Sleepwalk”, é um dos convidados.

Música

A música vai ter de novo uma grande representatividade na Comic Con Portugal 2018. Tal como nas últimas edições, os fãs vão ter acesso a conteúdos musicais relacionados com a Cultura Pop e vão poder ouvir os maiores êxitos das bandas sonoras de filmes e séries.

CCPT Experience

Com 15 mil metros quadrados, as maiores atrações da Cultura Pop vão estar neste local, com experiências únicas e exclusivas, de filmes, séries ou livros que marcaram gerações.

Área Comercial

Será o maior espaço comercial de Cultura Pop, onde as grandes marcas da indústria estarão a apresentar os seus produtos, muitos deles exclusivos para os visitantes da feira.

Comic Con Kids

Dedicado às crianças e famílias, este espaço terá várias atrações de Cultura Pop infantil, que levarão as crianças a viajar pelo seu imaginário com as suas personagens favoritas. Atividades infantis, antestreias e painéis de filmes para crianças, entre outros, vão também ser apresentados nesta área.

Comic Con Portugal
Comic Con Portugal

A venda de bilhetes para a 5ª edição da Comic Con Portugal já começou. Este ano vai estar a decorrer a campanha #KidsGoFree, onde por cada bilhete de adulto vendido será disponibilizado um bilhete Kids (crianças até aos 12 anos) gratuitamente. Podes adquirir o teu bilhete através do website da Comic Con Portugal, website e facebook da BOL, e nos pontos de venda habituais (FNAC, El Corte Inglés, CTT ou Worten). Os preços variam entre os 25 euros, para um passe de um dia, e os 175 euros, se quiseres aproveitar ao máximo a Comic Con durante os 4 dias, e ainda tens a opção de bilhete família. Mas atenção, estes preços só serão válidos até dia 5 de setembro.