World’s Fastest Gamer
World’s Fastest Gamer. Foto: McLaren

Rudy van Buren, gerente de vendas de Lelystad, nos Países Baixos, ultrapassou mais de 30 mil competidores para ser coroado World’s Fastest Gamer – o inovador torneio de eSports da McLaren Formula 1 que procura encontrar o melhor piloto virtual do planeta.

Na ronda final do torneio, depois de uma rigorosa avaliação de quatro horas utilizando o simulador de Fórmula 1 de última geração da McLaren, van Buren venceu o compatriota Freek Schothorst de 20 anos, um estudante de ciência, negócios e inovação de Amesterdão.

Van Buren começou a competir nos karts aos oito anos de idade, ganhando o campeonato holandês de Karting em 2003. No entanto, como muitos outros talentos emergentes, foi forçado a sair de competição aos 16 anos devido à falta do apoio financeiro necessário para prosseguir a sua carreira enquanto piloto.

O World’s Fastest Gamer, que elege talentos de condução através dos eSports, deu a van Buren uma segunda oportunidade na sua carreira em automobilismo, fazendo dele um dos pilotos de simuladores oficiais da equipa McLaren de F1 para a temporada 2018.

World’s Fastest Gamer
Rudy van Buren. Twitter: World’s Fastest Gamer

Sobre a vitória na competição, van Buren disse ter sido “a experiência mais incrível e as palavras não podem descrever como me sinto agora. Pensar que eu vim ao McLaren Technology Center pela primeira vez na semana passada, e estou a sair daqui hoje como o mais recente funcionário da McLaren é de perder a cabeça.”

A competição World’s Fastest Gamer começou em maio de 2017 e viu jogadores de todo o mundo competirem por uma posição nas finais deste mês. Depois de inúmeras partidas numa variedade de jogos e plataformas diferentes, 12 finalistas foram convidados a deslocarem-se à sede da McLaren em Woking para se enfrentarem numa última semana de testes.

Para triunfar, van Buren não teve apenas de demonstrar a velocidade e a agilidade exigidas a todos os pilotos de corrida. Precisou de demonstrar também o ‘know-how’ de engenharia e a capacidade física e mental necessária para desenvolver, refinar e produzir um carro de F1 para ser conduzido pelos dois pilotos da equipa, o duplo campeão mundial Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne.

O World’s Fastest Gamer é uma parceria entre a McLaren e o fundador da GT Academy, Darren Cox, em colaboração com a Logitech G, GiveMeSport e a Sparco.