/

O Rock in Rio Lisboa não vive só de música e para provar isso surge este ano uma nova área dentro da Cidade do Rock que fará as delícias dos mais novos.

Com mais de três mil metros quadrados do Parque da Bela Vista, o Rock in Rio Kids é a nova “land” que se ergue dentro do recinto do festival, especialmente para crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, e que visa complementar a experiência das famílias no Rock in Rio. A uma escala mais pequena, a mini Cidade do Rock irá proporcionar às famílias momentos de partilha e criação de memórias, onde tudo é magia a cada esquina.

Para conhecer o novo Rock in Rio Kids, a Casa de Desenho em Lisboa encheu-se hoje de crianças, convidados e imprensa, onde Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, fez a apresentação deste novo espaço a pensar nas famílias e, especialmente, nos mais pequenos.

Apresentação Rock in Rio Kids
Apresentação Rock in Rio Kids. Foto: Agência Zero

Ler também: Rock in Rio Lisboa 2020 vai ter mais atrações e novas experiências

Caracterizada como a nova “land” do Parque da Bela Vista, o Rock in Rio Kids irá contar com 11 espaços de atividades, entre os quais se destacam um Palco Mundo em ponto pequeno, uma experiência de Backstage, uma mini Rock Street “vestida” de música, Pool Parties com piscina de bolas, um mini slide e uma mini roda gigante.

No mini Palco Mundo, o cartaz não será assim tão “mini”!

Todos os dias haverá espaço para momentos Just Dance, apresentações de dança com coreografias bem conhecidas dos mais novos, uma apresentação inédita pelos atletas do Ginásio Clube Português, momentos vídeo Isto Não É um Concurso de Talentos, um espetáculo circense desenhado em exclusivo para o Rock in Rio Kids, concertos da Orquestra dos Brinquedos de Lisboa e, ainda, um fogo-de-artifício mágico, apenas visto numa realidade aumentada.

Entre as 12h e as 21h haverá música, dança, magia, oficinas – de ilustração, conto, ciência, entre tantas outras, atuações de rua, brincadeiras em família, atividades radicais e um cardápio bem recheado de animações para pequenos e graúdos poderem participar juntos, ou sozinhos.

Apresentação Rock in Rio Kids
Apresentação Rock in Rio Kids. Foto: Agência Zero

Ler também: Cartaz e programa do Galp Music Valley do Rock in Rio 2020

São as memórias que nos acompanham ao longo da vida, sobretudo aquelas que criamos em criança, promovidas por momentos em família. São esses momentos que queremos proporcionar no Rock in Rio Kids, um espaço de entretenimento para pais, filhos, avós partilharem experiências que queremos que se tornem inesquecíveis”, Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.

Passaporte Família

A partir de hoje, além dos bilhetes diários e passes de fim de semana disponíveis nos locais habituais, no site do Rock in Rio e nos postos de abastecimento Galp selecionados, as famílias vão ter uma nova oferta com benefícios especiais.

Por 142€ (o valor de dois bilhetes diários + 4€), o Passaporte Família inclui a entrada de dois adultos e duas crianças (com idades entre os 3 e 10 anos inclusive).

Para maior conforto das famílias, este passaporte inclui também o acesso à Cidade do Rock através de uma entrada exclusiva e a possibilidade dos adultos poderem sair do recinto, para deixar as crianças, e voltar a entrar.

Queremos assegurar que as famílias portuguesas têm aqui a oportunidade de criarem momentos e memórias com os seus. Um dos fatores que nos levou a associar a nossa energia e mobilidade ao Rock in Rio foi a enorme diversidade de públicos que este festival congrega e a capacidade única que este evento tem para reunir famílias, pais e filhos, que vêm divertir-se juntos”, Joana Garoupa, diretora de marketing e comunicação da Galp.

Rock in Rio Kids
Uma Cidade do Rock mini e mágica

mini PALCO MUNDO

Com uma programação diversificada e especialmente pensada para os mais novos, este mini palco recebe grandes apresentações:

Ginásio Clube Português: o espetáculo “Let’s Rock” leva ao Rock in Rio Kids, duas vezes por dia, uma apresentação gímnica, que combina movimentos acrobáticos, figurinos e caracterizações, num espetáculo imersivo em que tudo é pensado ao detalhe.

Apresentação Rock in Rio Kids
Apresentação Rock in Rio Kids. Foto: Agência Zero

Jazzy Dance Studios: a dança não faltará com momentos Just Dance ao longo do dia, e momentos de recriação de coreografias famosas da indústria da música e do imaginário das crianças.

Apresentação Rock in Rio Kids
Apresentação Rock in Rio Kids. Foto: Agência Zero

Orquestra dos Brinquedos de Lisboa: um excêntrico aglomerado de vinte músicos que utiliza materiais alternativos para a prática musical, vai subir ao mini palco para apresentar um espetáculo composto por música clássica, combinado com reinterpretações de temas de artistas que poderão ser ouvidos no Palco Mundo.

Orquestra dos Brinquedos de Lisboa: serão também responsáveis por tocar o hino do Rock in Rio, que irá fazer-se ouvir uma vez por dia, no encerramento do mini palco, a acompanhar o espetáculo de fogo-de-artifício em realidade aumentada. Através dos dispositivos móveis, vai ser possível assistir e participar nesta explosão de cores e magia no céu, com a particularidade de cada smartphone poder disparar os seus próprios foguetes.

E porque os momentos em família estão no ADN deste espaço, o Rock in Rio vai desafiar as famílias num “Isto não é um Concurso De Talentos”. Ao longo dos próximos meses, as famílias portuguesas vão ser desafiadas a gravar os seus momentos brincadeira que, nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho vão ser exibidos nos LED walls do mini Palco Mundo.

mini BACKSTAGE

Este é o espaço que vai dar a oportunidade dos mais novos, e dos mais velhos (se quiserem), sentir-se verdadeiros rockstars e divas pop. A experiência tem início logo na entrada, com a personalização de uma credencial de artista, que permitirá o acesso ao camarim. Aqui, haverá zona de pinturas faciais e cabeleireiro, terminando com uma sessão fotográfica.

WALL OF FAMily

A parede da fama, na qual vários artistas nacionais e internacionais já deixaram o molde das suas mãos, já é um dos legados do Rock in Rio. No Rock in Rio Kids este “Wall of fame” coloca a família à frente dos holofotes, onde os visitantes deste espaço poderão deixar a marca das suas mãos, em tinta, e o nome da família para mais tarde recordar.

Apresentação Rock in Rio Kids
Apresentação Rock in Rio Kids. Foto: Agência Zero

mini POOL PARTIES

Quem não conhece as Somersby Pool Parties do Galp Music Valley? No Rock in Rio Kids, a pool será feita de bolas coloridas e a party será garantida! Haverá boias, DJs, animadores vestidos de nadadores salvadores, num espaço cheio de cor, onde não vai faltar o ingrediente principal: DIVERSÃO!

mini ROCK STREET

Esta é a rua mais pitoresca do Parque da Bela Vista e promete ser um dos espaços mais fotografados de todo o festival. Além de divertido, este é o cenário perfeito para as fotos de Instagram, com várias casas cenográficas, inspiradas em alguns dos artistas mais icónicos do mundo da música: o diamante de Rihanna, o “rosto” incontornável de David Bowie, a imagem do álbum Powerslave (1984) de Iron Maiden, a icónica língua dos The Rolling Stones, o conhecido “Yellow Submarine” dos The Beatles e o “Telephone” (2010) de Lady Gaga. Estas casinhas são visitáveis! E vão ter uma programação de atividades com diversas oficinas para os mais novos!

Rock in Rio Kids
Rock in Rio Kids. Imagem: DR

Programação

Das 12h00 às 21h00

Bibliotecas de Lisboa: vão realizar atividades de ilustração, narração e reutilização de materiais, bem como outros momentos sobre o livro e a leitura, imprimindo uma dinâmica de aprendizagem e diversão.

Ana Sofia Gonçalves e João Rodrigues: os ilustradores serão responsáveis pela oficina de ilustração;

Da programação farão parte oficinas de construção de brinquedos e outros objetos com materiais reaproveitados; além de role playing games/jogos narrativos.

Das 21h00 às 00h00

Ouvir histórias vai ser música para os ouvidos das crianças.

Experiências Science4you

Veste a bata de cientista e prepara-te receber a Science4you, que vai invadir a mini Rock Street com duas experiências alucinantes:

Oficina de Slime: uma das atividades preferidas das crianças, em que os pequenos cientistas poderão dar asas à sua criatividade, fazendo vários tipos de slime;

Green Science Eco: nomeado como Melhor Brinquedo do Mundo na Feira de Nuremberga, esta atividade vai incentivar as crianças a olharem para o mundo de uma forma mais “green”, criando experiências sustentáveis.

Apresentação Rock in Rio Kids
Apresentação Rock in Rio Kids. Foto: Agência Zero

Oceanário de Lisboa

Nesta oficina, o Oceanário pretende sensibilizar crianças e famílias a tomarem decisões responsáveis, a terem um impacto positivo no planeta e a mobilizarem-se a agir por um mundo melhor, através de diversas atividades lúdico-pedagógicas.

Upcycling by Lanidor Kids

Uma oficina que pretende transformar stock antigo ou estragado em peças criativas, feitas à medida e prontas a serem novamente usadas. A ideia é a reutilização criativa do que viria a ser desperdício têxtil, pelas crianças.

Árvore da Família

Inspirada nas famosas árvores de desejos, tão comuns no continente asiático, nesta árvore as famílias vão poder pendurar casinhas personalizadas (com cartolina, tintas, glitter, entre outros materiais), com uma mensagem sobre a sua família, reforçando a importância dos laços familiares.

Vídeo Twitter: Rock in Rio Lisboa (Agência Zero)

ATIVIDADES OUTDOOR
ANIMAÇÕES DE RUA

O Rock in Rio Kids oferece sugestões para além da música e dos espaços mini Palco Mundo, mini Backstage e mini Rock Street. As crianças mais radicais vão ter à disposição um mini Slide, uma mini Roda Gigante e uma parede de escalada, além de um circuito de Arvorismo composto por onze obstáculos.

A estas diversões e momentos únicos, juntam-se várias atuações de rua, nomeadamente mágicos, malabaristas, homem-caixa, personagens e mascotes, tudo num espaço “pintado” de pequenos grandes detalhes cenográficos que tornam o Rock in Rio Kids ainda mais colorido e especial.

Rock in Rio Lisboa: 2020 começa agora!
Rock in Rio Lisboa: 2020 começa agora!. Foto: Actigamer

A edição mais mágica de sempre do Rock in Rio Lisboa está de volta ao Parque da Bela Vista nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho. Sabe mais sobre a nona edição do festival do rock, aqui.