PlayStation 5
PlayStation 5. Imagem: DR

Como tinha prometido, a Sony divulgou hoje mais detalhes sobre a sua consola da próxima geração, a PlayStation 5 (PS5). Numa apresentação bastante detalhada, e que contou com a presença de Mark Cerny, arquiteto principal de sistemas da atual PS4, e agora também da nova PS5, a empresa finalmente divulgou todos os detalhes técnicos da sua nova estação de gaming.

Mark Cerny - PlayStation 5
Mark Cerny – PlayStation 5. Imagem: DR

Desde já destacamos o timing desta apresentação, que chega apenas algumas horas depois da Microsoft revelar mais detalhes da sua nova Xbox Series X. Expectáveis também são algumas das semelhanças nos aspetos técnicos mais marcantes de cada consola, como o disco SSD, GPU personalizada, suporte à tecnologia Ray Tracing, e aspetos de jogabilidade imersiva.

Velocidade de Carregamento

PlayStation 5
PlayStation 5. Imagem: DR

Segundo foi hoje revelado por Mark Cerny, a nova PS5 vai integrar um novo sistema I/O que, suportado pelo SDD da consola, vai permitir um carregamento ainda mais rápido dos videojogos, removendo algumas das barreiras atuais. Desta forma, os produtores e developers vão poder criar universos ainda maiores e mais ricos do que nunca.

PlayStation 5
PlayStation 5. Imagem: DR

Ray Tracing

A nova GPU personalizada da PS5 também vai permitir gráficos visuais nunca antes vistos e uma maior resolução nos jogos.

PlayStation 5
PlayStation 5. Imagem: DR

Outra das inovações é o suporte para a tecnologia Ray Tracing, que melhora as simulações de luz e partículas, e de que forma estas refletem em tempo real com as superfícies. Jogos que utilizem este recurso vão renderizar os objetos com muito mais precisão e realismo. Água, vidro, refração da luz, o cabelo de um personagem, e outros elementos visuais, vão parecer ainda mais realistas.

Mais Imersão com áudio 3D

A PS5 também vai permitir que os jogos ofereçam uma sensação de imersão muito mais profunda através do áudio 3D. Os visuais são obviamente imperativos para a experiência de jogo, mas a Sony garantiu acreditar que o áudio também desempenha um papel crucial.

PlayStation 5
PlayStation 5. Imagem: DR

Num sistema que pretende ser eficaz com e sem auscultadores, o áudio 3D da PS5 promete ser mais realista e demonstrar melhor o local da experiência. Vai ser possível distinguir o som das gotas da chuva quando atingem diferentes superfícies, ou detetar com maior precisão a localização onde um inimigo está escondido.

Retro Compatibilidade

Por fim, a Sony garantiu hoje o suporte da nova PlayStation 5 à maioria dos títulos já lançados para a PS4. A empresa garantiu estar a analisar os 100 principais títulos do PS4, classificados por tempo de jogo, de forma a que quase todos sejam jogáveis ​​no lançamento da PS5.

PlayStation 5
PlayStation 5. Imagem: DR

Com mais de 4000 jogos publicados na PS4, o processo de teste e expansão da cobertura de compatibilidade com versões anteriores será um pouco mais longo.

Especificações Técnicas

CPU

  • x86-64-AMD Ryzen “Zen 2”
  • 8 Cores / 16 Threads
  • Frequência variável, até 3.5 GHz

GPU

  • AMD Radeon RDNA 2 Custom
  • Ray Tracing Acceleration
  • Frequência variável, até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)

Memória do sistema

  • GDDR6 16GB
  • 448GB/s Bandwidth

SSD

  • 825GB
  • Velocidade de leitura de 5.5GB/s (Raw)

Leitor de CD PS5

  • Ultra HD Blu-ray, Até 100GB/disc

Saída de Vídeo

  • Suporte para TVs com 4K 120Hz, 8K, VRR (HDMI ver.2.1)

Audio

  • “Tempest” 3D AudioTech

Vídeo da Apresentação