Xbox Series X
Xbox Series X. Imagem: Microsoft

A Microsoft revelou hoje as especificações completas para a sua nova consola de última geração, a Xbox Series X. De entre as novidades, destacam-se a Xbox Velocity Architecture, a capacidade e processamento gráfico e a compatibilidade da consola.

Apresentada como “a mais rápida e poderosa consola de sempre”, a nova consola promete 12 teraflops de desempenho de GPU, o que segundo Phil Spencer, o responsável máximo pela Xbox, será “o dobro da Xbox One X e mais de oito vezes o da Xbox One original”.

A nova Xbox Series X da Microsoft tem data de lançamento prevista para o Natal de 2020.

A nova consola vai também incorporar a nova tecnologia de Ray Tracing.

Menos Tempo de Carregamento

A Microsoft também apresentou a Xbox Velocity Architecture, uma tecnologia que inclui um disco NVMe SSD personalizado, um bloco de descompressão de hardware dedicado, a nova API DirectStorage e a Sampler Feedback Streaming.

Xbox Series X
Xbox Series X. Imagem: Microsoft

Segundo a empresa, a nova tecnologia vai permitir tempos de carregamento muito mais rápidos, e a capacidade de tornar os jogos mais imersivos , sem a necessidade de tantos loading screens, e/ou animações que os disfarcem.

Compatibilidade

Outro dos temas finalmente revelados foi o da compatibilidade. A Microsoft já tinha prometido retro compatibilidade total com a Xbox One, mas desta vez garantiu também que os jogos mais antigos correrão ainda melhor na nova consola, com desempenho e visuais melhorados.

Xbox Series X
Xbox Series X. Imagem: Microsoft

Ainda esta semana a Microsoft vai realizar uma transmissão ao vivo, para comunicar mais detalhes sobre a Xbox Series X e o Project xCloud, entre outras novidades.

Especificações Técnicas – Xbox Series X

A última das novidades foi os detalhes técnicos completos da Xbox Series X, incluindo as dimensões finais da consola, num anúncio que a marca americana divulgou, com algum sentido de humor à mistura.

Xbox Series X
Xbox Series X. Imagem: Microsoft

Já há algumas semanas que as opiniões na Internet comparavam o design da consola a um frigorífico, e esse detalhe não passou ao lado dos responsáveis da Xbox.

Especificações de Hardware – Xbox Series X:

CPU 8x Cores @ 3.8 GHz (3.6 GHz w/ SMT) Custom Zen 2 CPU
GPU 12 TFLOPS, 52 CUs @ 1.825 GHz Custom RDNA 2 GPU
Tamanho da matriz 360.45 mm2
Arquitetura 7nm Enhanced
Memória 16 GB GDDR6 w/ 320b bus
Bandwidth
Memória
10GB @ 560 GB/s, 6GB @ 336 GB/s
Armazenamento Interno 1 TB Custom NVME SSD
I/O Throughput 2.4 GB/s (Raw), 4.8 GB/s (Comprimido, bloco de descompressão de hardware dedicado)
Armazenamento
Expansível
1 TB Expansion Card
Armazenamento Externo Suporte a USB 3.2 External HDD
Optical Drive 4K UHD Blu-Ray Drive
Desempenho 4K @ 60 FPS, Até 120 FPS