Microsoft x Activision Blizzard
Microsoft x Activision Blizzard. Imagem: Xbox

A Microsoft anunciou hoje a intenção de compra da Activision Blizzard, num negócio de 68,7 mil milhões de dólares americanos (cerca de 60,6 mil milhões de euros).

A Activision Blizzard é responsável por sagas como Call of Duty, Candy Crush, Warcraft, Diablo, Overwatch e Hearthstone, que ficarão sobre a alçada da Microsoft se a compra se efetivar.

Com esta aquisição, a gigante da tecnologia espera acelerar o seu crescimento no negócio dos videojogos de telemóveis, PC, consolas e na cloud, e receber novos elementos de construção para o metaverso.

Bobby Kotick vai continuar a ser o CEO da Activision Blizzard, controlando os quase 10.000 colaboradores e os vários estúdios espalhados pelo mundo. Uma vez fechado o negócio, a empresa passará a reportar diretamente a Phil Spencer, atual CEO da Microsoft Gaming.

O portfólio Game Pass da Microsoft vai sair reforçado deste negócio, juntamente com a sua capacidade de produção. Cresce para 30 o número de estúdios internos de desenvolvimento de jogos, juntamente com novas capacidades de edição e produção de esports.

Com esta compra, a Microsoft tornar-se na terceira maior empresa videojogos do mundo em termos de receitas, apenas atrás da Tencent Games e da Sony.