Lisboa Games Week já tem datas para 2023
Lisboa Games Week já tem datas para 2023. Foto: Actigamer

Depois de dois anos de interrupção, o Lisboa Games Week (LGW) regressou em 2022 para quatro dias repletos de gaming, esports e cultura pop. Entretanto, a organização já confirmou o regresso do evento para 2023.

A feira promovida pela Fundação AIP já contou com sete edições físicas, todas elas realizadas na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

Segundo comunicado de imprensa, o Lisboa Games Week 2022 recebeu mais de 34.000 visitantes (entradas únicas sem contabilização de reentradas), que tiveram à sua disposição mais de 500 propostas diferenciadas para usufruir durante os quatro dias da feira.

Esta edição contou com cerca 120 marcas com presença direta e cerca de 130 representadas. Entre elas, destaca-se a Nintendo, que apresentou os novos jogos
Pokémon Scarlet & Pokémon Violet, lançados em Portugal durante os dias do evento.

Também a Xbox PC Game Pass apresentou a sua oferta com os títulos que disponibiliza nesta plataforma.

No palco das competições profissionais esports do LGW, Palco Inygon, houve destaque
para as finais e LP LOL e VCE. De realçar ainda a presença do FPAK eSports, o primeiro
grande espaço de competição Sim Racing em eventos gaming nacionais.

Estiveram ainda presentes no LGW, de forma direta, duas publishers internacionais, a Riot Games, editora cujos títulos estiveram em competição no grande palco Esports do Lisboa Games Week, e a Nacom, presente com o seu mais recente WRC.

Para os fãs mais saudosistas dos videojogos que fizeram história, o espaço de retrogaming disponibilizou várias máquinas de arcade originais, além da presença do Museu LOAD ZX Spectrum, com vários modelos de consolas presentes em exibição.

O Cosplay esteve de novo representado com a presença de Cosplayers internacionais, além dos embaixadores nacionais, atividades e o concurso LGW Cosplay, qualificador para a presença dos cosplayers nacionais vencedores no Internacional Cosplay League em 2023.

Um dos pilares do LGW é o Serviço Educativo. Organizado em parceria com a Direção Geral da Educação e em colaboração com outras entidades ligadas à formação, ofereceu 173 ações formativas presenciais e online, orientados para alunos e professores. Esta área do LGW permitiu que 430 alunos tivessem formação e que 46 professores obtivessem certificações ACD.

De destacar ainda cerca de 40 ações que se realizaram no contexto do Creative Play Ground, dirigido a todos os visitantes. O Serviço Educativo do Lisboa Games Week, atraiu mais de 10.500 alunos e professores, provenientes de visitas de estudo de todo território continental, que assim usufruíram de ações de formação presenciais e espaços de conhecimento, educativos e de boas praticas, representados no evento.

Os projetos nacionais foram uma atração forte deste LGW, com mais de 60 novos jogos inseridos na Loading Zone, um espaço que contou também com a presença do programa PlayStation Talents, iniciativa Novos Talentos FNAC e oferta formativa superior em videojogos, bem como um programa de excelência em auditório, como o Creative Playground Lusófona, Game Dev Camp e Game Audio Track.

8ª edição do LGW já está confirmada

O Lisboa Games Week 2023 já tem data marcada para os dias 23, 24, 25 a 26 de novembro.

A grande feira dos videojogos vai voltar a abrir portas na FIL, no Parque das Nações, numa edição que ambiciona trazer ainda mais novidades e conteúdos para reforçar a sua posição no circuito internacional dos grandes eventos dedicados ao mundo dos videojogos.