Iberanime Lx 2022
Iberanime Lx 2022

Depois de dois anos de pandemia, o maior evento nacional de cultura pop japonesa regressa à FIL, com um programa recheado de atividades que promete agradar a miúdos e graúdos, e alguns dos convidados mais queridos do público, como o embaixador Quimbé ou os populares Gaijin Sentai, a maior banda de J-Pop da América Latina. Não faltará diversão para todos os fãs, curiosos e famílias.

O IBERANIME está de volta à FIL nos dias 21 e 22 de maio e este ano vem com mais de 50 sugestões divididas em quatro grandes áreas.

Lê também: Bee Engineering cria slotmachine alusiva ao Iberanime

Cultura Tradicional Japonesa
Mitsuru Nagata

Com demonstrações de artes marciais, workshops de língua e caligrafia japonesa, terapias para o corpo e para a mente através do Reiki, para crianças e jovens, e onde será possível aprender a arte dos Onigiris, entre outras atividades tradicionais e características do universo nipónico.

Convidado especial: O Sr. Mitsuru Nagata estará em Portugal para uma apresentação especial no Iberanime Lisboa. Irá apresentar, em palco, o seu impressionante trabalho na arte milenar japonesa da caligrafia.

Mitsuru Nagata

J-Pop
Gaijin Sentai

Uma área completamente dedicada à cultura pop nipónica, com karaoke, visualização de AMV’s, concursos de cultura j-pop, bancas de artistas e as divertidas poses JoJo Poses e as coreografias de Para Para Dance.

Convidados especiais: A banda Gaijin Sentai vem diretamente de Caraguatatuba, Brasil, e promete dar um concerto inesquecível.

Gaijin Sentai

IA!Plus

Uma área dedicada à multimédia e BD. Aqui, os visitantes do Iberanime Lx 2022 vão ter a oportunidade de participar nos Quizes, Karaoke, Concursos de Dança e Covers das tuas músicas preferidas. Aqui também poderás assistir a demonstrações de Wrestling e a duelos de sabres de luz vindos diretamente do Star Wars, ou mesmo experimentar a sensação de ser um Steampunk.

Se preferes o lado mais competitivo, terás à disposição jogos de tabuleiro, jogos de cartas e a realidade virtual.

Gaming/eSports

Pega no comando ou atreve-te nas máquinas de arcade, esta é a área dedicada aos videojogos e aos esports. Entre os convidados, poderás encontrar a PlayStation e a Nintendo. A equipa portuguesa de esports FTW volta a estar presente, bem como talks sobre saúde mental no gaming e workshops de criação de jogos de vídeo.

Cosplay
Papa Cosplay

Uma das áreas mais populares do Iberanime e aquela que motiva grande parte dos fãs a aventurarem-se no mundo da personificação de personagens. Venha a inspiração do mangá, anime ou qualquer outra origem, o hobby do cosplay pode ser levado muito a sério e o World Masters é prova disso. A grande final acontece no dia 21 de maio, na FIL, onde cosplayers de 14 países vão estar à prova para celebrar o grande vencedor. Além disso, podes ainda concorrer ao European Cosplay Gathering e habilitar-te a uma viagem ao Japão para representar Portugal na Japan Expo.

Convidado especial: O icónico cosplayer internacional Papa Cosplay, ou Pierre-Alexandre, leva até ao Iberanime alguns dos seus trabalhos artesanais em couro, que poderás adquirir, desde cintos, carteiras e muito mais.

Papa Cosplay

Mas não é tudo! A grande feira da cultura pop japonesa inclui ainda produtos vindos do outro lado do mundo, desde as surpresas alimentares a itens de colecionador, figuras, merchandise, livros, e muito mais.

André Manz, responsável pela criação do Iberanime:

“Criámos este evento já há vários anos e temos notado um fenómeno curioso: adolescentes que cresceram e que agora trazem os irmãos mais novos (ou os filhos), e pais que vinham deixar os filhos e passaram a ficar também. É essa uma das grandes mais-valias do IBERANIME: o ambiente que conseguimos criar, onde todos se sentem bem, nascem amizades e se passa tempo de qualidade!”

Iberanime Lx 2019
Iberanime Lx 2019. Foto: ActiGamer

Para além de muito Anime, Cosplay, Artes Marciais, Origami, TikTokers, Concursos de Noodles, Retrogaming, Gaming, Para Para Dance, Workshops Gratuitos e muito mais, o alinhamento desta edição contará ainda com muitas novidades, entre as quais a transmissão, pela primeira vez, de dois episódios das séries Tokyo Revenger’s e Idiotas, Testes e Seres de Invocação (Baka to Test to Shoukanjuu) com dobragem em português.

Iberanime Lx 2019
Iberanime Lx 2019. Foto: ActiGamer

Bilhetes

Os passes de fim de semana já estão esgotados, mas ainda vais a tempo de garantir o teu lugar para sábado e domingo através dos bilhetes diários.

Onde comprar?

Os bilhetes para o Iberanime estão disponíveis nos pontos de venda físicos habituais, e ainda online, na Ticketline e na See Tickets: https://www.iberanime.com/loja-ticket/

Parceria CP

Os fãs pediram e a organização atendeu com a renovação da parceria com a CP. Assim, se apresentares o bilhete para o IA!LX2022 e documentação pessoal no ato da compra e ao revisor a bordo, na viagem de ida e volta, vais poder deslocar-te por apenas 2 €, ou com um desconto especial de 30% se vieres de longe. Os bilhetes têm de ser emitidos com destino a Lisboa.

Abaixo

  • Urbanos de Lisboa: Bilhete promocional de 2€ (ida e volta) nas linhas de Sintra, Azambuja, Cascais e Sado a quem mostrar um bilhete do evento.
  • Longo curso: 30% de desconto válido em Intercidades, Regional e InterRegional de 21 a 23/05/2022. Tipo de bilhete: ida e volta, obrigatoriamente.
  • Promoção não cumulativa com outros descontos ou promoções em vigor.

Iberanime Lx 2022