/

Ansioso pela chegada de Marvel’s Spider-Man? O icónico super-herói está mais forte do que nunca e desta vez não vem sozinho. A Insomniac Games, responsável por jogos como Spyro, Ratchet and Clank e Resistance, apresentou o seu primeiro jogo licenciado, com uma história surpreendente e original de Peter Parker, que inclui mais interações, uma cidade de Nova Iorque mais realista e totalmente explorável, e os conhecidos vilões da saga, que vão criar todos os tipos de problemas.

A convite da PlayStation Portugal, fomos ao terraço do edifício LACS, em Lisboa, o local ideal para a apresentação de Marvel’s Spider-Man. Com uma vista fantástica sobre o rio Tejo, ficámos a conhecer este grande exclusivo PlayStation 4, que é já um dos jogos mais aguardados do ano, e que conta a história de um Peter Parker mais adulto e experiente.

Com a presença de Jon Paquette, Lead Writer de Marvel’s Spider-Man na Insomniac Games, a apresentação iniciou com a revelação de alguns detalhes da fase de desenvolvimento do jogo e da história deste novo Homem-Aranha. Jon Paquette afirmou que foi intenção do estúdio “criar algo novo porque nós próprios somos fãs”. “Assistimos a várias histórias, muitas delas focadas na origem do Homem-Aranha, mas sentimos que seria muito entusiasmante jogar e viver uma história totalmente nova”.


Após a apresentação, todos os convidados tiveram a oportunidade de experimentar em primeira mão o novo Marvel’s Spider-Man. Podemos já dizer-te que a nossa experiência com o jogo foi muito positiva. Após um pequeno tutorial introdutório, fomos rapidamente introduzidos na história. O novo Homem-Aranha demonstrou uma capacidade única de improvisação em combate, movimentos fluidos surpreendentes e uma plena interação com o ambiente. Não basta saltar e atirar teias. Temos de compreender o inimigo e as suas fragilidades. Um exemplo que nos deparámos foram os guardas com escudos, onde atacar pela frente demonstrou ser ineficaz. Aprendemos a deslizar entre as pernas do adversário e atacar pelas costas. A interação com o ambiente é espantosa. Podemos fazer uso dos equipamentos ao nosso redor como arma de arremesso e assim incapacitar vários inimigos com um só ataque. A agilidade é uma das forças do Homem-Aranha, e a Insomniac soube explorar esta vantagem, com movimentos fluidos impressionantes e combos de ataque que te vão deixar colado ao ecrã.

O mapa de jogo, a cidade de Nova Iorque, oferece oportunidades únicas para explorares uma área gigantesca, onde poderás reconhecer vários edifícios icónicos reais, além de alguns easter eggs do universo Marvel, como a Torre dos Avengers. A Insomniac percebeu que nem só da história vive um jogo, dando-nos a oportunidade de criarmos a nossa própria história, ou seja, podemos decidir ser apenas um vigilante que se limita a combater o crime, ajudando os cidadãos nova iorquinos, através dos vários desafios paralelos que são disponibilizados em várias localizações da cidade, ou encontrar as mochilas que Peter Parker espalhou pelo mapa anos antes. Estas e outras atividades fazem aumentar a longevidade do jogo, permitindo-te aproveitar ainda mais a componente de mundo aberto de Marvel’s Spider-Man.

Um dos momentos que mais adorámos durante a experimentação do jogo foi a forma como o Homem-Aranha movimenta-se pela cidade. A fluidez e a quantidade de movimentos disponíveis, até mesmo acrobáticos, enquanto baloiça entre prédios, deixou-nos impressionados. Aterrar em cima de tejadilhos de carros em movimento, ganhar balanço em postes de iluminação, ou até mesmo subir paredes de edifícios a correr ou aterrar nas extremidades mais altas de Nova Iorque, são alguns dos movimentos possíveis. Os locais onde ele pode prender as teias são variados, imprimindo um sentimento de liberdade e total controlo sobre a personagem. Jon Paquette revelou que esta caraterística transmitia uma sensação terapêutica para a equipa, que chegava a passar horas simplesmente a baloiçar entre prédios. Se, no entanto, tiveres alguma dificuldade em dominar a mecânica de movimentos, não desesperes. O Homem-Aranha é divertido o suficiente para compensar a tua falta de despreza, com comentários que te vão fazer sorrir: “Devia era estar em casa!”, “Hoje estou um pouco confuso”, “Acho que o melhor é mudar de profissão!”.

O sentido de humor e a forma trapalhona como resolve algumas situações são caraterísticas do Homem-Aranha. Um destes exemplos são as repetidas desculpas que ele utiliza na relação com a sua tia May Parker, como durante um telefona, dizer-lhe que socos e as explosões vêm de um filme de super-heróis que está a assistir na televisão. Também é neste novo Marvel’s Spider-Man que vemos Mary Jane e Miles Morales a trabalhar em conjunto com o Homem-Aranha, pela primeira vez. A Insomniac foi ainda mais longe, permitindo jogar na pele de Mary Jane em situações específicas. Notámos durante a experimentação, que existiu uma preocupação da produtora em mostrar o lado humano de Peter Parker, as suas relações pessoais e o seu trabalho no laboratório como cientista, onde também vais poder realizar várias atividades. Jon Paquette afirmou que esta foi uma das intenções durante o desenvolvimento do jogo, a possibilidade do jogador viver a vida de herói, ao mesmo tempo que tem de lidar com as suas responsabilidades como Peter Parker – “quisemos que os dois mundos colidissem, dando mais profundidade à personagem e permitindo ao jogador viver na pele de Peter Parker na sua totalidade, oferecendo uma experiência mais pessoal e humana”.

Já revelámos que Peter Parker vai ter à disposição vários fatos de Homem-Aranha, como Fato Veloz e o novo Fato Branco, ou o Fato Punk. Jon Paquette confirmou, durante a apresentação, que vão existir muitos mais fatos com habilidades únicas. Apesar de não ser possível combinar vários fatos, vais poder trocar as habilidades entre si, para fazeres o teu fato de eleição.

O jogo é tão imersivo que o tempo que passámos a jogar Marvel’s Spider-Man passou a correr e já era altura de largar o comando. A experiência foi divertida e deixou-nos ansiosos para voltar a vestir o fato de Homem-Aranha.

Marvel’s Spider-Man tem data de lançamento para o dia 7 de setembro, em exclusivo para a PlayStation 4.