6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents
6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents. Imagem: DR

A PlayStation Portugal já revelou os 10 finalistas aos Prémios PlayStation Talents, uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento nacional de videojogos, e que visa desafiar o talento português.

O anuncio foi feito através de um episódio especial do MODO PlayStation, onde Ricardo Correia, o coordenador do programa PlayStation Talents em Portugal, juntou-se a Gonçalo Morais para revelar à comunidade, os 10 projetos que estão na corrida pelo título de Melhor Jogo de 2020, na 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal.

Os 10 finalistas dos Prémios PlayStation Talents 2020

  • Evil Below (Fábio Barbosa/José Ortega): Um jogo de terror onde os sons que emitimos a respirar ou a falar para o microfone servem de alerta para os inimigos que nos rodeiam.
  • Lyto (Trochi Studio): Um puzzle platformer com múltiplas mecânicas, tornando fluída a resolução de cada nível.
  • Nur (Bedbed): Um jogo de aventura com um mundo colorido construído com recurso a voxels.
  • Detective Philadelphia (Cinema Shark Productions): Um jogo point ‘n click na primeira pessoa onde investigamos um assassinato que envolve o melhor amigo do protagonista.
  • Maia: Unhappily Ever After (Perétuos Games): Um puzzle platformer que aborda a temática da violência doméstica e de relacionamentos abusivos.
  • Careto (MA Studios): Um puzzle-platformer de edutainment, que aborda a tradição portuguesa milenar do carnaval do norte de Portugal.
  • Spyre (funguy network): Um jogo na primeira pessoa com elementos shooting e de resolução de puzzles com recurso a mecânicas de hacking.
  • Pecaminosa (Cereal Games): Um RPG de ação com elementos policiais desenvolvido com pixel art inspirado num ambiente dos filmes noir.
  • Paint it Black (DeadCoolKids): Um jogo de exploração narrativa na terceira pessoa que explora o sofrimento e a depressão que estão associados a um processo de divórcio.
  • 63 Little Pieces (Samuel Sousa): Um desafiante puzzle game onde deslizamos cubos.

Galeria de Imagens

(clica para ver maior)

Eventos e Showcase Online

Com o cancelamento da maioria dos eventos presenciais este ano, os 10 finalistas à 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents vão marcar presença em dois eventos digitais nacionais já este novembro: a Loading Zone e o Indie X.

A Loading Zone, a área do Lisboa Games Week (LGW) dedicada à indústria de desenvolvimento nacional, terá lugar no site do LGW, onde serão disponibilizados trailers e informações sobre cada um dos jogos finalistas.

No Indie X, um festival indie português inserido na edição digital do Moche XL Games World, que este ano decorrerá de forma online, de 1 a 15 de novembro, os estúdios finalistas terão acesso a um programa de B2B que inclui 12 publishers internacionais.

Os jogos finalistas serão exibidos ao vivo sempre que possível com a presença dos autores, sendo que durante os dias do evento o público poderá jogar as demos de alguns destes jogos, em primeira mão e no conforto das suas casas.

Prémios PlayStation Talents 2018
Prémios PlayStation Talents 2018. Imagem: PlayStation Portugal

Prémios

O grande vencedor do Prémio PlayStation para o Melhor Jogo, para além de ter a oportunidade de ver o seu jogo ser publicado para a PlayStation 4, podendo chegar a mais de 113 milhões de consolas em todo o mundo, receberá ainda 10.000€ em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo, um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses, uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation avaliada em 50.000€ e um kit de desenvolvimento PS4.

Categorias dos Prémios PlayStation Talents em Portugal

Categoria Principal

  • Prémio PlayStation Talents para Melhor jogo.

Categorias Secundárias

  • Prémio PlayStation Talents para Jogo mais Inovador;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Arte;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo Infantil;
  • Prémio PlayStation Talents da Imprensa;
  • Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online;
  • NOVO Prémio PlayStation Talents para Melhor Narrativa.

Categorias Especiais

  • Prémio PlayStation Talents Especial Games for Good

Este novo prémio é atribuído em parceria com o evento criado e organizado pelo IADE, e destina-se ao jogo finalista que melhor incorpore temáticas de responsabilidade social no seu conceito, e que contribua para um diálogo aberto sobre problemas reais da nossa sociedade e do nosso mundo.

Prémios PlayStation Talents 2018
Prémios PlayStation Talents 2018. Imagem: PlayStation Portugal

Os Prémios PlayStation Talents arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de mais de 300 projetos. Na primeira edição, o jogo vencedor foi o aclamado Strikers Edge, do estúdio Fun Punch Games. As quatro edições seguintes foram ganhas pela experiência musical para o PlayStation VR, VRock, pela aventura épica do pequeno San, Out of Line, pelo jogo de combate de veículos situado num ambiente pós-apocalíptico de ficção científica, KEO, e pela experiência narrativa na primeira pessoa sobre a temática da doença de Alzheimer, Back Then, e estão atualmente em desenvolvimento.