Playstation
Comando Playstation. Foto: Actigamer

O anúncio de uma nova consola é sempre alvo de muitos rumores e especulação, e no caso da PlayStation, falar de PS5 não é algo novo, existindo até rumores de que seria anunciada durante a E3 de 2018, algo entretanto já negado. Ainda assim, a cada ano de vida da PS4 os jogadores perguntam-se qual será o último e que fantásticas melhorias de hardware podem esperar de uma nova versão.

Lê também: PlayStation 5 chega em 2020 com novo comando

Desta vez os rumores começaram depois de uma afirmação de John Kodera, CEO da Sony Interactive Entertainment, onde este afirma que a PS4 está na sua “fase final”. Este comentário fez disparar os alertas que uma nova consola da PlayStation poderia estar próxima.

No entanto, segundo adianta o The Wall Street Journal, este poderá ser um plano para um futuro próximo. Nas palavras de John Kodera, “vamos usar os próximos três anos para preparar o próximo passo, para nos agacharmos de forma a saltar mais alto no futuro”.

Ao analisarmos a longevidade das consolas da Sony, reparamos que em media é lançada uma nova a cada seis anos, sendo que a PS4 já leva sete anos desde o seu lançamento.

Datas de lançamento, apenas das versões clássicas:

  • PS/PS1 – 1994
  • PS2 – 2000
  • PS3 – 2006
  • PS4 – 2013

A aposta recente da Sony tem passado por aumentar o numero de jogos exclusivos e aumentar o numero de jogadores a usufruir da subscrição do PlayStation Plus, e não pela venda direta de hardware.

Entretanto a PlayStation 4 já vendeu mais de 79 milhões de unidades ao longo dos seus anos de vida e a PlayStation 4 Pro, uma versão musculada da PS4, é ainda muito recente, o que leva a crer que a era da PS4 ainda está para durar mais uns anos.