Xbox - Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade
Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade. Imagem: Xbox

No dia 19 de maio assinalou-se o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade, e a Xbox aproveitou a data para anunciar algumas atualizações importantes para os mais de 400 milhões de jogadores portadores de deficiência em todo o mundo.

Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade

Melhorar a acessibilidade e funcionalidades para os jogadores é uma das missões da Xbox, que apresentou hoje várias novidades pensadas para melhorar a experiência dos jogadores portadores de deficiência, e destacar a importância do acesso digital e da inclusão para todos.

  • Atualizações de Firmware para o Xbox Adaptive Controller – Incluem a capacidade de aumentar o tamanho do comando e adicionar tooltips para as imagens dos botões no ecrã de remapeamento do Xbox Adaptive Controller.
Xbox Adaptive Controller
Xbox Adaptive Controller
  • A capacidade de procurar e depois filtrar Game Accessibility Feature Tags na Xbox Store – As Accessibility Feature Tags, anunciadas no outono passado, foram concebidas para facilitar aos jogadores com deficiência a determinar se um jogo é ou não adequado. Existem 20 tags no total, baseadas em extensa pesquisa de utilizadores e discussões com a nossa Comunidade de Gaming & Disability. Com esta nova atualização, os jogadores podem pesquisar e depois filtrar as tags para mais de 400 títulos.
Game Accessibility Feature Tags
Game Accessibility Feature Tags
  • O recente lançamento do canal ASL Xbox Twitch – Todos os dias, a equipa Xbox Plays entra em direto no canal Xbox Twitch, jogando os últimos e maiores títulos do mundo da Xbox. Em abril, lançaram um canal All-ASL Twitch com interpretação durante aproximadamente 25 horas de livestreams por semana.

"BuildAbility" - Minecraft: Education Edition

  • O recente lançamento de “BuildAbility” em Minecraft: Education Edition – Em maio, M:EE lançou um Mundo de acessibilidade em parceria com a escola PEEL, onde os estudantes podem perceber, identificar e trabalhar para eliminar barreiras de acessibilidade nas escolas e nas comunidades… tudo dentro do universo Minecraft.
  • A atualização 3.0 das Xbox Accessibility Guidelines (XAGs) com informações sobre saúde mental – Com base no feedback da comunidade e dos programadores, a atualização 3.0 das Xbox Accessibility Guidelines (XAGs) publicada em maio inclui uma nova diretriz de saúde mental, bem como informações sobre doenças de movimento e detalhes alargados sobre o tamanho do texto.

A Xbox orgulha-se de celebrar a data e, em comunicado, garante que continuará a apoiar o ‘poder dos videojogos’, tornando-os também mais acessíveis e acolhedores para todos os tipos de jogadores.