X-Plora - Case study
Case study "Conhecer Almeida". Imagem: X-Plora

Agora já é possível viajar no tempo, visitar um lugar histórico e assistir como tudo aconteceu, graças à realidade aumentada da X-Plora, a app portuguesa que transforma uma visita na experiência interativa e imersiva do futuro. O mais recente case study “Conhecer Almeida” leva-nos ao século XIX, durante a derradeira invasão francesa que deixou Portugal numa crise politica e económica, com graves consequências sociais, até ao triunfo da revolução liberal de 1820.

A X-Plora é uma app que guia os utilizadores através de espaços (reais ou virtuais, indoor ou outdoor) de uma forma interativa e imersiva, através de conteúdo contextualizado (realidade aumentada e virtual, vídeos 360º, som binaural, entre outros).

Conhecer Almeida”

Almeida é uma pequena vila do interior de Portugal, na Guarda, cujo castelo foi destruído no inicio do século XIX, durante a IIIª invasão francesa. As forças invasoras entram por Almeida em julho de 1810. A praça portuguesa rende-se depois da explosão de um paiol. Com a ausência da família real e corte que haviam fugido para o Brasil, durante a primeira invasão, abandonando o Reino de Portugal à sua sorte, foram os britânicos que vieram ao auxilio dos portugueses.

No percurso para a capital o exército invasor sofre uma derrota pesada na batalha do Buçaco, mas prossegue o caminho tentando entrar em Lisboa. São finalmente detidos frente às Linhas de Torres, um conjunto de 152 fortificações situadas na península de Lisboa, por Arthur Wellesley, então comandante do exército anglo-luso, impedindo o exército francês de atingir a capital e determinando a derrota dos invasores.

A X-Plora criou uma tour auto-guiada através da app, de múltiplas soluções, dentro e à volta da vila histórica, proporcionando uma rica experiência aos visitantes que partem numa viagem ao século XIX, para conhecerem o antigo castelo de Almeida e as suas pessoas.

X-Plora

Esta não é a primeira vez que a X-Plora lança um projeto. O portefólio da empresa conta também com uma Tour 360º do SLBenfica, e o CITA, um centro interpretativo dedicado aos tapetes de Arraiolos.

Mafalda Ricca, CEO da X-PLORA:

“No projeto ‘Conhecer Almeida’, a nossa equipa recriou de raiz o antigo castelo, agora em 3D e disponível em Realidade Aumentada, com base em documentos históricos, sendo um exemplo perfeito de como a estrutura X-Plora enriquece a experiência do visitante.”

A X-Plora está presente em diversas áreas desde o desporto, cultura, retalho, turismo e indústria, tendo sido finalista dos Stadium Business Summit Awards (Manchester, 2019) e nomeada uma das startups mais inovadoras na área do turismo, pelo NEST.