World of Tanks - Holiday Ops 2022
World of Tanks - Holiday Ops 2022. Imagem: Wargaming.net

O popular jogo de tanques de guerra, World of Tanks, tem uma tradição interessante: na véspera das férias de fim de ano, o estúdio convida uma celebridade para desejar a todos os seus jogadores um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo. O convidado torna-se o herói principal do Holiday Ops, um evento em grande escala com novas missões e recompensas para todos os jogadores.

Em 2020, o convidado foi Chuck Norris. Com a sua imagem característica, surge numa pick-up americana, usando um chapéu de cowboy. Chega à vila de World of Tanks para salvar um gatinho que teimosamente não quer descer da árvore de natal. Tudo se revolve quando o herói usa a sua famosa perspicácia para salvar o dia.

Em 2021, o próprio Arnold Schwarzenegger celebra a quadra com todos os jogadores de World of Tanks. Mas, porquê o Arnold?

O estúdio de World of Tanks estudou as preferências e desejos dos jogadores. Os heróis dos filmes de ação clássicos da década de 1990 são muito populares entre os fãs dos carros de combate, e era apenas uma questão de tempo até que Arnie aparecesse no jogo.

Em março de 2021, uma petição apareceu no Reddit, um recurso popular entre os jogadores americanos, em que os utilizadores propunham fazer de Arnold Schwarzenegger um dos comandantes disponíveis no World of Tanks. Esta petição foi ativamente comentada na Internet, com várias publicações de jogos a participar na discussão. Nove meses depois, um comentário do próprio Schwarzenegger apareceu nesse mesmo tópico:

World of Tanks - Holiday Ops 2022

A propósito, Arnold está familiarizado com tanques reais. Isso não se deve apenas à sua rica experiência como protagonista em filmes de ação – na sua juventude, Schwarzenegger serviu no Exército austríaco como motorista e mecânico do tanque M47 Patton II, produzido nos Estados Unidos. Agora, este veículo está na garagem pessoal do ator.

World of Tanks - Holiday Ops 2022

Carta de Johnny Boy

A primeira aparição de Arnold Schwarzenegger em World of Tanks aconteceu no trailer do evento:

Arnie recebe uma carta de um menino chamado Johnny. A nuance é que a carta chega após um atraso de 30 anos. Nela, Johnny (que agora tem mais de 30 anos) conta o seu sonho: ele gostaria muito que Arnold fosse visitá-lo pessoalmente e às outras pessoas na sua pequena cidade durante as férias de inverno. A carta toca o coração do ator, que parte numa longa jornada num enorme helicóptero laranja, para realizar o sonho de infância do já adulto Johnny.

Por trás das cenas

As filmagens com Arnold aconteceram em Los Angeles e duraram dois dias, um deles foi limitado a oito horas. Portanto, era muito importante reservar tempo para filmar todas as cenas necessárias. A equipa lidou com a tarefa graças a um excelente período de preparação ao longo dos dois meses que antecederam as filmagens, bem como ao profissionalismo de Arnold: ele foi amigável, enérgico e acessível.

Garagem de Ano Novo

Será possível encontrar Arnold Schwarzenegger no World of Tanks imediatamente na ‘entrada’ do jogo. Na garagem especial de Ano Novo, os jogadores serão recebidos pelo mesmo helicóptero laranja do vídeo, em que o ator vem desejar um Feliz Ano Novo a Johnny e a todos os habitantes da pequena cidade.

World of Tanks - Holiday Ops 2022

A propósito, este helicóptero também foi escolhido por um motivo. Trata-se de uma aeronave civil destinada ao transporte de mercadorias. No vídeo, o helicóptero transporta um contentor especial: segundo o estúdio que desenvolveu o jogo, era lá que estavam guardados os presentes de Ano Novo para os jogadores.

Ao lado do helicóptero, do qual Arnold já desembarcou, está uma multidão de residentes: alguém entrega ao ator um póster para assinar, alguém lhe dá um cartão-postal e alguém flexiona os seus bíceps, que são quase como os de Arnie … quase!

Entre as decorações criadas para a Garagem de Ano Novo está disponível a escultura de neve de Arnold na forma do Sr. Olympia, que pode ser decorada ao gosto de cada jogador com uma variedade de luzes. Ao lado, pode ser colocada uma decoração adicional alusiva aos filmes de ação dos anos 90, por exemplo uma metralhadora Gatling que dispara fogos de artifício.

World of Tanks - Holiday Ops 2022

No centro da Garagem de Ano Novo, a árvore de Natal celebra a quadra festiva. Ao longo do Holiday Ops 2022, os jogadores poderão obter decorações para a árvore e para toda a cidade. Há um total de 284 decorações para escolher, muitas delas dedicadas ao herói principal do evento: por exemplo, existem pesos e halteres, e é possível colocar um polegar para cima no topo da árvore (um gesto bem conhecido dos fãs de Schwarzenegger!

World of Tanks - Holiday Ops 2022

Prémios Arnold

O estúdio de World of Tanks preparou prémios especiais para os jogadores com melhor desempenho.

O padrão decorativo para os tanques, ao estilo 2D, com Arnold como Sr. Olympia, foi inspirado na escultura de neve encontrada na Garagem de Ano Novo. Uma peculiaridade da decoração são as marcas [de excelência] no cano que vêm em forma de halteres. Estas notas são atribuídas aos jogadores mais habilidosos e (com o novo estilo aplicado aos seus veículos) os halteres irão substituir os símbolos habituais.

World of Tanks - Holiday Ops 2022

Ao completar as missões do evento, os jogadores receberão uma medalha especial, bem como um conjunto completo de decalques e três inscrições com referências aos lendários filmes de Arnold Schwarzenegger.

World of Tanks - Holiday Ops 2022

Aqueles que completarem 27 das 32 missões de Arnie, os jogadores receberão o prémio principal: Arnold Schwarzenegger, o comandante do tanque, com três habilidades imediatamente disponíveis, mais uma à escolha do jogador.

World of Tanks - Holiday Ops 2022

A característica especial do Comandante Arnold é a narração: a equipa de som de World of Tanks gravou mais de 250 linhas faladas pelo próprio Arnie.

Holiday Ops 2022 em World of Tanks é uma oportunidade para mergulhar na atmosfera do novo ano, realizar um sonho de infância e tocar na lenda, Arnold.

O estúdio admite ter feito o possível para criar um clima de celebração, mesmo que isso possa não parecer muito adequado para um jogo de guerra. Mesmo os homens de barba rija, podem um dia voltar à infância e sentir a magia do Ano Novo.

Neste artigo descrevi apenas algumas das recompensas que os jogadores poderão receber no jogo, referências a Arnold e algumas curiosidades. Para descobrir mais, o estúdio prefere manter segredo, porque acredita que um bom presente é aquele que cada um desembrulha.