Laboratório 5GAIner
Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior. Imagem: DR

O laboratório 5GAIner – 5G + IA Networks Reliability Center, é fruto da parceria entre a Huawei, a Universidade de Aveiro e o Instituto de Telecomunicações, e já foi inaugurado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, numa Cerimónia que decorreu na Universidade de Aveiro, no passado dia 16 de novembro.

5GAIner – 5G + IA Networks Reliability Center

Com base no compromisso da Huawei com a inovação em Portugal, e no contexto da forte ligação com o universo académico do País, este laboratório potencia a transição digital, um passo determinante para a economia portuguesa.

Segundo estudo divulgado este ano pela Deloitte, 17 mil milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até 2035, vão dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G. Preveem-se igualmente benefícios desta tecnologia a nível mundial, com um impacto de 1,08 biliões de dólares no PIB, já em 2030, refere a consultora PwC.

Esta infraestrutura dedicada ao desenvolvimento do 5G e da Inteligência Artificial (IA), está a ser implementada no seguimento do protocolo assinado em 2020 entre as três instituições, com o objetivo de apoiar a indústria na criação, em parceria com a academia, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal. Esta colaboração permitirá à comunidade portuguesa de Investigação e Desenvolvimento (I&D) testar novos conceitos e avaliar a criação de produtos que podem ser explorados para atividades de inovação e desenvolvimento da indústria.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior:

“É de interesse estratégico para Portugal beneficiar do Know-how da Universidade de Aveiro e do IT para a criação de um campus experimental na área das telecomunicações. Esta iniciativa da Huawei assume-se como um projeto relevante para gerações futuras. O papel da Huawei nesta aposta tecnológica que vai posicionar Portugal a nível global.”

Para assumir a liderança executiva do projeto, na função de Lab Director, as três entidades nomearam o Professor Rui Luís Aguiar, um dos mais reconhecidos investigadores da Europa, docente da Universidade de Aveiro e coordenador nacional de Redes e Serviços do Instituto de Telecomunicações.

Laboratório 5GAIner

O 5GAIner esta à disposição da comunidade académica e científica nacional, bem como do ecossistema de empreendedorismo e inovação, prevendo-se que seja possibilitado o acesso a esta infraestrutura de I&D por parte de stakeholders internacionais.