Iberanime Lx 2023
Iberanime Lx 2023. Imagem: DR

O maior evento nacional de cultura pop japonesa está de regresso a Lisboa. Durante os dias 13 e 14 de maio, a FIL abre as portas para uma viagem até ao Japão e ao mundo da BD, Cosplay, Gaming, Esports e muito mais. O Iberanime Lx 2023 é o ponto de encontro da comunidade de fãs e curiosos da cultura nipónica, que todos os anos marcam presença neste evento. Aqui, mostramos-te tudo o que vais poder encontrar durante os dois dias que prometem ser de adrenalina total.

Iberanime Lx 2023

O Iberanime Lx 2023, apresenta 3 grandes áreas temáticas. Ao longo do fim de semana vais poder descobrir mais de 50 atividades diferentes: Áreas de Cultura Tradicional Japonesa, J-POP e IA!Plus, Anime, Cosplay, Mangá, Origami, Artes Marciais, Concursos de Noodles, Retrogaming, Gaming, Para Para Dance, Workshops Gratuitos e muito mais!

Iberanime Lx 2023

Cultura Tradicional Japonesa

Embaixada do Japão

No Iberanime poderás participar nas várias atividades que a Embaixada do Japão preparou para ti: desde workshops, a concursos e competições.

Teatro de Sombras Tenshô

Uma peça com manipulação de marionetas e sombras Japonesa ao vivo, inspira-se e baseia-se em factos históricos do livro “Do Japão para o Alentejo”, de Tiago Salgueiro, e vai estar em exibição nos dois dias de Iberanime, em Lisboa.

Artes Marciais

Assiste às inúmeras demonstrações dos alunos das mais variadas academias e vem aprender mais sobre as especificidades das diversas filosofias de combate.

Aula de Japonês

Neste workshop, vais poder contactar com o sistema de escrita japonês (silabários Hiragana | Katakana e Kanji) e conhecer expressões do quotidiano japonês com a devida contextualização cultural e alguns aspetos comunicacionais da cultura japonesa.

Conferência “Viver e estudar no Japão contemporâneo”

Com a colaboração da JPAG (associação de ex-bolseiros do governo do Japão), vais poder ouvir várias experiências na primeira pessoa de como é o dia a dia de quem vive no Japão.

Escrita japonesa

A professora de Japonês, Sara Natsumi, dará uma breve explicação para a “construção” de alguns caracteres japoneses (Kanji) com base em conceitos tradicionais da cultura japonesa.

Dança pop japonesa

Assiste a um momento de dança com a versão pop da dança tradicional japonesa Bon Odori. A professora Sara Barros, vestida de yukata, vai liderar um grupo de voluntárias para executar uma versão da dança Tokyo Bon 2020.

Shamisen

Pela primeira vez no palco do Iberanime, vais poder testemunhar o som do shamisen com temas da música tradicional japonesa.

Language Craft

Na área cultural do Iberanime vais poder encontrar o stand da Language Craft, onde podes participar num clube de conversação para prática da língua japonesa, escrever o teu nome em japonês (katakana) e ainda participar no sorteio de um curso grátis de japonês.

Reiki

Vem sentir na pele a aplicação desta prática milenar, e satisfazer a tua curiosidade sobre o que é ter o poder da cura na palma das nossas mãos!

J-POP

Super Senpais

Depois do sucesso no Iberanime do Porto eles estão de volta, desta vez em Lisboa. Para quem os conhece já sabe o que esperar… Muita diversão e prémios à mistura!

Antestreia | Pokémon Jornadas Supremas

Assiste ao 25º episódio da 25.ª temporada de Pokémon “Jornadas Supremas” em antestreia no Iberanime.

Karaoke e outras atividades

Nos dois dias do evento vais poder participar nas atividades de Karaoke, Mini Quizz, K-Hazam, Anime & Co., Mega Quizz e muito mais.

Para Para Dance

São vários os momentos em que todos largam o que estão a fazer para correr até ao palco Para Para.

JOJO Pose

Tens reflexos de ninja e coragem para os mostrar? Inscreve-te no dia do evento, sobe ao palco, reproduz as poses de Jojo que vão aparecendo no ecrã e surpreende tudo e todos num dos concursos mais divertidos do evento!

Concurso Desenho Manga

Escreve e desenha a tua própria história, partilha-a com a nossa comunidade e habilita-te a ganhar 300€ em material de desenho (inscrições encerradas).

Concurso Cartaz Manga

Ilustra o cartaz do Iberanime, e habilita-te a ganhar 300€ em material de desenho e uma consultoria ao teu portefólio, realizada por profissionais conceituados da área (inscrições encerradas).

Concurso Noodles Monster

Inscreve-te no dia do evento e vem descobrir se tens mais olhos que barriga com o concurso Noodles Monster powered by Nissin Cup Noodles.

Anime Music Video – AMV

Solta a tua criatividade com a oportunidade de criar um clip de vídeo e áudio repleto dos teus animes favoritos (inscrições encerradas).

IA!plus

Board Games

O Grupo de Boardgamers de Lisboa é constituído por dezenas de pessoas de todos os sexos e das mais variadas idades, que gostam de se divertir e conviver através de jogos de tabuleiro. No Iberanime Lx 2023 qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda, não precisando sequer de saber de antemão as regras dos jogos.

K-POP

A cultura pop coreana também vai marcar presença no Iberanime Lx 2023.

Wrestling

Oriunda dos Estados Unidos esta modalidade de luta livre tem feito furor no Japão, tendo cada vez mais entusiastas e praticantes. Assiste a demonstrações desta modalidade durante os dois dias do evento.

Trading Card Games

Se preferes os Trading Card Games, cria os teus baralhos de jogo personalizados e combina-os estrategicamente com os teus objetivos de jogo. Vais precisar de uma estratégia implacável para vencer os torneios de Yu-Gi-Oh! e Magic The Gathering.

Gaming | Esports

Japan Arcade Experience

Esta foi uma das áreas mais requisitadas do Iberanime. Aqui, vais poder viver o espírito dos antigos salões de jogos numa atmosfera muito divertida.

Gala FTW

A Liga FTW celebra o seu 11º aniversário e, também, mais uma edição do FTW Awards relativos ao ano de 2022.

Nintendo

A Nintendo, empresa japonesa fabricante consolas e jogos eletrónicos, faz parte do Iberanime desde a sua criação, e este ano, mais uma vez, vai estar presente com alguns dos seus exclusivos mais populares.

PlayStation

A PlayStation, outra fabricante de jogos e consolas, também japonesa, leva ao Iberanime Lx 2023 uma seleção de exclusivos, e outros, para a PlayStation 5. No espaço PlayStation vais poder viver as emoções da Realidade Virtual com o PlayStation VR.

Workshops

Aprende a desenhar personagens manga, com Luis Figueiredo

Nesta sessão serão abordados os elementos básicos para que todos os participantes consigam criar as suas próprias personagens e futuramente colocá-las ou criá-las no mundo que sempre desejaram.

Como contar uma história em mangá, com Mário Freitas

Vem aprender a filtrar as tuas ideias e a escolher as que mais se adequam a uma história dinâmica e vibrante. Aprende a desenvolver as tuas personagens e a dar-lhes personalidade e uma voz própria.

Criação de ambientes virtuais para jogos, by ETIC

Neste workshop vais poder aprender alguns princípios de como criar um ambiente virtual para jogos, de forma a proporcionar ao jogador a experiência desejada.

Criaturas fantásticas, by ETIC

As criaturas mágicas são um elemento fundamental nos enredos da arte japonesa. Neste Workshop, vais poder ajudar na criação de uma personagem fantástica, orientado por um ilustrador/Concept Artist.

Banca de Artistas

Durante os dois dias do evento inúmeros artistas nacionais e internacionais vão expor os seus trabalhos, responder às tuas perguntas e partilhar dicas úteis sobre a sua arte.

Cosplay

Cosplay World Masters – Grand Finale

Depois de um espetáculo de cortar a respiração na última edição, chegou a tua oportunidade de fazer parte deste grupo. O Cosplay World Masters é o único concurso internacional de cosplay com final no nosso país. Ao participares nas eliminatórias, estás cada vez mais perto da possibilidade de conviver com um grupo incrível e viver uma experiência única, que ganha forma em maio de 2023, na Grande Final, em Lisboa. Vem divertir-te, fazer amigos e desafiar-te enquanto cosplayer.

European Cosplay Gathering – ECG

Queres levar o teu skit aos palcos de Paris?
Participa no European Cosplay Gathering e garante não só a tua oportunidade de conhecer as maiores caras do cosplay europeu, mas também de representar Portugal na Japan Expo, em Paris, seja na categorial individual ou de grupo (inscrições encerradas).

Cosplay de Grupo

Junta-te aos teus amigos e desafia-os a subir ao palco Iberanime. Quem sabe se para o ano os vossos trajes e skits não estarão numa competição internacional.

Iberanime Kids Contest

A paixão por cosplay não conhece idades. Este ano, pela primeira vez, o Iberanime vai dar oportunidade para também os mais novos encantarem os palcos.

Convidados

A edição deste ano do Iberanime já tem alguns convidados confirmados. Conhece-os já de seguida:

Ladybeard - Iberanime LX 2023

Ladybeard
Não se julga um livro pela capa, nem uma senhora pela barba. Depois do enorme sucesso do Ibearnime OPO’18, Ladybeard volta a Portugal para arrasar os palcos da capital. Wrestler profissional, dobrador de vozes, ator e vocalista de Heavy Metal, o nosso convidado canta, encanta e surpreende todas as plateias por onde passa. Lisboa não será diferente e temos a certeza que o espetáculo que nos dará será simplesmente inesquecível.

MION - Iberanime LX 2023

Mion
Nascida em Mie, Japão, e criada em Aichi, MION cresceu com a música à sua volta. O pai dirige uma escola de música, a mãe é professora de piano e os seus três irmãos tocam todos instrumentos. O amor pela música começou quando tinha seis anos de idade, pegando nas baquetas do irmão mais velho. Mais tarde aprendeu a tocar guitarra e piano.

Kopisuno - Iberanime LX 2023

Kopisuno
Kopisuno é um artista de graffiti e ilustrador que vem de Barcelona até Lisboa para mostrar a sua arte. Desenha e faz ilustrações com aerossol em cenários e estruturas de diferentes tamanhos e materiais. É também otaku e, por isso, durante a pausa de 2020, conseguiu fundir o seu trabalho fazendo anime graffiti, recebendo grandes elogios por parte do público e dos fãs.

Peyton - Iberanime LX 2023

Peyton
Peyton é uma cosplayer da Argentina, com 12 anos de experiência em costura, preparação de adereços e produções fotográficas. Já trabalhou com empresas como a Riot Games, Ubisoft, Epic Games e muito mais, e já fez mais de 300 fatos. Também ganhou duas vezes o circuito de cosplay da League of Legends LATAM, o Esports Awards Cosplay of the Year, e já foi júri em várias competições de cosplay tanto na Argentina como no estrangeiro.

Enji Night - Iberanime LX 2023

Enji Night
Enji Night é uma das maiores cosplayers da Europa, com quase 2 milhões de seguidores nos seus canais, e tem vindo a ganhar destaque mundialmente. Natural da Hungria e cosplayer desde 2009, Enji é conhecida pelos detalhes dos seus ‘costumes‘, pelas personalizações que faz e por investir bastante tempo desde a pesquisa de materiais até à montagem final. Com os devidos toques de maquilhagem e uma excelente produção fotográfica, é natural que receba inúmeros elogios dos seus seguidores.

Programa

Consulta o programa de cada palco do Iberanime LX 2023.
Os horários de cada atividade ainda não foram revelados pela organização.

Clica para veres a programação do palco Iberanime
PALCO IBERANIME
HORÁRIO SÁB, 13 Maio DOM, 14 Maio
TENSHÔ – TEATRO DE SOMBRAS TENSHÔ – TEATRO DE SOMBRAS
CONCURSO AMV
JOJO POSE JOJO POSE
GALA FTW
COSPLAYER INTERNACIONAL COSPLAYER INTERNACIONAL
ANTESTREIA POKÉMON JORNADAS SUPREMAS
CERIMÓNIA DE COMEMORAÇÃO 480 ANOS JAPÃO-PORTUGAL COSPLAY DE GRUPO
GRAND FINALE COSPLAY WORLD MASTERS EUROPEAN COSPLAY GATHERING
IBERANIME KIDS CONTEST MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS
MION LADYBEARD
PARA PARA DANCE PARA PARA DANCE
Clica para veres a programação do palco Nissin Cup Noodles
PALCO NISSIN CUP NOODLES
HORÁRIO SÁB, 13 Maio DOM, 14 Maio
MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS – MONSTRA
PARA PARA DANCE PARA PARA DANCE
NOODLES MONSTER NOODLES MONSTER
JAPAN DANCE CREW
CONCURSO KAMEHAMEHA
PODCAST SUPER SENPAIS ENTREGAS DE PRÉMIOS CARTAZ MANGA, DESENHO MANGA E DESENHO TATTOO
LIGA STEAMPUNK
OS SEGREDOS DA DOBRAGEM – QUIMBÉ OS SEGREDOS DA DOBRAGEM – QUIMBÉ
Clica para veres a programação de Workshops
WORKSHOPS
HORÁRIO SÁB, 13 Maio DOM, 14 Maio
COMO CONTAR UMA HISTÓRIA EM MANGÁ – MÁRIO FREITAS REIKI
CRIATURAS FANTÁSTICAS – ETIC ESCRITA JAPONESA – LANGUAGE CRAFT
CONFERÊNCIA | VIVER E ESTUDAR NO JAPÃO CONTEMPORÂNEO – LANGUAGE CRAFT CRIAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS PARA JOGOS – ETIC
SHAMISEN – LANGUAGE CRAFT ESCRITA DE ARGUMENTO – DJINN
TAIKO – EMBAIXADA DO JAPÃO DANÇA POP JAPONESA – LANGUAGE CRAFT
INTRODUÇÃO AO DESENHO MANGÁ – DJINN APRENDE A DESENHAR PERSONAGENS MANGA – LUÍS FIGUEIREDO
INICIAÇÃO AO JAPONÊS – LANGUAGE CRAFT TAIKO – EMBAIXADA DO JAPÃO
CRIAÇÃO DE UM MANGÁ DE A A Z – DJINN DEMONSTRAÇÃO DA CRIAÇÃO DE UMA PÁGINA DE MANGÁ – DJINN
Clica para veres a programação de Artes Marciais
ARTES MARCIAIS
HORÁRIO SÁB, 13 Maio DOM, 14 Maio
SUMO SUMO
KYOO SOKU KYOO SOKU
AIKIDO AIKIDO
Clica para veres a programação do palco Karaoke
PALCO KARAOKE
HORÁRIO SÁB, 13 Maio DOM, 14 Maio
RANDOM PLAY DANCE OLD SCHOOL RANDOM PLAY DANCE OLD SCHOOL
MEGA QUIZ MEGA QUIZ
RANDOM PLAY DANCE NEW ERA RANDOM PLAY DANCE NEW ERA
K-HAZAM K-HAZAM
KARAOKE SESSIONS KARAOKE SESSIONS

 

Bilhetes

O preço da entrada para um dia, varia entre os 15 euros, para crianças até aos 12 anos, e 20 euros para o público geral. A opção de bilhete familiar permite 2 crianças e 2 adultos por 55 euros. Os bilhetes podem ser comprados para sábado ou domingo. O passe para os dois dias já se encontra esgotado.

Mais informações na TicketLine ou no See Tickets.

Para os visitantes de fora de Lisboa, o Iberanime LX 2023 tem parceria com CP que, mediante a apresentação do bilhete do evento, permite adquirir bilhetes de viagem a preços reduzidos:

  • Bilhete promocional de 2€, ida e volta, nas Linhas de Cascais, Sintra e Azambuja, mediante a apresentação nas bilheteiras do comprovativo de entrada no evento.
    Tarifa disponível nos dias 13 e 14 maio de 2023.
  • Bilhete especial de 2€, ida e volta, nos Comboios Urbanos do Porto, em complemento às viagens de Longo Curso.
  • 30% de desconto nos serviços Intercidades, em ambas as classes e nos serviços Regional e InterRegional.