Asus - Meta Buffs
Asus - Meta Buffs. Imagem: DR

No passado dia 1 de setembro a Asus apresentou a sua nova linha de produtos para gaming ROG Strix, durante o evento online Meta Buffs, com destaque para as placas gráficas da série RTX 30 que prometem desempenhos superiores com uma arquitetura Asus pensada na performance térmica, os novos monitores com taxas de atualização de 360 Hz e o primeiro router do mercado com WiFi 6, além dos novos acessórios de gaming ROG: teclado, rato, tapete e headset.

Ler também:

Asus - Meta Buffs

Placas gráficas
ROG Strix GeForce RTX 30

A segunda geração do RTX está a chegar! A GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 prometem uma nova era de desempenho e fidelidade para jogadores de PC. Para aproveitar todo o desempenho destas novas GPUs, a ASUS redefiniu o conceito e criou uma nova linha proprietária a partir do zero e com as mais avançadas tecnologias.

ROG Strix GeForce RTX 30
ROG Strix GeForce RTX 30. Imagem: Asus

Apresentada durante o evento Meta Buffs, a nova ROG Strix GeForce RTX 30 apresenta melhorias no design térmico, combinada com uma arquitetura dinâmica Ampere.

Ventoinhas: a nova cobertura com detalhes em metal engloba um trio de ventoinhas com tecnologia Axial ajustadas para cumprir objetivos específicos. A ventoinha central utiliza um anel completo composto por e 13 lâminas para fornecer pressão estática aumentada que impulsiona o ar através do dissipador de calor para o difusor térmico. As duas ventoinhas externas têm 11 lâminas cada e anéis que permitem uma maior dispersão lateral e fornecem um melhor fluxo de ar através da matriz de arrefecimento. A turbulência entre as ventoinhas é reduzida devido a uma reversão da direção de rotação da ventoinha central. Os conectores FanConnect II permitem que as ventoinhas sejam ajustadas com base nas temperaturas da CPU e do GPU, oferecendo entrada extra ou descarga para as tarefas 3D exigentes e outras cargas de trabalho.

Dissipador de Calor: apresenta uma maior dimensão e foi projetado para aproveitar o aumento do fluxo de ar. Para retirar o calor da matriz e colocá-lo no dissipador de calor, a tecnologia MaxContact foi utilizada para polir a superfície do dissipador e melhorar a suavidade a um nível microscópico. A superfície plana extra permite um melhor contacto com a matriz para uma melhor transferência térmica.

Switch Dual BIOS: incluído na placa permite escolher entre perfis de “desempenho” e “silencioso” sem software.

Circuito de deteção de tensão: monitoriza quedas da tensão, apresentando um LED vermelho de forma a indicar um problema na fonte de alimentação, tornando mais fácil descobrir a origem de falhas.

Parte frontal: inclui elemento RGB que pode ser personalizado através do utilitário Armoury Crate e a estrutura de metal que reforça a placa gráfica adiciona ainda mais durabilidade.

Parte traseira: revela uma placa em metal com uma abertura ampla. A ventilação permite que o ar quente saia para os ventiladores de descarga do chassis em vez de ser reciclado de volta para o refrigerador da GPU.

ROG Strix GeForce RTX 30

Todas as melhorias de design nas novas placas gráficas ROG Strix GeForce RTX 30 resultam num grande salto relativamente ao design térmico. Combinado com o excelente desempenho da arquitetura NVIDIA Ampere, os gamers agora têm acesso a novas experiências que variam de frame rates elevadas nos jogos mais competitivos a uma jogabilidade de alta resolução em jogos AAA imersivos.

ROG Strix GeForce RTX 30

Monitores
ROG Swift PG259QN, PG259QNR e PG329Q

A Asus apelida-os como os “monitores de gaming mais rápidos do mundo”. Com um design moderno ao estilo que a linha ROG já nos habituou, apresentam as mais modernas tecnologias para responder a todas as exigências dos videojogos modernos.

ROG Swift PG259QN
Tx Atualização Dimensões Resolução Tecnologia NVidia G-Sync
360 Hz 24,5 polegadas 1920 x 1080 Fast IPS sim

ROG Swift PG259QN

ROG Swift PG259QNR
Tx Atualização Dimensões Resolução Tecnologia NVidia G-Sync
360 Hz 24,5 polegadas 1920 x 1080 Fast IPS sim

ROG Swift PG259QNR

Tempo de resposta: 1 ms.

Reflex Latency Analyzer (PG259QNR): é uma ferramenta de medição de latência do sistema. O desempenho do PC em jogos mais competitivos está relacionado com a capacidade de resposta — a velocidade com que o ecrã é atualizado após os cliques ou movimentos do rato. O Reflex Latency Analyzer deteta os cliques provenientes do rato e, de seguida, mede o tempo que demora os pixeis mudarem no ecrã.

ROG Desk Mount Kit (PG259QNR): é um kit de montagem em mesa que pode ser trocado pelo suporte do monitor em apenas três passos simples e tem uma braçadeira em C que abre até 80 mm de largura, compatível com a maioria das mesas/secretárias.

ROG Swift PG329Q
Tx Atualização Dimensões Resolução Tecnologia NVidia G-Sync
175 Hz 32 polegadas 2560 x 1440 Fast IPS sim

ROG Swift PG329Q

Tecnologia Quantum-dot com pré-calibração de cores de origem, certificação DisplayHDR 600, DCI-P3 98% e sRGB 160% oferecem um amplo espectro de cores e uma incrível fidelidade. ASUS Extreme Low Motion Blur Sync (ELMB Sync) elimina o desfocar do movimento sem sacrificar as taxas de atualização varáveis, e o overdrive personalizado no ROG Swift PG329Q destaca-se na suavidade das imagens, ajustando dinamicamente a resposta do pixel para comportar uma gama inteira de taxas de atualização que disponibilizam imagens mais nítidas.

Router
ROG Rapture GT-AXE11000

A ASUS revela que foi a primeira a lançar um router WiFi 6 que oferece uma largura de banda mais ampla e melhora os canais de 160 MHz do WiFi 6E com este primeiro router WiFi 6E no mundo.

ROG Rapture GT-AXE11000

  • Design tri-band;
  • Conectividade: 802.11ax WiFi 6E;
  • Velocidades até 11.000 Mbps, possui agregação WAN para velocidades até 2 GB por segundo;
  • WiFi 6 4×4 e uma porta LAN de 2.5 gigabit por segundo, as redes com e sem fio podem atingir velocidades de mais de 1 GB por segundo;
  • CPU quad-core 1.8 GHz 64-bit com 1 GB de RAM.

Este router utiliza o mais recente amplificador de potência de 6 GHz para melhorar a cobertura e a qualidade do sinal.
A tecnologia WiFi 6E aproveita o novo espectro de rádio disponível na banda de 6 GHz, que tem três vezes mais largura de banda que o da banda de 5 GHz. Para além disso, adiciona sete canais extras de 160 MHz ao padrão atual do WiFi 6, oferece latência mais baixa e será dedicado a dispositivos WiFi 6E para manter altas velocidades que não serão afetadas por dispositivos anteriores.

Teclado
ROG Strix Scope RX

É o primeiro teclado de gaming RGB mecânico a apresentar os ROG RX Red Optical Mechanical Switches, os primeiros com um design quadrado e oco com RGB LEDs incorporados para uma iluminação geral por tecla. O design exclusivo de cada botão oferece um “bounce delay” perto de zero de forma a garantir a ativação instantânea no momento em que a tecla é pressionada. A haste quadrada e o mecanismo estabilizado X oferecem uma pressão de tecla sem oscilação, enquanto a vida de 100 milhões de pressões por tecla garantem uma extrema durabilidade.

ROG Strix Scope RX

O ROG Strix Scope RX oferece uma cobertura superior e resistência à água e poeira IP56 que garante mais durabilidade e longevidade. Mais características:

  • Preparado para jogos FPS, com uma tecla Ctrl alargada para ‘Crouch’ (agachamento), e outros comandos;
  • Porta USB 2.0 pode ser usada para carregar o dispositivo ou armazenamento externo;
  • Tecla Stealth oculta todas as aplicações e remove o áudio de forma a garantir uma privacidade instantânea;
  • Botão quick-toggle altera rapidamente entre as funções e entradas de media;
  • Logótipo ROG retroiluminado e com efeitos de iluminação personalizáveis;
  • Utilitário de software Armoury Crate permite personalizar perfis de utilizador, mapear teclas, gravar macros ou até mesmo monitorizar estatísticas de hardware durante o jogo.

Rato
ROG Keris Wireless

Pesa apenas 79 gramas pensado para as longas maratonas de jogo. Resulta da colaboração da ROG com uma equipa profissional de Esports para, durante seis meses, desenvolverem um produto que cumpra as exigências dos jogadores profissionais.

ROG Keris Wireless

  • Conectividade tri-mode: opção sem fios de 2.4 GHz, Bluetooth LE ou USB com fio quando precisar de ser carregado;
  • Sensor de alta velocidade: 16.000 dpi, 400 ips e aceleração de 40 g para uma precisão e rapidez premium;
  • Design “push-fit switch-socket”: exclusivo da ROG como o novo ROG Micro Switch, que oferece uma durabilidade de 70 milhões de cliques e uma junção de ouro cromado para uma maior longevidade.
  • Textura firme dos botões L/R feitos de PBT, oferece uma durabilidade excecional e a sua base arredondada, 100% TPFE, proporciona um movimento suave em qualquer tapete.
  • Permite trocar os botões laterais que apresentam cores diferentes de forma a apresentar mais opções de personalização;
  • Cabo ROG extremamente macio reduz a fricção.

Headset
ROG Delta S

Com apenas 300 gramas, possui almofadas ROG Hybrid ergonómicas com formato em D que dão um conforto incomparável durante as longas sessões de gaming.

ROG Delta S

  • ESS 9281 CODEC com tecnologia QUAD DAC;
  • Tecnologia Master Quality Authenticated (MQA): tecnologia premiada que oferece arquivos de áudio com qualidade de estúdio para todos os detalhes da gravação original;
  • Microfone com IA de cancelamento de ruído oferece comunicações de voz nítidas e drivers ASUS Essence exclusivas;
  • Conector USB-C permite que os utilizadores trocar entre PC, consola ou dispositivo móvel sem necessitar de trocar de headset;
  • Iluminação RGB circular e personalizável pode ser usada com outro equipamento compatível com Aura Sync e possibilita efeitos de iluminação em sintonia com a voz dos utilizadores.

Tapete
ROG Scabbard II

Um tapete de rato de grandes dimensões oferece espaço para um teclado, rato e outros equipamentos de gaming, é feito de um tecido com nano-revestimento de qualidade militar, resistente a água, óleo e poeira. Os cantos têm costuras fortes e finas contra o desgaste e a base de borracha é antiderrapante.

ROG Scabbard II

Ventoinha de arrefecimento
ROG Strix XF 120

Esta ventoinha de arrefecimento versátil com modulação de largura de impulsos (pulse-width modulation – PWM) de 4 pinos de 120mm foi testada e verificada para oferecer perfis acústicos otimizados em vários níveis de desempenho.

ROG Strix XF 120

  • Fluxo de ar de 62,5 pés cúbicos por minuto (CFM);
  • Pressão estática de 3.07 mm H2O;
  • Hub da ventoinha apresenta um maior espaço para o fluxo de ar;
  • Pás aerodinâmicas e a curvatura dos suportes da estrutura ajudam a direcionar o fluxo de ar minimizando a turbulência;
  • Longevidade de 400.000 horas;
  • Intervalo de operação de 250 a 1800 RPM, a ventoinha pode ser ajustada para um mínimo de 250 RPM ou até mesmo desligar-se automaticamente quando definida para 0% do ciclo de trabalho PWM;
  • Tecnologia de levitação magnética que reduz o atrito quando a ventoinha roda, enquanto as lâminas com ranhuras e um design anti vibratório diminuem ainda mais o ruído.
Preços e Disponibilidade
Os novos equipamentos ROG serão disponibilizados em breve no mercado português, quer através da loja online oficial da marca quer de outros parceiros de venda.