Festa do Japão 2019
Festa do Japão 2019. Imagem: Embaixada do Japão

A Festa do Japão em Lisboa é um evento inserido na programação das Festas da Cidade de Lisboa, que tem por objectivo celebrar a amizade e cultura entre o Japão e Portugal, sem quaisquer fins lucrativos, evocando não só a expressão e o papel que a cultura japonesa tem desempenhado na cidade de Lisboa, mas também a importância do intercâmbio cultural entre pessoas, sob as mais diversas formas.

Este ano, a Festa do Japão durante o dia 22 de junho, no Jardim Vasco da Gama, em Belém, com animação permanente desde as 14 horas até às 22 horas. A entrada é livre e a diversão assegurada. Os fãs da cultura nipónica e todos os curiosos vão poder desfrutar de um dia com música, canto, tambores, cosplay, artes marciais, poesia, arranjos florais, jogos e muito mais.

Festa do Japão 2019
Festa do Japão 2019. Imagem: Embaixada do Japão

Consulta o programa em baixo para saberes tudo o que vai acontecer:

Programa de Palco

14h00 – 15h30 Demonstração de Artes Marciais
Associação Portuguesa de Karate Do Wado Ryu
Associação Portuguesa de Kendo
Associação Shotokai de Portugal
Centro de Artes Orientais
Federação Portuguesa de Aikido
Federação Portuguesa de Jujutsu e Disciplinas Associadas
Iaido Clube de Portugal
Karate Okinawa Goju Ryu
Atarashi Naginata
Kobudo
15h40 – 16h10 Apresentação de Tambores (Grupo Tomoro)
16h15 – 16h35 Cerimónia de Abertura
16h45 – 17h10 Desfile de Cosplay – Associação de Cosplay de Portugal
17h15 – 17h45 Apresentação de Shamisen e Canto, com Hibiki Ichikawa e Akari Mochizuki
18h00 – 18h15 Dança do Clube do Japão
18h25 – 18h55 Apresentação de Tambores, com Keita Kanazashi with TAIKO ENISHI
19h05 – 19h45 Tanabata Quiz
19h50 – 20h00 Apresentação Cosplay Solo
20h10 – 20h40 Apresentação de Tambores (Grupo Tomoro)
20h50 – 21h10 Apresentação de Shamisen e Canto, com Hibiki Ichikawa e Akari Mochizuki
21h15 – 21h45 Apresentação de Tambores, com Keita Kanazashi with TAIKO ENISHI
21h50 – 22h00 “Bon-odori”, dança tradicional japonesa

Programa Tenda Embaixada do Japão

14h00 – 15h30 Demonstração de Ikebana (arte das flores/arranjos florais)
[Ikebana International]
16h00 – 17h00 Demonstração de Origami (dobragens em papel)
[Prof.ª Fátima Granadeiro]
17h00 – 18h00 Sessão sobre Haiku (poesia japonesa)
[Prof.ª Leonilda Alfarrobinha]
18h00 – 19h00 Demonstração de Furoshiki (embrulhos em tecido)
[Susana Domingues]
19h00 – 20h00 Jogo japonês “Kingyo sukui” (apanha do peixinho dourado)
[Museu do Oriente]

Apresentações Culturais em Palco

Festa do Japão - Keita Kanazashi e Taiko Enishi Grupo de tambores japoneses com o artista Keita Kanazashi e Taiko Enishi (6 artistas em palco)
Presença especial do instrumentista Keita Kanazashi, conceituado músico de tambores japoneses, com várias apresentações a nível internacional, desenvolvendo diversas actividades para a divulgação deste instrumento musical japonês no estrangeiro. Estiveram na Festa do Japão em 2018.
Festa do Japão - Hibiki Ichikawa e Akari Mochizuki Apresentação de Shamisen e Canto com Hibiki Ichikawa e Akari Mochizuki (2 artistas em palco)
Hibiki Ichikawa é o único instrumentista profissional de Tsugaru Shamisen (instrumento de 3 cordas) na Europa. Akari Mochizuki é a única cantora de Enka (canção típica popular japonesa) no Reino Unido. Hibiki e Akari irão demonstrar a fantástica gama de Tsugaru Shamisen, incluindo performances a solo e de canto.
Festa do Japão - Grupo Tomoro Apresentação de Tambores pelo grupo Tomoro (2 artistas)
Tomoro é um duo japonês de Tóquio, formado em 2004, constituído por Tetsuro Naito (percurssionista) e Tomoko Takeda (flautista) verdadeiros intérpretes da música tradicional do Japão, de fusão com a música ocidental contemporânea, em particular a europeia. Estiveram na Festa do Japão em 2015.
Quiz Tanabata
Jogo de perícia inspirado no festival Tanabata que consiste na resposta a perguntas sobre o Japão num sistema de “verdadeiro/falso”. O vencedor recebe uma viagem ao Japão para duas pessoas..

Apresentação de Cosplay

Promovida pela Associação de Cosplay de Portugal, irá desenvolver-se um desfile de “cosplayers”, no âmbito da promoção da cultura pop japonesa. Esta associação pretende dar a conhecer esta arte performativa japonesa em Portugal.

Apresentação de Cosplay a solo por Inês Cotrim. A actuação proposta é de dança e canto, sendo baseada nas actuações das idols japonesas, mostrando um pouco da cultura pop japonesa numa área diferente. A Inês Cotrim já actuou em eventos como o IberAnime, Asian Culture Party, Anicomics, Semana Cultural Asiática na Faculdade de Letras de Lisboa e Cosplay Art Festival.

Iberanime Lx 2017
Foto: Actigamer

A Festa do Japão em Lisboa é um evento organizado pela Embaixada do Japão, em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Junta de Freguesia de Belém, Câmara de Comércio e Indústria LusoJaponesa, Associação de Amizade Portugal-Japão e Clube do Japão.