Street Gaming Cantanhede

Os videojogos são uma forma de entretenimento cada vez mais popular e diversificada, que abrange desde os clássicos jogos de plataformas e puzzles até aos simuladores de realidade virtual e jogos online multijogador. Para os apaixonados por esta arte interativa, nada melhor do que participar num evento dedicado exclusivamente ao universo dos videojogos: a primeira edição do festival “Street Gaming Cantanhede“, que irá decorrer entre os dias 9 a 11 de junho, em Cantanhede. Neste artigo, vamos contar-te tudo o que precisas de saber sobre este evento, que promete ser uma experiência inesquecível para os gamers de todas as idades e gostos.

O “Street Gaming Cantanhede” é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Cantanhede e do Museu LOAD ZX Spectrum, através da Associação Geração Spectrum, e que conta com o apoio da MF/Gaming.

Street Gaming Cantanhede
9 a 11 de junho
Praça Marquês Marialva, Cantanhede
Entrada gratuita

O evento vai ter dois palcos: uma tenda, com uma atmosfera mais divertida, de cerca de 400 metros quadrados, montada na Praça Marquês Marialva, e o Museu LOAD ZX, localizado a poucos passos de distância, onde se poderá ver uma exposição sobre a história do Gaming, com relíquias do mundo dos videojogos a juntarem-se ao acervo já singular do museu.

Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, acredita que este evento poderá ficar na história e espera que seja um ponto de partida para futuras edições, levando a Cantanhede um público maioritariamente jovem, fugindo à tendência dos tradicionais turistas. O autarca reforça que “Um evento diferenciador é um catalisador de novos públicos, daí o nosso empenho em proporcionar um festival que fique na memória de quem nos visitar.”

Já João Diogo Ramos, o curador do Museu LOAD ZX encaixa a iniciativa na estratégia do museu sair das quatro paredes e levar o gaming à rua. Além disso, realça que “Cantanhede continua a afirmar-se neste domínio, não só com todo o trabalho singular a nível mundial do Museu LOAD ZX, mas também agora com um evento, diferente e incomum, na região Centro e que queremos que se afirme nos próximos anos”, comentou.

Marco Fresco, da MF/Gaming, que lidera a animação do palco e do evento, revelou algumas das novidades que vão estar à disposição dos visitantes – ao longo dos três dias do festival, os fãs de videojogos vão poder descobrir e experimentar ou relembrar os jogos mais antigos, com arcades originais da época, mergulhar no retrogaming com computadores e consolas, e ainda desafiar os amigos em Fortnite ou outros jogos. Poderão também subir ao palco, pegar no comando de uma PlayStation 5 e divertir-se com jogos como Crash Team Racing, Dragon ball Fighter Z, Overcooked, Tetris Effect: Connected e Team Sonic Racing, além de participar em torneios de Mortal Kombat 11 e FIFA 23 e testar os seus conhecimentos sobre videojogos com concursos / quizzes que prometem envolver toda a audiência.

Programação

No dia 8 de junho, feriado, ocorrerá a primeira Conferência de ZX Spectrum em Portugal. O evento reunirá empresas e pioneiros que contribuíram para o sucesso do ZX Spectrum em Portugal, ajudando a promover o gaming no país.

No sábado, dia 10 de junho, os visitantes vão poder conhecer duas figuras do streaming nacional: Impakt e Move Mind. Eles têm uma história especial com a região Centro e vão partilhar com os fãs as suas experiências e dicas.

No domingo, dia 11 de junho, haverá um concurso de cosplay, onde jovens talentosos transformam-se em personagens dos videojogos e da cultura pop.