Agência Nacional de Inovação
© Agência Nacional de Inovação

A KIT-AR, uma startup inovadora de realidade aumentada foi reconhecida pela Agência Nacional de Inovação (ANI) com o prémio “Born From Knowledge” (BfK), distinguindo o seu trabalho de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e do conhecimento científico e tecnológico aplicado ao seu produto.

No mercado desde 2018, a KIT-AR desenvolveu um kit tecnológico único que permite aplicar a Realidade Aumentada aos processos industriais com vista a dar instruções mais claras aos recursos humanos e a reduzir os erros potencialmente a zero. Com escritórios no Reino Unido e em Portugal, o produto da KIT-AR faz uso da realidade aumentada e da inteligência artificial para identificar, rastrear e reduzir erros nas linhas de produção, assim como para identificar oportunidades de melhoria contínua no mercado automóvel, aerospacial e fabrico eletrónico. O seu kit possibilita ainda um controlo de qualidade automático, feito em tempo real e integrado no processo de fabrico, tendo já obtido uma redução de 10% do período de fabrico ou o aumento de 20% na produtividade em linhas de produção.

Atualmente, a KIT-AR desenvolve projetos com marcas como OGMA, Volkswagen Autoeuropa e outras entidades de referência do setor automóvel e aeroespacial.

Manuel Oliveira, CEO e cofundador da KIT-AR:

“É uma honra sermos reconhecidos pelo nosso compromisso com a excelência em Investigação e Desenvolvimento. Na KIT-AR, acreditamos que promover a inovação na indústria é essencial, não só para as empresas poderem alcançar os seus objetivos de forma mais eficiente, como para apoiar novas práticas de trabalho que valorizem todo o trabalhador fabril.”

Das mais de 190 startups candidatas, a KIT-AR foi selecionada durante a final do Prémio EmpreendedorXXI, uma iniciativa promovida pelo Banco BPI e CaixaBank, que conta já com 16 edições e mais de 7,5 M€ no apoio ao crescimento de mais de 465 empresas.

O BfK Awards é organizado pela ANI, que tem como objetivo promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal tendo, para isso, parcerias com alguns dos prémios de inovação de maior prestígio no país.

António Grilo, presidente da ANI:

“É com grande orgulho que a Agência Nacional de Inovação volta a distinguir, através do BfK Awards, projetos que contribuem para um futuro melhor da nossa economia e sociedade. A KIT-AR é um desses exemplos: uma empresa que, embora em início de atividade, já contribui para o desenvolvimento inovador e tecnológico de um dos setores que mais aposta em I&D no nosso país e que tem uma maior representatividade no nosso Produto Interno Bruto e nas nossas exportações. A Realidade Aumentada aplicada aos processos produtivos, permite não só reduzir erros e imprimir maior rapidez aos mesmos, como também reduzir custos.”

A KIT-AR já tinha sido vencedora do Programa Acelerador 5G NOS/AWS, pela criação de uma solução que utiliza o 5G, realidade aumentada e inteligência artificial, para melhorar os processos de produção em unidades industriais.