Starfield
Starfield

Starfield é um jogo de RPG de ficção científica desenvolvido pela Bethesda, com data de lançamento prevista para 6 de setembro, para PC e Xbox Series X|S. Os jogadores que adquiriram antecipadamente a edição premium ou colecionador tiveram acesso ao jogo alguns dias antes e já puderam experimentar aquele que será um dos jogos mais aguardados do ano.

Mas se Starfield prometia ser uma aventura épica pelo espaço, com um universo rico em história, personagens e planetas para explorar, muitos jogadores dececionaram-se com o desempenho do jogo, que apresenta diversos problemas técnicos e de design que comprometem a imersão e a diversão.

Problemas reportados

  • Bugs e glitches: Starfield está repleto de erros que atrapalham a jogabilidade, como personagens que ficam presos em objetos, missões que não são concluídas corretamente, animações que falham ou se repetem, efeitos visuais que não funcionam ou são exagerados.
  • Desempenho: Starfield exige um hardware potente para um bom desempenho, mas mesmo assim sofre com quedas de fps (frame rate), travamentos e longos tempos de carregamento. Alguns jogadores relataram que o jogo consome muita memória RAM e CPU, causando sobreaquecimento e até desligamento dos dispositivos. Além disso, o jogo não possui opções de otimização gráfica que se ajuste automaticamente à capacidade de cada computador.
  • Navegação: Starfield inclui um sistema de navegação espacial que é pouco intuitivo e frustrante. O jogador terá de controlar a sua nave manualmente, o que não é por si só mau, mas não tem acesso a um mapa no HUD ou a um piloto automático que facilite a viagem entre os planetas. O combate espacial é simplista e repetitivo, sem oferecer muita variedade ou desafio. Muitos jogadores preferem evitar as batalhas espaciais para se focarem nas missões terrestres.
  • História: Starfield tem uma história principal pouco envolvente e ofuscada pelas inúmeras missões secundárias que são genéricas e sem graça. O jogo não oferece muita liberdade de escolha ou consequência para as ações do jogador, seguindo um roteiro linear e previsível.
  • Personagens: São básicos e estereotipados, sem despertar muita empatia ou curiosidade do jogador. Comportam-se de forma mecânica e pouco inteligente, muitas vezes bloqueando o jogador ou o seu campo de visão. São pouco úteis em combate e podem despertar os inimigos quando o jogador prefere jogar de forma mais furtiva.

Starfield

Sugestões de correção no PC

Para melhorar o desempenho do jogo Starfield, deixamos aqui algumas dicas e ajustes que podem melhorar a experiência e eliminar o lag:

Requisitos Mínimos

Antes de qualquer sugestão, deves ter a certeza que o teu PC cumpre os requisitos mínimos ou recomendados do jogo. Se o teu PC não for potente o suficiente, poderás ter problemas de desempenho, travamentos e superaquecimento.

Reduz a Qualidade Gráfica

O jogo inclui um menu de configuração com opções gráficas. Experimenta reduzir ou mesmo desligar todos efeitos gráficos que consomem muitos recursos, como sombras, reflexos, anti-aliasing, motion blur, etc.

Atualiza as drivers da tua placa gráfica e da teu sistema operativo. Drivers desatualizadas podem causar conflitos e incompatibilidades com o jogo.

Não recomendamos a edição de ficheiros do jogo com códigos ou configurações sugeridas na Internet. Além de poder corromper a instalação do jogo permanentemente, também não oferecem nenhuma melhoria que não possa ser realizada com as sugestões que descrevemos aqui.

Resolve Problemas de Travamentos

Instala o jogo numa drive SSD para acelerar os tempos de carregamento e as transições entre os locais. Esta solução corrige os problemas de travamentos quando algum personagem fala, diálogos, ou quando entras num ambiente mais complexo.

Também é possível, embora menos provável, que o teu antivírus ou firewall esteja a bloquear ou restringir o acesso do jogo à Internet ou aos ficheiros do jogo. Desativa ou configura o teu antivírus ou firewall para não interferir com o jogo.

Liberta Recursos do Sistema

Fecha os programas em segundo plano que podem estar a usar a memória RAM, CPU ou a Internet. Podes usar o gestor de tarefas para verificar quais os programas estão a consumir mais recursos.

Usa um programa de otimização ou overclocking para melhorar o desempenho da tua placa gráfica, do CPU ou da RAM. Mas cuidado! Esta deve ser a tua última opção e deves ter atenção para não exceder os limites seguros e danificar os componentes. Esta sugestão deve ser realizada apenas por pessoas com conhecimentos técnicos.

Se nada resultar e o jogo continuar a apresentar problemas, então apenas podemos sugerir que esperes algum tempo. Para corrigir permanentemente os problemas de Starfield, a Bethesda terá de lançar uma atualização urgente que resolva os bugs e glitches, melhore o desempenho e a otimização gráfica, reformule o sistema de navegação espacial e adicione mais profundidade e variedade às missões secundárias e aos personagens. Ah.. não esquecendo um modo multijogador. Assim, Starfield poderá tornar-se no jogo espacial que todos querem jogar.