Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

O Rock in Rio Lisboa não vive só de música. Hoje trazemos mais novidades sobre a 9ª edição do festival que irá levar milhares de pessoas ao Parque da Bela Vista. Desta vez não falamos de artistas, nem de criadores do mundo digital ou da roda PiscaPisca. Com uma mistura de sustentabilidade, gastronomia e entretenimento, é altura de descrevermos o Continente Chef’s Garden, um espaço onde chefs renomados assinam menus que vão fazer as delícias de todos os visitantes.

A apresentação do Continente Chef’s Garden foi, mais uma vez, na Casa de Pedra, no Parque da Bela Vista, o ponto de encontro para todos os assuntos relacionados com o Rock in Rio Lisboa. No passado dia 3 de maio, Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, foi a anfitriã de uma festa que contou com música, convidados e, claro, menus de assinatura para degustação, ou não estivéssemos a falar dos chefs portugueses Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral.

Bem-vindo ao Continente Chef’s Garden.
Hoje, servimos futuro.

É este o menu principal do novo espaço do Rock in Rio Lisboa – uma área de refeições com 400 lugares sentados, com sombra.

E ainda, um palco, o Chef’s Stage, onde Ljubomir Stanisic, um dos nomes – e rostos – mais mediáticos da Gastronomia em Portugal, assume os comandos para promover vários momentos ao longo do dia que pretendem provocar e envolver o público nas temáticas da alimentação sustentável, trazendo, para isso, convidados especiais e “juntando uns pozinhos” de arte e entretenimento. Ainda neste palco, intercalando com os momentos conduzidos pelo chef Estrela Michelin, haverá concertos e DJ sets.

O Continente Chef’s Garden pretende chamar a atenção do público para a necessidade de adotar uma alimentação sustentável, capaz de minimizar a pegada alimentar dos portugueses que, segundo dados recentes da Universidade de Aveiro, é a maior de todo o Mediterrâneo (o país importa 73% dos alimentos que consome, o que contribui para o facto de a alimentação pesar 30% na pegada ecológica dos portugueses).

Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio:

“O Rock in Rio é a prova de como a música e o entretenimento podem – e devem – estar ao serviço de temas relevantes para a construção de um mundo melhor. É por isso que no Continente Chef’s Garden juntamos os maiores nomes da gastronomia em Portugal, trazemos receitas com cunho sustentável e recheamos um palco com propostas provocadoras, vários convidados e diferentes formatos de entretenimento, com dicas e sugestões de hábitos alimentares mais sustentáveis.”

Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

A partilhar esta mesma visão está o Continente, que se junta ao Rock in Rio levando mais entretenimento e gastronomia à Cidade do Rock.

Tiago Soeiro, Brand Activation and Sponsorships Manager no Continente:

“O Rock in Rio Lisboa 2022 marca o regresso do Continente ao apoio a grandes festivais de música. Queremos estar onde estão os nossos clientes e é com muito entusiasmo que nos associamos ao Continente Chef’s Garden.”

Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

Unidos Contra o Desperdício

Reforçando o compromisso de se tornar num evento Zero Desperdício Alimentar até 2030, o festival assinou, juntamente com os chefs Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral, a adesão ao movimento cívico e nacional Unidos Contra o Desperdício, do qual o Continente também faz parte. Um movimento que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio do Secretário-Geral da ONU e que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar, reforçando a importância de cada um de nós nesta luta.

Rock In Rio Lisboa 2022

De olhos postos no Futuro

Continente Chef’s Garden

Os chefs Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral foram os nomes escolhidos por Nuno Nobre, consultor gastronómico há mais de 20 anos, para liderar a cozinha do Continente Chef’s Garden. Os quatro conceituados chefs portugueses, que dispensam apresentações, desenvolveram menus especiais que, nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, os visitantes da Cidade do Rock poderão experimentar.

Nuno Nobre, consultor gastronómico:

“Procurámos trazer influências de diferentes regiões do país, combinando-as com sustentabilidade e saúde. Por isso convidámos chefs de Norte a Sul de Portugal que, por sua vez, irão trabalhar com produtores locais e definimos como conceito gastronómico os ecossistemas mais representativos da gastronomia portuguesa – a Agricultura & Pecuária, as Florestas, o Mar e os Rios.”

Agricultura & Pecuária
chef Vítor Sobral

Das suas propostas gastronómicas fará parte um Hambúrguer de Vitela Arouquesa com Cebola caramelizada, Tomate, Rúcula e Queijo da Ilha de São Jorge e uma Mousse de Chocolate de Melgão com Morangos confitados, Flor de sal e Açafrão dos Açores, entre outros pratos.

O chef, mestre em conservar temperos e sabores tipicamente portugueses, confessa que “fico a pensar o que será do nosso alimento se não cuidarmos da nossa terra. Tenho a influência dos sabores alentejanos no sangue, e a preocupação com o que consumimos. A minha paixão e criatividade, no que toca a tachos e temperos, está aliada à sustentabilidade na alimentação, no apoio aos pequenos produtores e às formas de diminuir os processos industrializados”.

Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

Floresta
chef Justa Nobre

Entre outros pratos, irá servir uma Sopa fria de Beterraba com Amêndoas Crocantes e um Leite-creme de Abóbora com Frutos do Bosque.

Nascida no coração transmontano, a chef conhecida por reinventar a boa cozinha portuguesa refere que “gosta de criar pratos com os ingredientes presentes na natureza, como cogumelos e frutos do bosque. Esses elementos são fáceis de serem encontrados nas florestas e bosques e não sofrem quase nenhuma interferência do homem ou tratamentos químicos, o que é muito importante para a sustentabilidade dos alimentos”.

Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

Mar
chef Noélia Jerónimo

Apresentará opções como Tosta de Cavala e Wrap de Polvo com Batata-doce e piso de Coentros, além de outras iguarias.

A chef algarvia, que em 2021 foi distinguida com o prémio Chef do Ano do Guia Boa Cama Boa Mesa, diz que “temos que tomar cuidado ao trabalhar os elementos do mar, muito deles estão em risco de extinção. O mar representa natureza, luz e renovação de vida. Um dos peixes que mais sofre com as cotas chegando ao máximo é o atum, então decidimos optar por peixes tão nutritivos e ricos em sabor quanto o atum, como a sardinha e a cavala, e, para mim, uma das coisas primordiais na cozinha é não perder o sabor do alimento e nem abusar com excesso de coisas no preparo”.

Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

Rios
chef Miguel Castro e Silva

Apresentará pratos como uma Sopa seca de Lúcioperca e couve.

O chef, também conhecido como um dos grandes mestres da cozinha em Portugal, recorda que “na cozinha do interior se recorria aos produtos de proximidade como o peixe de rio e hortícolas cultivadas em hortas com grande diversidade”.

Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

Wine Bar

Dentro do Continente Chef’s Garden há, ainda, espaço para um Wine Bar da Sogrape Vinhos: um espaço que oferece liberdade para entender, escolher e aproveitar os melhores vinhos de forma simples e agradável, num ambiente relaxado e acolhedor, que também contará com degustações informais.

Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

Chef’s Stage Programação

No Continente Chef’s Garden não há só deliciosos menus de assinatura. No Chef’s Stage há música, entretenimento, gastronomia e sustentabilidade. Mas tal como em todas as receitas de sucesso, também este palco tem um mentor por trás.

Ljubomir Stanisic, um dos nomes – e rostos – mais conhecidos dos portugueses quando se pensa em Gastronomia, capaz de combinar alimentação, sustentabilidade e entretenimento melhor que ninguém. É precisamente isso que o chef levará a palco no Rock in Rio Lisboa, juntando vários convidados de diferentes áreas – desde artistas, a chefs, produtores e outros – para criar momentos únicos e especiais, bem à sua imagem.

Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

Conhecido, não só, pelo seu dom culinário e projetos de restauração de sucesso (que já lhe valeram uma Estrela Michelin), Ljubomir Stanisic também se destaca pela sua vertente de comunicador. O chef jugoslavo é um exemplo de sustentabilidade e prova disso são os muitos projetos e iniciativas que há vários anos implementa nos seus restaurantes – e no seu estilo de vida -, sendo o próprio um verdadeiro agente transformador, contribuindo para consciencializar e influenciar positivamente outros a adotar novos hábitos.

Todas as noites, os festivaleiros vão poder saborear as ofertas gastronómicas dos chefs ao som de diferentes DJs portugueses.

Todos os dias, entre vários momentos protagonizados por Stanisic, sobem ao palco as bandas de várias empresas, curadas pelo projeto Brands Like Bands.

Brands Like Bands, criado em 2013, acredita no poder mobilizador da música para mudar o mundo. O projeto reúne bandas de empresas de diferentes setores, com membros de todos os cargos e níveis hierárquicos. Ao longo dos anos o projeto já apoiou mais de 20 causas sociais e ambientais, em Portugal e no Estrangeiro.

Durante os dois fins de semana do festival vão, assim, subir ao Chef’s Stage bandas como os GoBand, Hollymood, The Relevants, The Group, HumansR, Ecocardiobanda, The Igniters, The Mercernaries, Electric Bang, BBS, Sharing Beauty Band, Rock.io, Tier One Band, ITA, Noises, Armstice, Mucho Love & Landing J’s, The PickUps, Banda Larga, People2People e Banda Autêntica, da Super Bock Group.

Rock in Rio Lisboa 2022: Continente Chef's Garden

A receita é sustentável

Continuando o trabalho já realizado em edições anteriores, a 9ª edição do Rock in Rio vai reforçar a sua conduta sustentável na área da alimentação e bebidas. Assim, os alimentos utilizados na Chef’s Stage serão de origem nacional e de fornecedores locais, como parte do plano de redução da pegada carbónica, fomentando a economia local e promovendo o uso de produtos sazonais.

Com o objetivo de, até 2030, se tornar num evento Zero Desperdício, as receitas serão confecionadas tendo em conta o máximo aproveitamento das matérias-primas, adotando o conceito de “dose certa” para evitar desperdício de comida servida. Além disso, no final do evento, os alimentos serão doados e os resíduos orgânicos serão encaminhados para compostagem.

Outras medidas que o festival já adota e se manterão/serão reforçadas esta edição:

  • Realizar e monitorizar uma correta e cada vez mais exigente gestão de resíduos, passando pela separação dos orgânicos para compostagem, óleos alimentares, plásticos, ECAL, alumínio das latas, vidro, papel e desviando 100% dos resíduos de aterro – algo que o festival já faz desde 2016, reciclando e valorizando energética e organicamente 100% dos seus resíduos;
  • Manter a utilização dos copos reutilizáveis, adotados pela primeira vez em 2018, produzidos através de plástico 100% reciclado e que passam, agora, a ser carbono zero (uma vez que a Organização irá compensar a pegada carbónica também na produção desses copos, para além do transporte – algo que já fazia);
  • Proibir palhinhas normais e palhetas de plástico para mexer o café, dando como alternativa colheres normais reutilizáveis ou de madeira e palhinhas comestíveis (e, apenas, se estritamente necessárias);
  • Proibir embalagens primárias, sendo apenas aceites para acondicionar alimentos e devendo, para isso, ser recicláveis;
  • Substituir todos os post mix utilizados em zonas de bar por latas, cujo alumínio é 100% reciclável;
  • Garrafa de água será de plástico 100% reciclado;
  • Melhorar sinalética dos contentores de lixo, tornando-se mais visual e intuitiva;
  • Promover no recinto uma campanha de recolha para correto encaminhamento para reciclagem.

Manifesto Continente Chef’s Garden

“Bem-vindo ao Continente Chef’s Garden. Hoje, servimos futuro.
Afinal, somos aquilo que comemos…e o planeta também.
Então tome note, porque a receita não é complexa. É sustentável.

Começamos pela escolha dos ingredientes: sazonais e nacionais.
O ambiente agradece, a economia local também.
De seguida, juntamos zero doses de desperdício.
Aproveitamos ao máximo durante a confeção; servimos na dose certa; doamos no final.
Os resíduos não são esquecidos na nossa cozinha.
Orgânicos para compostagem, óleos para reciclagem.
E o segredo do chef? Aceitamos revelar: polvilhar tudo com doses generosas de entretenimento.
Levamos uns minutos ao lume e voilà: o resultado é um saboroso espetáculo.

Então voltemos ao princípio: seja bem-vindo ao Continente Chef’s Garden.
Aqui há sabores com consciência.
Há rio, mares, terra e florestas.
Há música, entretenimento, chefs e produtores.
Há 1001 paladares.
Há famílias e amigos à mesa.

Seja bem-vindo ao Continente Chef’s Garden.
Aqui, não aceitamos reserva.
Porque o futuro…é já.”

Bilhetes Rock In Rio Lisboa 2022

Bilhete diário: 74 €
Passe de fim de semana: 121 € (1º fim de semana esgotado)
Os bilhetes estão disponíveis para venda no site oficial do Rock in Rio e parceiros.
BILHETES DE 2020 E 2021
Todos os tipos de bilhetes (diários, passes de fim de semana, passaporte família e pacotes integrado com transportes) adquiridos para a 9ª edição do Rock in Rio Lisboa (datados para 2020 ou 2021) serão automaticamente válidos para as novas datas, não sendo necessário nenhuma validação neste momento. O reembolso já não é possível.
21/06/2020 ou 19/06/2021 – nova data: 18/06/2022 Muse
20/06/2020 ou 20/06/2021 – nova data: 19/06/2022 The Black Eyed Peas
27/06/2020 ou 26/06/2021 – nova data: 25/06/2022 Duran Duran
28/06/2020 ou 27/06/2021 – nova data: 26/06/2022 Post Malone
Passe 20 e 21 Jun 2020 ou Passe 19 e 20 Jun 2021 – nova data: 18 e 19 Jun 2022
Passe 27 e 28 Jun 2020 ou Passe 26 e 27 Jun 2021 – nova data: 25 e 26 Jun 2022
A Cidade do Rock volta ao Parque da Bela Vista nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022.