Pokémon GO
Pokémon GO. Imagem: Niantic

As trocas (trades) de Pokémon são uma das funcionalidades mais pedidas pela comunidade desde o lançamento do jogo em 2016, e vão ser finalmente lançadas no Pokémon GO já no decorrer desta semana.

Na base do sistema de trocas está a nova lista de amigos, que vai permitir além das trocas de Pokémon, novos bónus em ginásios (Gyms), PokéStops e o envio de itens.

Como vai funcionar o novo sistema?

Para trocar Pokémon com alguém, vai ser necessário ter essa pessoa na lista de amigos e estarem a menos de 100 metros de distância um do outro. Para adicionar um amigo ao Pokémon GO, vais ter de saber o Código de Treinador (Trainer Code) da pessoa que queres adicionar e ambos têm de ter no mínimo o nível 10 de treinador. O Código de Treinador é um número de identificação individual que vai poder ser partilhado de varias formas.

Pokémon GO
Pokémon GO – Perfil e lista de amigos. Imagem: Niantic

Para pedir amizade a outro treinador, basta inserires o Código de Treinador e enviar o pedido. Se o pedido for aceite, o nome desse treinador aparecerá na tua lista de amigos e terás vantagens no jogo quando jogarem juntos. Os teus Pokémon vão receber bónus de ataque ao lutarem contra ginásios, e terás ainda Pokébolas extra em raids com amigos.

Além disso, quando girares um disco de uma PokéStop ou Ginásio, terás a chance de receber um presente especial. Não vais poder abrir estes presentes, mas podes enviá-los para um amigo. Dentro do presente estará um conjunto de itens e um postal que mostrará onde o presente foi adquirido. Os presentes podem também incluir uma surpresa especial: um ovo que, quando chocado, vai conter uma forma Alola de um Pokémon originalmente descoberto na região de Kanto.

Pokémon GO
Pokémon GO – Presentes. Imagem: Niantic

Completar uma troca vai atribuir Candy extra para os Pokémon trocados, e esse bónus pode aumentar se os Pokémon foram capturados em locais distantes uns dos outros. Todas as trocas vão exigir Stardust, sendo que algumas poderão exigir mais Stardust do que outras, conforme o nível de amizade e a raridade dos Pokémon trocados.

O HP, CP e IV dos Pokémon trocados não vão manter-se depois da troca. O HP e CP serão ajustados conforme o nível de treinador de quem os recebe, e o IV, responsável pelas stats ou qualidades de cada Pokémon, será recalculado de forma aleatória. Com esta medida espera-se contrariar os spoofers e as trocas injustas.

Pokémon GO
Pokémon GO – Tipos de troca. Imagem: Niantic

No entanto, nem todos os Pokémon vão ser trocados da mesma forma, certos Pokémon (Lendários, Shiny e Pokémon ainda por capturar) vão ser considerados “trocas especiais”.

Só vai ser possível fazer trocas especiais uma vez por dia, e apenas com jogadores com os quais já tenhas alcançado os níveis mais elevados de amizade (Ultra Friend e Best Friend), que vão estar divididas num total de quatro níveis principais: Good Friend, Great Friend, Ultra Friend e Best Friend.

Pokémon GO
Pokémon GO – Níveis de amizade. Imagem: Niantic

Quanto mais tempo jogares com os teus amigos (em raids, lutas de ginásios, etc), maior será o nível de amizade que podem atingir e as recompensas que podem receber.

As novas funcionalidades devem ficar disponíveis ao longo da semana.