PlayStation na Lisboa Games Week
PlayStation na Lisboa Games Week. Imagem: DR

A 5ª edição da Lisboa Games Week vai decorrer já no próximo mês de novembro, entre os dias 15 e 18, nos pavilhões 1 e 2 da Feira Internacional de Lisboa (FIL), e a PlayStation confirmou hoje a sua presença, com um stand gigantesco, mais de uma centena de postos de jogo, alguns dos melhores exclusivos, não esquecendo o PlayStation VR, PlayLink, entre várias surpresas para os visitantes. Os 11 finalistas dos Prémios PlayStation Talents em Portugal também vão estar presentes com os seus jogos, para que todos os fãs possam conhecer e jogar. Continua a ler para saberes mais detalhes.

Lisboa Games Week: Nov 2017
Lisboa Games Week: Nov 2017. Foto: ActiGamer

Durante os quatro dias da Lisboa Games Week, vais poder encontrar o stand da PlayStation, com mais de 2000 m2, onde vão estar disponíveis 180 postos de jogo com alguns dos melhores títulos e exclusivos PlayStation. As experiências imersivas do PlayStation VR também não foram esquecidas, além da fantástica animação em família com o PlayLink, entre muitas surpresas para todos os visitantes, que serão reveladas nas próximas semanas.

Lê também: Lisboa Games Week: Novembro 2017

O espaço Indie X da PlayStation será exclusivamente dedicado aos projetos independentes. Será aqui que os 11 finalistas dos Prémios PlayStation Talents, revelados hoje pela PlayStation, terão a oportunidade de expor os seus títulos, onde serão apresentados à equipa da PlayStation, à imprensa especializada e a todo o público.

“Este ano selecionámos 11 finalistas na 4ª edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal. A qualidade dos projetos recebidos e selecionados continua a ser elevadíssima, tanto que decidimos escolher mais um projeto do que tem sido habitual para estar exposto na maior feira da indústria em Portugal”, afirmou Roberto Yeste, responsável ibérico pelo programa PlayStation Talents, elogiando as mais de 50 candidaturas recebidas.

Os 11 finalistas à 4ª edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal são:

Redcatpig Studio com KEO;
OX (Game Nest) com Capture;
Team Fayo (Game Nest) com Fayo;
DarkArts, com Under The Rain;
SnakeWhirl (Game Nest), com Ink Knight;
Silver Lining, com Advanced Override;
Hone Game Studios, com Dark Things About;
Lobster Lord Studios (Game Nest), com Tin-Heart;
Flying Pan (Game Nest), com Keg Wars;
Once a Bird, com Outsider;
Mad Shark, com Deep Journey.

O grande vencedor dos Prémios PlayStation Talents, para o Melhor Jogo, bem como os vencedores das restantes categorias, será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation Talents em janeiro de 2019, uma iniciativa inédita em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation 4.

A equipa vencedora terá oportunidade de ver o seu jogo ser publicado para a PlayStation 4, que ultrapassou os 81,2 milhões de unidades vendidas a 22 de julho de 2018.

Lê também: Estão abertas as candidaturas à 4ª edição dos Prémios PlayStation em Portugal

Os Prémios PlayStation arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de mais de 150 projetos. Na primeira edição, o jogo vencedor foi Strikers Edge, do estúdio Fun Punch Games, um frenético jogo de combate arcade multijogador, no qual os jogadores lutam contra guerreiros anciões. O jogo, altamente aclamado pela crítica nacional e internacional, foi lançado em janeiro deste ano. As duas edições seguintes foram ganhas pela experiência musical em realidade virtual, VRock, e por Out of Line, a aventura épica do pequeno San, respetivamente. Ambos os jogos estão em fase de desenvolvimento.

Prémios PlayStation
Prémios PlayStation. Imagem: DR
Categorias dos Prémios PlayStation

Categoria Principal:
– Prémio PlayStation para Melhor Jogo de 2018;

Categorias Secundárias:
– Prémio PlayStation para Jogo Mais Inovador;
– Prémio PlayStation para Melhor Arte;
– Prémio PlayStation para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation;
– Prémio PlayStation para Melhor Jogo Infantil;
– Prémio PlayStation da Imprensa;
– Prémio PlayStation para Melhor Jogo Competitivo Online;

O Projeto vencedor do Prémio PlayStation para Melhor Jogo de 2018 em Portugal terá acesso a:

– Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo;
– Kits de desenvolvimento PS4;
– Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa;
– Publicar o seu videojogo para a PS4 na PlayStation Store;
– Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation no valor de 50.000 €;