PlayStation comemora 25 anos com entrada para o Livro do Guinness

0

A PlayStation comemora hoje 25 anos desde o lançamento da sua primeira consola, no dia 3 de dezembro de 1994. A PlayStation 1, que chegou primeiro ao mercado japonês, acabaria por vender mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo, desencadeando o lançamento de mais três gerações de consolas durante os vinte e cinco anos seguintes.

Para Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, este foi um projeto inovador. “Começando de forma humilde, como um projecto repentino dentro da Sony, Ken Kutaragi e a sua equipa materializaram a visão de elevar os videojogos como forma de entretenimento que todos pudessem desfrutar e desenvolveram uma plataforma para os criadores de videojogos expressarem a sua criatividade“.

Ao longo da sua já longa história, a PlayStation já ofereceu inúmeros títulos e grandes experiências à indústria dos videojogos, contanto com vários modelos de consolas como a PlayStation One, PlayStation 2, PSP (PlayStation Portable), PlayStation 3, PlayStation Vita e a PlayStation 4, bem como sistemas periféricos inovadores como o PlayStation VR.

Consolas PlayStation

A PlayStation ao longo dos anos
A PlayStation ao longo dos anos. Imagem: PlayStation

Jim Ryan recordou também que a primeira PlayStation vendeu 100,000 unidades no dia de lançamento no Japão e tornou-se na primeira consola caseira a vender mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo. “Tocámos a comunidade dos videojogos, pois a PlayStation oferecia experiências além daquelas que qualquer pessoa podia imaginar ser possível encontrar numa consola caseira. Por outro lado, desde o início, abrimos os braços aos criadores, fornecendo ferramentas e tecnologia para criarem os mais belos e gigantescos mundos e para experimentarem novas ideias.

Jim Ryan reforçou também que “essa abordagem originou a diversidade de jogos pela qual a PlayStation é conhecida, e é uma verdadeira referência da nossa marca ao longo de várias gerações de hardware.” Alguns desses jogos tornaram-se marcos da historia dos videojogos como Crash Bandicoot, Uncharted, Little Big Planet, God of War ou Spyro. “É uma honra ver os fãs que cresceram com a PlayStation a passar o seu amor por videojogos às suas crianças, que agora jogam na PS4”, frisou Jim Ryan.

Hoje, também foi revelada a entrada da PlayStation no livro do Guinness World Records, pela venda de mais de 450 milhões de consolas desde o dia 3 de dezembro de 1994, nas gerações PlayStation original, PS2, PS3 e PS4.

avatar
500