FIA Gran Turismo Championships - World Tour: Paris
FIA Gran Turismo Championships - World Tour: Paris. Imagem: Gran Turismo GT Sport

Paris foi a cidade escolhida para receber o primeiro evento ao vivo da série FIA – Certified Gran Turismo 2019. Durante os dias 15 e 17 de março, a capital francesa será o palco da primeira grande competição de eSports do ano em desporto motorizado. Com o mesmo formato do ano passado, ou seja, com composta por duas competições: a Nations Cup e a Manufacturer Series, os participantes poderão competir individualmente, representando o seu país (ou território), ou fazendo parte de uma equipa internacional com o fabricante escolhido nas Manufacturer Series.

Nations Cup

A Nations Cup é uma competição onde diferentes países e territórios competem pela vitória. O país (ou território) de um jogador será atribuído automaticamente com base na informação registada no ID online da PSN usado para fazer login no jogo. Não há restrições relativamente ao país de origem dos carros participantes.

Manufacturer Series

A Manufacturer Series é uma competição onde os jogadores assinam um contrato de afiliação com o fabricante que elegem e competem contra outros fabricantes para alcançar a vitória.

Gran Turismo Championship

O Gran Turismo Championship é certificado pela Federação Internacional do Automóvel e este ano regressa para uma segunda temporada, depois do sucesso da primeira temporada em 2018.

“Estou bastante contente por trazer de volta o FIA-Certified Gran Turismo Championship, já que esta é a melhor forma para homenagear e apreciar o talento de grandes pilotos de GT de todo o mundo”, comentou Kazunori Yamauchi, o criador de Gran Turismo e o Presidente da Polyphony Digital Inc., acrescentando que “a edição do ano passado foi um sucesso”. “Estou ansioso para ver como será esta nova série”.

Graham Stoker, vice-presidente do Desporto da FIA, disse que “no ano passado, pilotos de todo o mundo demonstraram o seu grande talento nos FIA-Certified Gran Turismo Championships” e que, para além disso verificou-se ainda que “a união dos valores da Federação com os do automobilismo digital foi um sucesso, um tema que está claramente em ascensão”. “Tenho a certeza que esta nova série, que será construída com base na edição de 2018, irá crescer e, para a FIA, é um prazer voltar a ajudar Yamauchi-san e toda a sua equipa na organização de uma nova temporada de eventos em direto”, afirmou, acrescentando depois que este evento “pode ajudar a mudar os eventos e perceções das competições online e continuar a integrar este cenário excitante de corrida no futuro do automobilismo”.

Segundo comunicado da Sony Interactive Entertainment, a competição irá decorrer durante os dias 16 (entre as 18h00 e as 20h00) e 17 de março (entre as 14h00 e as 16h00), onde os melhores pilotos do mundo vão competir no Pavilhão Gabriel, em Paris, por um lugar na final, que se disputará ainda este ano.

Assiste ao vídeo em baixo para rever a Final Europeia da Nations Cup dos FIA Gran Turismo Championships 2018.