Os melhores filmes de sci-fi da última década
Os melhores filmes de sci-fi da última década

Desde 2010, vimos alguns dos melhores filmes de ficção científica de todos os tempos. Embora possa parecer que os principais veículos de entretenimento da última década foram os super-heróis, há muitos filmes de ficção científica que mantêm as pessoas entretidas até hoje. Abaixo, sugerimos alguns dos melhores filmes de ficção científica lançados na última década.

Blade Runner 2049

Blade Runner 2049

Começando com o filme que, muito provavelmente, foi a maior surpresa da última década no mundo do cinema, temos Blade Runner 2049. A sequela do homónimo clássico de 1982 segue as aventuras de K, um Blade Runner de uma nova unidade que é enviado numa investigação para encontrar o antigo Blade Runner Rick Deckard, que era interpretado originalmente por Harrison Ford. Blade Runner 2049 é filmado de uma forma sombria e transforma a ficção científica em arte cinematográfica.

Edge of Tomorrow

Edge of Tomorrow

Outro filme de ficção científica de grande sucesso da última década foi o filme de ação de 2014, Edge of Tomorrow. O filme segue a forma de vida de Major William Cage (Tom Cruise), que revive o mesmo dia repetidamente depois de morrer no campo de batalha numa Terra cercada por alienígenas, até descobrir o segredo que irá ajudar o seu grupo a derrotar os alienígenas de uma vez por todas.

Her

Her

Entra na lista um filme de comédia dramática, ficção científica e romance. Her conta a história de Theodore, um escritor solitário que se apaixona por Samantha, um sistema operativo de inteligência artificial que se adapta à sua personalidade. O filme explora as implicações e os desafios de um relacionamento incomum entre um ser humano e uma máquina, e levanta questões sobre o que significa ser humano e amar. Her foi aclamado pela crítica e pelo público, e ganhou o Oscar de melhor argumento original em 2014.

I, Robot

I, Robot

Avançamos para I, Robot, um filme de ação, suspense e ficção científica, que se inspira em vários contos do livro Eu, Robô de Isaac Asimov. O filme passa-se em 2035, quando os robôs são usados como empregados e assistentes dos humanos, seguindo as Três Leis da Robótica, que os impedem de ferir ou desobedecer aos humanos. O filme acompanha o detetive Del Spooner, que é chamado para investigar o suposto suicídio do cientista Alfred Lanning, o criador dos robôs. Spooner desconfia que um robô chamado Sonny possa ter matado Lanning, violando a primeira lei. Com a ajuda da especialista em robótica Susan Calvin, Spooner descobre uma conspiração envolvendo uma inteligência artificial rebelde que ameaça a humanidade, levantando questões sobre a evolução e uso da inteligência artificial e a sua relação com os humanos.

Rogue One: A Star Wars Story

Rogue One: A Star Wars Story

Depois, temos o filme de aventura de ficção científica de 2016, Rogue One: A Star Wars Story. O filme segue a história de Jyn Erso, a filha de um cientista militar a serviço do Império Galáctico, que se junta a um grupo de rebeldes para roubar os planos de construção da Estrela da Morte. O filme é considerado por muitos como um dos melhores filmes de Star Wars de todos os tempos, e nós concordamos!

Arrival

Arrival

Finalmente, temos o filme de drama de ficção científica de 2017, Arrival. O filme segue a história de Louise Banks, interpretada por Amy Adams, que é contratada pelo governo dos EUA para decifrar uma linguagem alienígena. O filme prende-se ao tema da comunicação intercultural e aborda o que pode acontecer quando duas culturas completamente diferentes se encontram.

Os melhores filmes de ficção científica da última década – de Blade Runner 2049 a Arrival – são filmes incrivelmente inteligentes, surpreendentes e emocionantes. Abordam temas profundos e fornecem uma visão sobre o que pode acontecer quando as pessoas se tentam entender umas às outras. Estes filmes realmente levantam o género de ficção científica a um novo nível.