Os 24 filmes mais esperados de 2024
Os 24 filmes mais esperados de 2024

O ano de 2023 ficou marcado pelo sucesso de “Barbenheimer”, duas histórias que protagonizaram ambientes distantes com temas e perspetivas opostas entre a fantasia e a realidade, entre o sonho e a tragédia. Já o universo da DC e Marvel (Disney) ficou aquém da expetativa, com consequências para 2024.

Depois de um ano de debate sobre o “cansaço dos super-heróis” ou a ausência de novas franquias, será que os espectadores vão receber de braços abertos tantas sequelas de universos já bem conhecidos como Dune, Kung Fu Panda, Godzilla, Bad Boys, Ghostbusters, Alien, Sonic the Hedgehog, Inside Out, Twister, A Quiet Place, Joker..?

Ao contrário do que tem vindo a ser habitual, a Marvel entra em 2024 com apenas um único filme, Deadpool 3, enquanto o Universo Spider-Man da Sony acelera com três filmes: Madame Web, Kraven the Hunter e Venom 3, todos eles sem o aranhiço em destaque.

Não sabemos quais serão os filmes mais rentáveis, nem queremos fazer previsões sobre os vencedores dos maiores prémios, mas sabemos o que vamos querer ver. Esta é a lista dos filmes que mais nos despertam a curiosidade para este novo ano:

MEAN GIRLS

Data de estreia prevista (Portugal): 11 de janeiro 2024

Prepara-te para um regresso musical e cheio de nostalgia com o filme Mean Girls de 2024, uma adaptação do musical da Broadway inspirado na icónica comédia de Tina Fey lançada em 2004. Nesta versão atualizada, vinte anos após os acontecimentos originais, Tina Fey e Tim Meadows regressam aos seus papéis como orientadores escolares, enquanto Angourie Rice, de “Homem-Aranha”, interpreta Cady Heron. Renée Rapp, que já tinha representado a líder das Plastics no teatro dá vida a este icónico personagem na grande tela. Jenna Fischer, Jon Hamm e Busy Philipps também integram o elenco deste filme repleto de humor e lições de vida.

ARGYLLE

Data de estreia prevista (Portugal): 1 de fevereiro 2024

No filme, Bryce Dallas Howard interpreta uma tímida escritora de romances de espionagem que é arrastada para o mundo real da espionagem quando o seu último livro acidentalmente espelha as atividades reais de uma organização criminosa. Sam Rockwell, Bryan Cranston, Catherine O’Hara, Samuel L. Jackson e Dua Lipa também entram no filme, enquanto Henry Cavill e John Cena interpretam personagens exageradas dos seus livros.

MADAME WEB

Data de estreia prevista (Portugal): 16 de fevereiro 2024

Prepara-te para um novo capítulo no Universo Homem-Aranha da Sony protagonizado por Dakota Johnson. Na trama, Johnson interpreta Cassie Webb, uma paramédica de Nova Iorque que adquire poderes de clarividência que lhe permitem aceder ao “mundo das aranhas”. Ela é designada para uma nova missão: proteger três jovens com potencial para se tornarem Spider-Women interdimensionais – Julia Carpenter, interpretada por Sydney Sweeney, Mattie Franklin, interpretada por Celeste O’Connor, e Anya Corazon, interpretada por Isabela Merced. Ao longo desta aventura, Cassie também é confrontada com segredos do seu passado, criando uma história repleta de ação, mistério e descobertas surpreendentes.

DUNE: PART TWO

Data de estreia prevista (Portugal): 28 de fevereiro 2024

A espera acabou! O filme, dirigido por Denis Villeneuve, continua a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), que se une aos Fremen, um povo nativo de Arrakis, para se vingar dos conspiradores que destruíram sua família. O elenco principal do filme original regressa com Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Javier Bardem e Dave Bautista. Austin Butler, Florence Pugh, Léa Seydoux e Christopher Walken também se juntam ao elenco. Após o sucesso de “Dune” em 2021, as expectativas para a sequela são altas. O filme tem tudo para ser um dos grandes sucessos de bilheteria do ano.

DEMON SLAYER: KIMETSU NO YAIBA – TO THE HASHIRA TRAINING

Data de estreia prevista (Portugal): fevereiro 2024

Tanjiro Kamado, o protagonista do mangá e anime “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba”, está a passar por um treino rigoroso com o Hashira da Pedra, Gyomei Himejima, na sua jornada para se tornar um Hashira. O treino de Tanjiro é intenso e desafiador. Ele deve aprender a usar a respiração da pedra, que é uma das mais poderosas técnicas de respiração do Demon Slayer Corps. Ele também deve aprimorar as suas habilidades de combate e a sua força física. Enquanto isso, Muzan Kibutsuji, o rei dos demónios, continua na sua busca por Nezuko Kamado, a irmã de Tanjiro, que foi transformada num demónio. Muzan também está à procura de Ubuyashiki Kagaya, o líder do Demon Slayer Corps. A batalha entre Tanjiro e Muzan aproxima-se, e o destino do mundo dos humanos está em jogo.

KUNG FU PANDA 4

Data de estreia prevista (Portugal): 8 de março 2024

Po, o Panda Guerreiro, está de volta em “Kung Fu Panda 4”. No filme, Po é escolhido para se tornar o novo líder espiritual do Vale da Paz. No entanto, ele também precisa de encontrar e treinar um novo Panda Guerreiro, pois uma feiticeira maligna está a planear ressuscitar todos os vilões que Po derrotou no mundo espiritual. A feiticeira, chamada de Camaleão, é uma poderosa shape-shifter que pode assumir qualquer forma. Ela acredita que Po é uma ameaça e que, se ela puder ressuscitar os vilões, poderá derrotá-lo de uma vez por todas. Po terá de enfrentar um desafio duplo: encontrar um novo Panda Guerreiro e derrotar a Camaleão e os seus vilões ressuscitados.

GHOSTBUSTERS: FROZEN EMPIRE

Data de estreia prevista (Portugal): março 2024

O filme, que é a sequela de “Caça-Fantasmas: O Legado”, de 2021, traz de volta Paul Rudd, Carrie Coon, Finn Wolfhard e Mckenna Grace como os novos Caça-Fantasmas, juntamente com Bill Murray, Dan Aykroyd e Ernie Hudson como os Caça-Fantasmas originais. Annie Potts também retorna como Janine Melnitz, e William Atherton faz sua primeira aparição na franquia desde o filme original de 1984, como o inspetor da EPA Walter Peck. Na trama, os Caça-Fantasmas enfrentam uma nova ameaça sobrenatural: o Frio da Morte, uma força maligna que está a congelar a cidade de Nova Iorque. Os caçadores terão de unir forças para derrotar o Frio da Morte e salvar a cidade.

GODZILLA X KONG: THE NEW EMPIRE

Data de estreia prevista (Portugal): 14 de março 2024

O mundo dos monstros está em ebulição com o lançamento de Godzilla Minus One nos cinemas e a série Apple TV+, Monarch: Legado de Monstros, aprofundando ainda mais o universo criado pela Legendary Pictures. O próximo capítulo dessa saga será Godzilla x Kong: O Novo Império, que traz de volta o diretor Adam Wingard, de Godzilla vs. Kong, e une-o novamente a Dan Stevens, de O Visitante. Rebecca Hall e Brian Tyree Henry também regressam do último filme do MonsterVerse, para uma aventura que coloca Godzilla e Kong, agora amigos, contra uma ameaça colossal e desconhecida escondida dentro do nosso mundo.

FURIOSA: A MAD MAX SAGA

Data de estreia prevista (Portugal): 23 de maio 2024

George Miller está de volta com um novo filme de Mad Max, desta vez focado numa jovem Furiosa (Anya Taylor-Joy). No filme, Furiosa é sequestrada do Lugar Verde de Muitas Mães e cai nas mãos de uma Horda de Motoqueiros liderada pelo Senhor da Guerra Dementus (Chris Hemsworth). Furiosa planeia um caminho de volta para casa enquanto tiranos travam uma guerra brutal. O filme, intitulado “Furiosa”, é um spin-off e prequela de “Estrada da Fúria” (2015), e é dirigido e co-escrito por Miller. O filme promete ser uma experiência cinematográfica repleta de ação, suspense e efeitos visuais espetaculares. Miller é conhecido pelo seu estilo visual único e detalhista. Com um elenco de estrelas, incluindo Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth, Tom Burke e Angus Sampson, “Furiosa” é um dos filmes mais esperados de 2024.

KINGDOM OF THE PLANET OF THE APES

Data de estreia prevista (Portugal): 23 de maio 2024

A última parte da franquia Planeta dos Macacos, que explora uma linha do tempo alternativa, começa 300 anos após os eventos de Guerra pelo Planeta dos Macacos (2017). Nessa época, muitas civilizações de macacos surgiram, enquanto os humanos regrediram a um estado selvagem. Quando o líder dos macacos, Proximus César (Kevin Durand), escraviza outros clãs, Noa (Owen Teague), um chimpanzé comum, embarca numa jornada angustiante ao lado de uma jovem humana chamada Mae (Freya Allan, de The Witcher). O filme promete ser uma experiência cinematográfica repleta de ação, aventura e suspense. Com um elenco de estrelas que incluem Kevin Durand, Owen Teague, Freya Allan, Diane Kruger, Woody Harrelson e Steve Zahn.

BALLERINA

Data de estreia prevista (Portugal): 6 de junho 2024

Ana de Armas é a protagonista deste spin-off/prequel de John Wick, dirigido por Len Wiseman. O filme passa-se entre os eventos de John Wick: Chapter 3 – Parabellum (2019) e John Wick: Chapter 4 (2023). Keanu Reeves, Anjelica Huston, o falecido Lance Reddick e Ian McShane repetem os seus papéis no universo de John Wick para esta história de Rooney (de Armas), uma bailarina/assassina que procura vingança caçando os assassinos da sua família. O filme promete ser uma experiência cinematográfica repleta de ação, suspense e drama. A franquia John Wick é conhecida pela sua violência estilizada e as suas personagens carismáticas, e “Ballerina” não deve dececionar.

A QUIET PLACE: DAY ONE

A Quiet Place: Day One

Data de estreia prevista (Portugal): junho 2024

A franquia “A Quiet Place” ganhará um terceiro filme, intitulado “A Quiet Place: Day One”. O filme, que é uma prequela spin-off, é baseado numa história original de John Krasinski e Michael Sarnoski. O filme irá passar-se no dia em que a invasão dos alienígenas começou, e mostrará como as pessoas reagiram ao primeiro ataque. O elenco ainda não foi anunciado, mas é provável que Krasinski e a sua esposa, Emily Blunt, regressem aos papéis principais.

DEADPOOL 3

Deadpool 3

Data de estreia prevista (Portugal): julho 2024

O único filme do MCU em 2024 traz Ryan Reynolds de volta ao papel de Deadpool, o mercenário que parece nunca se calar. “Deadpool 3” promete ser uma sequela mais adulta e irreverente do que os filmes anteriores da franquia. O filme também deve explorar a conexão entre Deadpool e o MCU, já que o personagem agora faz parte da mesma franquia. O filme também marcará a primeira vez que o MCU trará personagens da franquia X-Men abrindo caminho para a possibilidade de vários outros personagens da X-Men aparecerem no MCU no futuro, incluindo Wolverine, Professor X e Magneto. “Deadpool 3” tem potencial para ser um dos filmes mais bem-sucedidos do MCU de todos os tempos. O filme tem um personagem principal popular, uma história irreverente e um potencial ilimitado para crossovers com outros personagens do MCU.

BORDERLANDS

Borderlands

Data de estreia prevista (Portugal): 8 de agosto 2024

Após quase uma década em desenvolvimento, “Borderlands”, baseado na popular série de videojogos desenvolvida pela Gearbox Software, foi filmado na primavera de 2021, contando com um elenco de estrelas composto por Cate Blanchett, Kevin Hart, Jamie Lee Curtis, Gina Gershon, Janina Gavankar e Jack Black (na voz de Claptrap). Dirigido por Eli Roth, o filme passou por algumas semanas de refilmagens pelo diretor de Deadpool, Tim Miller, no início de 2023. Além disso, durante esse atraso de dois anos, Ariana Greenblatt, que interpreta Tiny Tina no filme, passou a interpretar a jovem Ahsoka em Ahsoka e Sasha em Barbie. De qualquer forma, ele finalmente será lançado em agosto, expondo os espectadores desprevenidos ao mundo de Pandora, Caçadores do Cofre e fabricantes de armas em guerra.

ALIEN: ROMULUS

ALIEN: Romulus

Data de estreia prevista (Portugal): agosto 2024

A próxima sétima parcela do universo de “Alien” (sem contar com os dois filmes “Alien vs. Predator”) é um dos dois lançamentos separados da franquia em 2024, o outro sendo a série de TV “Alien” do FX criada por Noah Hawley. A Disney parece estar a apostar forte na franquia que adquiriu quando comprou a 20th Century Fox. O novo filme “Alien: Romulus”, dirigido pelo cineasta Fede Álvarez, será ambientado entre os eventos do filme original de 1979 e Aliens, de 1986. O elenco conta com Cailee Spaeny (“Devs”, “Priscilla”), Isabela Merced (“Dora e a Cidade Perdida”) e Archie Renaux de “Shadow and Bone”. A sinopse completa do filme ainda não foi divulgada. Mas a Disney já prometeu que será “um filme de terror visceral e intenso” que irá explorar os medos mais profundos da humanidade.

KRAVEN THE HUNTER

Data de estreia prevista (Portugal): 30 de agosto 2024

Originalmente previsto para 2023, “Kraven, o Caçador”, protagonizado por Aaron Taylor-Johnson, foi adiado para o verão de 2024 durante as greves, tornando o ano muito lotado para o Universo Homem-Aranha da Sony. Taylor-Johnson interpreta um caçador com poderes animais, um “conservacionista” extremo, Kraven, enquanto Russell Crowe interpreta o seu pai dominador, Fred Hechinger interpreta Chameleon, Alessandro Nivola interpreta Rhino, Christopher Abbott interpreta Foreigner e Ariana DeBose interpreta Calypso.

BEETLEJUICE 2

Beetlejuice 2

Data de estreia prevista (Portugal): 5 de setembro 2024

Tim Burton, Michael Keaton, Winona Ryder e Catherine O’Hara estão de volta para “Beetlejuice 2”, 35 anos depois do original. O filme, dirigido por Burton, apresenta Jenna Ortega, de “Wednesday”, como a filha de Lydia Deetz. Willem Dafoe, Justin Theroux e Monica Bellucci também estão no elenco. A sinopse oficial do filme ainda não foi divulgada, mas o rumor é de que a trama girará em torno de Lydia, que agora é uma adulta, e a sua filha, interpretada por Ortega. O filme também deve explorar a relação entre Lydia e Beetlejuice, que ainda é uma figura controversa no mundo dos vivos e dos mortos.

SAW XI

Saw XI

Data de estreia prevista (Portugal): 26 de setembro 2024

Depois do sucesso inesperado de “Saw X” no ano passado, tanto comercial quanto na critica, a franquia de terror ganhará uma nova sequela. Ainda não foi divulgada nenhuma informação sobre se será uma sequela direta do filme de 2023 (que foi ambientado nos primeiros dias da franquia) ou se Tobin Bell regressará ou qualquer outra coisa, embora seja importante notar que o produtor de longa data da franquia Saw, Mark Burg, disse quando “Saw X” estava a chegar, “Se este filme funcionar, acho que os fãs podem esperar ver Tobin Bell no próximo filme Saw”. E certamente funcionou, então…

JOKER: FOLIE A DEUX

Joker: Folie à Deux

Data de estreia prevista (Portugal): 3 de outubro 2024

A tão esperada sequela do filme “Joker”, que arrecadou mil milhões de dólares, finalmente está a chegar (bem, daqui a 10 meses), com Lady Gaga no elenco como Harley Quinn. Desta vez, o filme é um musical completo, com Joker (Joaquin Phoenix) e Harley cantando e dançando pelas ruas de Gotham com a sua própria marca de loucura. Zazie Beetz repete o seu papel do primeiro filme, enquanto Brendan Gleeson e Catherine Keener juntam-se à festa, com Harry Lawtey, outra nova adição, como Harvey Dent.

VENOM 3

Venom 3

Data de estreia prevista (Portugal): 7 de novembro 2024

A escritora de “Venom” e “Venom: Tempo de Carnificina”, Kelly Marcel, fará a sua estreia na direção com o terceiro filme da franquia, baseado numa história que ela desenvolveu com o astro Tom Hardy. Juno Temple e Chiwetel Ejiofor também estão no elenco, mas os seus papéis ainda não foram divulgados.

GLADIATOR 2

Gladiator 2

Data de estreia prevista (Portugal): 21 de novembro 2024

O vencedor do Oscar “Gladiador” recebe uma sequela décadas depois, com Ridley Scott de volta à direção e um elenco que inclui Denzel Washington e Pedro Pascal, além das estrelas que regressam Connie Nielsen, Derek Jacobi e Djimon Hounsou. No centro da história está Paul Mescal como Lucius Verus, filho de Lucilla de Nielsen, assumindo o papel interpretado por Spencer Treat Clark no filme de 2000. A sinopse oficial do filme ainda não foi divulgada, mas o rumor é de que a trama girará em torno de Lucius, que agora é um adulto, e a sua tentativa de restaurar a paz ao Império Romano. O filme também deve explorar a relação entre Lucius e sua mãe, Lucilla, que agora é a Imperatriz Romana.

THE LORD OF THE RINGS: THE WAR OF THE ROHIRRIM

Lord of the Rings

Data de estreia prevista (Portugal): 12 de dezembro 2024

A prequela animada de “O Senhor dos Anéis” passa-se 261 anos antes dos eventos de “A Irmandade do Anel”, contando a história de Helm Hammerhand (Brian Cox), um lendário rei de Rohan que deve defender seu reino contra um exército de Dunlendings, criando a fortaleza de Abismo de Helm. Miranda Otto, que interpreta Éowyn nos filmes live-action, narra o filme.

KARATE KID

Data de estreia prevista (Portugal): 12 de dezembro 2024

Um novo filme de Karate Kid está em andamento, separado da série Cobra Kai, mas ainda com Ralph Macchio como Daniel LaRusso. Este Karate Kid especial, que os criadores de Cobra Kai aparentemente foram consultados – embora não sejam criadores ativos – irá misturar os filmes Karate Kid originais com o reboot de 2010 trazendo o mentor de karate Jackie Chan, Sr. Han. Esperamos que essas conversas com o grupo Cobra Kai tenham sido sobre garantir que o filme possa coexistir com a série, não contradizê-la. Ainda não se sabe muito sobre o enredo do filme, mas será interessante ver como ele se encaixa na continuidade da franquia Karate Kid.

NOSFERATU

Nosferatu

Data de estreia prevista (Portugal): 23 de dezembro 2024

O diretor Robert Eggers, de “A Bruxa” e “O Homem do Norte”, está a preparar um Natal de 2024 festivo e vampírico com o remake do clássico filme mudo de 1922 “Nosferatu” (que por sua vez era uma versão não oficial do romance “Drácula” de Bram Stoker). Este conto gótico de obsessão segue uma jovem assombrada (Lily-Rose Depp) que se torna o alvo de um terrível vampiro (Bill Skarsgård) que está apaixonado por ela. Nicholas Hoult, Aaron Taylor-Johnson e Willem Dafoe também estão no elenco.