Os filmes mais esperados de 2023
Os filmes mais esperados de 2023. Composição: Actigamer

Com a chegada de um novo ano inicia-se também uma nova campanha de filmes a não perder, e para que possas programar melhor o teu calendário cinematográfico, reunimos numa lista alguns dos filmes mais esperado em 2023.

Como tem sido tendência nos últimos anos, os super-heróis terão um papel importante nas bilheteiras deste ano, com novas sequelas como Ant-Man, Shazam, o Homem-Aranha, Flash, Aquaman e muitos outros. O ano de 2023 também vai trazer novos capítulos para histórias bem conhecidas, como Indiana Jones, Velocidade Furiosa, Scream e muitos outros.

Em 2023 também vamos estar atentos a novas abordagens de alguns dos ícones da cultura pop, como Super Mario, Dungeons & Dragons e até Barbie ou a Pequena Sereia, juntamente com os novos filmes de nomes como Christopher Nolan e Nicolas Cage. Quais serão um sucesso nas bilheteiras? Ainda ninguém sabe!

Sem demoras, vamos direto para alguns dos filmes que mais vão dar que falar 2023.

Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Ant-Man And The Wasp: Quantumania

Estreia: 16 de Fevereiro (Portugal)
Elenco: Paul Rudd, Evangeline Lilly, Michael Douglas
Realização: Peyton Reed
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Scott Lang (Paul Rudd) e Hope Van Dyne (Evangeline Lilly) regressam para continuar as suas aventuras como Homem-Formiga e a Vespa. Juntos, com os pais de Hope, Hank Pym (Michael Douglas) e Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer), a família explora o Reino Quântico, interagindo com novas criaturas estranhas e embarcando numa aventura que os levará para além dos limites do que pensavam que era possível.

Creed III

Estreia: 2 de Março (Portugal)
Elenco: Michael B. Jordan, Jonathan Majors, Tessa Thompson
Realização: Michael B. Jordan
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Da Metro Goldwyn Mayer Pictures chega Creed III, o primeiro filme realizado por Michael B. Jordan, que regressa ao seu papel de Adonis Creed na terceira parte desta saga de grande de sucesso. O filme conta também com a participação de Tessa Thompson (Creed, Passing), Jonathan Majors (Da 5 Bloods, Lovecraft Country), Wood Harris (Creed, Blade Runner 2049), Florian Munteanu (Creed II, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, a estreante Mila Kent e Phylicia Rashad (Creed, Soul: Uma Aventura com Alma).

Gritos VI
Scream VI

Estreia: 9 de Março (Portugal)
Elenco: Courteney Cox, Melissa Barrera, Jenna Ortega
Realização: Tyler Gillett, Matt Bettinelli-Olpin
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Entre Wednesday, Scream e X (e vários outros projetos), 2022 foi o ano de Jenna Ortega. Esperamos que a tendência continue com o seu regresso como Tara Carpenter no sexto filme da saga Scream. Depois de receber uma nova vida, e muitas novas mortes, com a parcela do ano passado na série slasher, as irmãs Sam Carpenter (Melissa Barrera) e Tara e os outros sobreviventes Mindy Meeks-Martin (Jasmin Savoy Brown) e Chad Meeks-Martin (Mason Gooding), deixaram a sua cidade natal de Woodsboro para as ruas comparativamente mais seguras da cidade de Nova Iorque. Eles juntam-se também a membros do elenco original de Scream como Courteney Cox, Gale Weathers e Hayden Panettiere.

Shazam! Fúria Dos Deuses
Shazam! Fury of the Gods

Estreia: 16 de Março (Portugal)
Elenco: Zachary Levi, Asher Angel, Jack Dylan Grazer
Realização: David F. Sandberg
Distribuidor: Cinemundo

2023 poderá ser um ano interessante para filmes baseados nas propriedades da DC Comics. No final do ano passado, foi anunciado que James Gunn e Peter Safran assumiriam um novo papel de liderança na DC Studios e reconstruiriam este universo cinematográfico e, como resultado, muitas (se não todas) as encarnações atuais desses personagens foram descartadas. Embora existam muitos anúncios e revelações este ano, também há um grupo de quatro filmes já concluídos que serão lançados, dando aos fãs do DC Extended Universe um último suspiro da realidade iniciada por Zack Snyder.

O primeiro desses filmes a chegar aos cinemas será Shazam! Fúria dos Deuses, mais uma vez a cargo de David Sandberg, que trouxe Billy Batson e o seu heroico alter ego para o grande ecrã pela primeira vez. Billy e o resto da família Shazam, todos com poderes místicos concedidos por um antigo mago, voltam para enfrentar a dupla de vilões protagonizada pelos pesos pesados Helen Mirren como Hespera e Lucy Liu como Kalypso.

John Wick: Capítulo 4
John Wick: Chapter 4

Estreia: 23 de Março (Portugal)
Elenco: Keanu Reeves, Donnie Yen, Shamier Anderson
Realização: Chad Stahelski
Distribuidor: Pris

John Wick (Keanu Reeves) enfrenta os adversários mais letais nesta próxima quarta parte da série. Com a cabeça a um preço cada vez maior, Wick enfrenta a Roleta global enquanto procura os jogadores mais poderosos do submundo de Nova Iorque, Paris, Osaka e Berlim.

Super Mario Bros. O Filme
The Super Mario Bros. Movie

Estreia: 30 de Março (Portugal)
Elenco: Chris Pratt, Anya Taylor-Joy, Charlie Day
Realização: Michael Jelenic, Aaron Horvath
Distribuidor: Cinemundo

Da Nintendo e Illumination chega a mais aguardada animação baseada no universo Super Mario Bros. O mundo conheceu Mario pela primeira vez no videojogo de 1981, Donkey Kong, e rapidamente apaixonou-se pela icónica personagem, que veio a acompanhar o crescimento de gerações desde a década de 80. Depois de mais de 200 videojogos relacionados com o franchise Mario, incluindo o célebre Super Mario Bros., de 1985, e de ter assegurado o título de franchise de videojogos mais vendida de sempre, o adorado personagem vermelho chega pela primeira vez ao grande ecrã.

Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões
Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves

Estreia: 30 de Março (Portugal)
Elenco: Chris Pine, Michelle Rodriguez, Regé-Jean Page
Realização: Jonathan M. Goldstein, John Francis Daley
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Um ladrão cheio de charme e um bando de improváveis aventureiros preparam um assalto épico para recuperar uma relíquia perdida, mas tudo se complica ao entrarem em conflito com as pessoas erradas.

Renfield

Estreia: 13 de Abril (Portugal)
Elenco: Nicholas Hoult, Nicolas Cage, Awkwafina
Realização: Chris McKay
Distribuidor: Cinemundo

Renfield, o assistente de Drácula (Nicolas Cage), é obrigado a arranjar as presas do seu mestre, o patrão mais narcisista da História interpretado por Nicholas Hoult, e cumprir as suas ordens, por mais malévolas que sejam. Mas agora, depois de séculos de servidão, Renfield está preparado para viver afastado da sombra do Príncipe da Escuridão?

Guardiões da Galáxia: Volume 3
Guardians of the Galaxy Vol. 3

Estreia: 4 de Maio (Portugal)
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldaña, Dave Bautista
Realização: James Gunn
Distribuidor: NOS Audiovisuais

O amado grupo de desajustados está bastante diferente nos dias de hoje. Peter Quill, que ainda está a recuperar da perda de Gamora, tem que reunir a sua equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Uma missão que, se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões como os conhecemos.

Fast X

Fast X

Estreia: 18 de Maio (Portugal)
Elenco: Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Jason Statham
Realização: Justin Lin
Distribuidor: NOS Audiovisuais

De momento não sabemos muito sobre o que o penúltimo filme da série Velocidade Furiosa (Velozes e Furiosos) nos reserva, mas esperamos que seja certamente um espetáculo visual, mesmo com algumas complicações nos bastidores. Louis Letterier (O Incrível Hulk) assumiu o cargo de diretor no meio de rumores de que Justin Lin teve alguns desentendimentos com Vin Diesel, levando-o a deixar o filme abruptamente logo após o início da produção, apesar de ter sido responsável por cinco filmes de sucesso na saga, incluindo Fast Five. Leterrier não é estranho a ação de alto nível, drama e acrobacias de carros, pelo que esperamos que ele se encaixe bem com os regulares da série como Diesel, Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris, Nathalie Emmanuel e Sung Kang, juntamente com adições mais recentes como Charlize Theron e John Cena e os recém-chegados Brie Larson e Jason Momoa.

A Pequena Sereia
The Little Mermaid

Estreia: 25 de Maio (Portugal)
Elenco: Halle Bailey, Jonah Hauer-King, Daveed Diggs
Realização: Rob Marshall
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Este ano teremos o lançamento de mais uma versão live-action de A Pequena Sereia, um dos icónicos filmes de animação da Disney. Esta nova versão contará com Halle Bailey como Ariel e Jonah Hauer-King como Príncipe Eric. Ariel, a mais nova e mais desafiante das filhas do Rei Tritão, anseia por saber mais sobre o mundo além-mar, e enquanto visita a superfície, apaixona-se pelo Príncipe Eric. Como as sereias estão proibidas de interagir com os humanos, Ariel faz um acordo com a bruxa do mar, Úrsula, e troca a sua bela voz por pernas humanas, o que lhe dá a oportunidade de experimentar a vida em terra, mas acaba por colocar em perigo a sua vida e a coroa do seu pai.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Spider-Man: Across the Spider-Verse

Estreia: 1 de Junho (Portugal)
Vozes: Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Jake Johnson
Realização: Justin K. Thompson, Kemp Powers, Joaquim Dos Santos
Distribuidor: Big Picture

Visto que Spider-Man: Into the Spider-Verse foi um dos filmes mais populares e premiados de 2018, não é surpresa que as pessoas estejam ansiosas para ver a sequela. Originalmente programado para lançamento no ano passado, este filme verá Miles Morales (Shameik Moore) continuar as suas aventuras através do multiverso juntamente com Gwen Stacy (Hailee Steinfeld), a Mulher-Aranha Jessica Drew (Issa Rae) e o Homem-Aranha 2099 (Oscar Isaac).

Transformers: O Despertar das Feras
Transformers: Rise of the Beasts

Estreia: 8 de Junho (Portugal)
Elenco: Anthony Ramos, Dominique Fishback, Tobe Nwigwe
Realização: Steven Caple Jr.
Distribuidor: NOS Audiovisuais

A saga de filmes Transformers recebeu uma injeção de ânimo muito necessária em 2018 com o subestimado Bumblebee. Esse filme, ambientado em 1987, explorou como o gigante amarelo chegou à Terra. Transformers: O Despertar das Feras vai antecipar ainda mais a história, até ao ano de 1994, para narrar a origem da personagem Optimus Prime, a forma como se tornou líder dos Autobots, e ainda apresentar os Maximals, Predacons, e Terrorcons.

The Flash

The Flash

Estreia: 15 de junho (Portugal)
Elenco: Ezra Miller, Ron Livingston, Michael Keaton
Realização: Andy Muschietti
Distribuidor: Cinemundo

O investigador forense Barry Allen é atingido por um relâmpago ao mesmo tempo que um recipiente com químicos são projetados na sua direção. Como resultado do acidente, Barry torna-se capaz de correr a velocidades sobre-humanas, tornando-se assim no protetor da cidade. Independentemente dos problemas de bastidores causados pelo protagonista Ezra Miller, os rumores são que o filme da autoria de Andy Muschietti tem recebido críticas muito positivas do público de teste.

Indiana Jones and the Dial of Destiny

Estreia: 29 de Junho (Portugal)
Elenco: Harrison Ford, Mads Mikkelsen, Phoebe Waller-Bridge
Realização: James Mangold
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Um dos maiores aventureiros do cinema faz um regresso triunfante neste verão, juntamente com o seu icónico interprete Harrison Ford. Não contentes em ter o aficionado do chicote em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, a Disney e a Lucasfilm contrataram James Mangold, de Logan, para entrar no projeto, desta vez ambientado na década de 1960, depois de Steven Spielberg decidir dar um passo atrás e atuar apenas como Produtor Executivo, após ser responsável por quatro dos filmes anteriores da série. O elenco está repleto de pesos pesados, incluindo Mads Mikkelsen, Phoebe Waller-Bridge, Antonio Banderas e Toby Jones.

Missão: Impossível – Ajuste de Contas Parte Um
Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One

Estreia: 13 de Julho (Portugal)
Elenco: Tom Cruise, Rebecca Ferguson, Simon Pegg
Realização: Christopher McQuarrie
Distribuidor: NOS Audiovisuais

A nova aventura de dois filmes de Ethan Hunt está a chegar neste verão com Missão: Impossível – Dead Reckoning Part One. A sétima aventura de Tom Cruise no IMF é mais uma vez escrita e realizada por Christopher McQuarrie, que ocupou o papel desde Rogue Nation de 2015. Esta série tornou-se famosa pelas incríveis acrobacias que Cruise realiza e pelo trailer, não parece que começa a perder a forma. O elenco será uma boa mistura de rostos novos e familiares, com Pom Klementieff, Vanessa Kirby, Rebecca Ferguson, Simon Pegg, Ving Rhames, Hayley Atwell e Henry Czerny.

Barbie

Estreia: 20 de Julho (Portugal)
Elenco: Margot Robbie, Amy Schumer, Ryan Gosling
Realização: Greta Gerwig
Distribuidor: Cinemundo

Ainda não temos detalhes sobre a história do filme, mas os visuais parecem vibrantes e impressionantes e com a realização de Greta Gerwig e Noah, é razoável supor que os resultados serão sempre de qualidade.

Oppenheimer

Estreia: 20 de Julho (Portugal)
Elenco: Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
Realização: Christopher Nolan
Distribuidor: Cinemundo

“Now, I am become Death, the destroyer of worlds.” – Nunca se pode dizer que Christopher Nolan evita contar histórias sobre personagens complicados. No seu próximo filme, ele apresenta o homem que ajudou a criar a invenção mais importante do século 20: a bomba atómica. Com foco brilhante no cientista, J. Robert Oppenheimer, o filme apresenta uma linha impressionante de talentos que inclui Cillian Murphy como o personagem principal, ao lado de Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Rami Malek, Jack Quaid, Kenneth Branagh , Josh Hartnett, David Dastmalchian e tantos outros. O filme pode não parecer o tipo de história para o auge do verão, mas certamente não vai passar despercebido.

The Marvels

The Marvels

Estreia: 27 de Julho (Portugal)
Elenco: Brie Larson, Iman Vellani, Teyonah Parris
Realização: Nia DaCosta
Distribuidor: NOS Audiovisuais

Desde Avengers: Endgame, a MCU recomeçou o processo de construção de uma nova lista de personagens. Em 2023, veremos alguns desses novos heróis finalmente reunidos em The Marvels. Este filme encontra a Captain Marvel de Brie Larson, Monica Rambeau de Teyonah Parris e a Ms. Marvel de Iman Vellani misteriosamente a trocarem de lugar uma com a outra, como foi mostrado no final da série Disney+ de Kamala. Para além disto, pouco se sabe sobre o filme de Nia DaCosta, embora pareça possível que esteja vinculado à série Secret Invasion do Disney+, que deve estrear na primavera, já que ambos os projetos apresentam Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Maria Hill. (Cobie Smulders).

The Expendables 4

The Expendables 4

Estreia: 21 de Setembro (Portugal)
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Megan Fox
Realização: Scott Waugh
Distribuidor: NOS Audiovisuais

The Expendables 4 (estilizado como Expend4bles) é o próximo filme de ação realizado por Scott Waugh, com guião co-escrito por Spenser Cohen e Max Adams, a partir de uma história original de Cohen. É a quarta parcela da saga “Os Mercenários” e sequela de Os Mercenários 3 (2014), novamente com um elenco de peso, que inclui Jason Statham, Dolph Lundgren, Randy Couture e Sylvester Stallone nos seus papéis de filmes anteriores, ao lado de Curtis “50 Cent” Jackson, Megan Fox, Andy García, Tony Jaa, Jacob Scipio, Iko Uwais, Levy Tran e Eddie Hall.

Saw X

Saw

Estreia: 26 de Outubro (Portugal)
Elenco: Tobin Bell
Realização: Kevin Greutert
Distribuidor: Pris

Depois de nove filmes anteriores em menos de 20 anos, a saga Saw tenta agora regressar às suas origens. O filme mais recente afastou-se totalmente do Jigsaw de Tobin Bell (que na verdade morreu em Saw III, mas continuou a aparecer em flashbacks) e não foi particularmente bem recebido. Agora, com Saw X, o diretor Kevin Greutert (Saw VI, Saw 3D) e os escritores Josh Stolberg e Pete Goldfinger (Jigsaw, Spiral) criaram uma maneira de dar aos fãs o que eles querem, trazendo de volta alguns dos personagens e atores favoritos.

Dune: Parte 2
Dune: Part Two

Dune: Parte 2

Estreia: 2 de Novembro (Portugal)
Elenco: Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson
Realização: Denis Villeneuve

Quando a Warner Bros. anunciou que iria lançar muitos dos seus filmes planeados para 2021 na HBO Max, e logo no mesmo dia de estreia nos cinemas (durante o auge da pandemia de Covid-19), muitos se perguntaram o que isso podia causar a grandes filmes arrebatadores como Dune de Denis Villeneuve. Embora muitas pessoas parecessem gostar da adaptação visualmente impressionante do romance de Frank Herbert de 1965, não estava claro se as visualizações em streaming igualariam o potencial de receita de bilheteria. Felizmente para Villeneuve e todos os outros envolvidos no filme, eles conseguiram o sinal verde para fazer a segunda parte de Dune, que encontra Paul Atreides, de Timothée Chalamet, ainda em recuperação depois dos eventos da primeira parcela. Atreides vai descobrir como Chani Kynes de Zendaya (que terá muito mais tempo de ecrã neste filme) e os Fremen serão importantes no seu futuro.

The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes

Estreia: 16 de Novembro (Portugal)
Elenco: Tom Blyth, Rachel Zegler, Josh Andrés Rivera
Realização: Francis Lawrence
Distribuidor: Pris

Antes de se tornar no Presidente de Panem, Coriolanus Snow, de 18 anos, é a última esperança da sua linhagem enfraquecida, uma família outrora orgulhosa que caiu na desgraça num Capitólio do pós-guerra. Com a 10.ª edição anual dos Jogos da Fome a aproximar-se rapidamente, o jovem Snow assusta-se quando é designado para mentor de Lucy Gray Baird, uma menina tributo do empobrecido Distrito 12. Lucy chama toda a atenção de Panem ao cantar durante a cerimónia de colheita e Snow pensa que poderá virar as probabilidades a seu favor. Unindo os seus instintos de comunicação e sabedoria política, a corrida de Snow e Lucy Gray contra o tempo acaba por revelar quem é o pássaro e quem é a cobra.

Aquaman and the Lost Kingdom

Aquaman

Estreia: 21 de Dezembro (Portugal)
Elenco: Jason Momoa, Amber Heard, Yahya Abdul-Mateen II
Realização: James Wan
Distribuidor: Cinemundo

Com tantos filmes da DC a serem lançados em 2023 não podiam todos aparecer nesta lista. O segundo filme de Aquaman destaca-se por poder ser o ultimo do atual DCEU – DC Extended Universe (embora, ainda não esteja confirmado). Mesmo que o filme não tenha sido filmado com este ponto final em mente, podemos esperar um mar revolto no próximo Natal para o Aquaman de Jason Momoa, já que as circunstâncias extremas forçam parcerias imprevistas, possivelmente com Black Manta de Yahya Abdul-Mateen II e/ou Ocean Master de Patrick Wilson’s Orm, ambos de regresso para a sequela.