IPCA - Escola Superior de Tecnologia / Oficina do Brinquedo
Oficina do Brinquedo. Imagem: IPCA - Escola Superior de Tecnologia

A Oficina do Brinquedo é uma iniciativa criada por estudantes da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos, e pretende adaptar brinquedos para utilização por crianças com deficiência motora e/ou cognitiva e a reparação de brinquedos antigos ou novos para doação.

A iniciativa arranca dia 18 de dezembro, no corredor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, onde um grupo de jovens da Associação de Solidariedade e Ação Social (ASAS) de Santo Tirso irá juntar-se a 20 estudantes do IPCA, numa ação que visa proporcionar a experienciação da Engenharia Eletrotécnica e o Ensino Superior.

A ideia de retomar este projeto do IPCA partiu de João Fernandes, estudante do 3º ano do curso de licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, que decidiu levá-lo ainda mais longe, reforçando o impacto social da iniciativa.

Segundo explica, além da adaptação e reparação de brinquedos, a Oficina vai envolver “uma campanha para angariação de brinquedos novos e antigos, a elaboração de controladores de videojogos para pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva e a criação de controladores de computador para pessoas com incapacidade”.

Para fazer renascer o projeto Oficina do Brinquedo, João Fernandes reativou uma parceria com a Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) de Barcelos, depois de perceber que “há muitas crianças com deficiência que necessitam de brinquedos adaptados, mas estes ou não existem no mercado, ou são muito caros”.

“O alargamento da Oficina do Brinquedo à dimensão do ensino da eletrónica e da reparação aos jovens da ASAS visa responder a uma necessidade que detetamos: capacitar os jovens com dificuldades socioeconómicas, que são um pouco esquecidos pela sociedade devido a já não serem crianças, e mostrar-lhes que a sociedade também se importa com eles”, explica João Fernandes.

O grupo de jovens da ASAS vai assim aprender conhecimentos básicos das componentes técnicas da eletrónica, adquirindo competências que lhes permitirão fazer a manutenção e o conserto de brinquedos dos colegas mais novos. Por outro lado, acredita João Fernandes, estes conhecimentos poderão abrir-lhes a porta de um emprego futuro.

Tendo em vista a ação do próximo dia 18, João Fernandes lança por isso o apelo à comunidade académica do IPCA e a toda a população para doação de brinquedos novos ou usados, que serão adaptados às necessidades de crianças com deficiência e, depois, oferecidos à APAC e à ASAS.

Os brinquedos deverão ser entregues nos respetivos pontos de recolha, que estarão disponíveis no Campus e nos vários polos do IPCA.

A Oficina do Brinquedo está inserida nas comemorações do aniversário da instituição.

O projeto da Oficina do Brinquedo conta com o acompanhamento de vários docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, entre os quais Vítor Carvalho (diretor da escola), Duarte Duque, Daniel Miranda e José Brito, além do apoio dos respetivos serviços e da colaboração dos colegas de curso, em particular Diogo Araújo.