ChatGPT
ChatGPT. Imagem: DR

ChatGPT é o termo do momento e promete não ficar por aqui. Não sabes o que é? Nós contamos tudo!

Com menos de um ano de existência, esta ferramenta de perguntas e respostas já provocou um grande impacto na Internet, transbordando até os domínios do digital para o mundo real. É tema de reflexões, discussões e até dissertações, na escola, entre amigos ou na comunicação social. A fama do ChatGPT é tão transversal que já inspirou a criação de outras ferramentas que tentam imitar e até complementar as suas capacidades. Mas afinal, o que é o ChatGPT?

A ferramenta foi lançada pela OpenAI em novembro do ano passado (2022), e tornou-se rapidamente o chatbot ideal para o local de trabalho. Embora já tenha sido tema marcante em algumas das conferencias tecnológicas mais relevantes (incluindo na Web Summit 2022 em Lisboa), somente este ano o ChatGPT chamou a atenção das gigantes tecnológicas.

Uma delas foi a Microsoft, que integrou o bot no seu motor de busca Bing (com o Bing Image Creator) e concordou em investir 10 mil milhões de euros na sua fundadora OpenAI. A Google também respondeu à popularidade do bot, lançando um concorrente menos popular, o Bard.

Futuristic Belém Tower
Torre de Belém gerada pelo Bing Image Creator

Em essência, o ChatGPT é uma plataforma online que permite aos utilizadores digitarem palavras-chave ou perguntas em linguagem natural, que por sua serão processadas pelo chatbot produzindo respostas utilizando o enorme conjunto de dados já armazenados ao longo de vários anos de pesquisa e desenvolvimento.

Embora possa não parecer muito impressionante à primeira vista, desde cedo que o impacto desta tecnologia foi evidente para empresas como a Alibaba, que já estão a trabalhar para produzir as suas próprias versões inspiradas no ChatGPT. O que é precisamente o famoso ChatGPT e como podemos utilizar melhor esta poderosa ferramenta?

O Que é o ChatGPT?

Como já referimos, o ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, uma startup sediada em São Francisco, cofundada por Sam Altman, Elon Musk e Jessica Livingston em 2015. A OpenAI também é conhecida pelo desenvolvimento da API GPT-3, que pode gerar texto humano, e também pelo DALL-E, um modelo que cria imagens a partir de descrições em texto.

DALL·E
Imagem gerada por DALL·E

A tecnologia que alimenta o chatbot é chamada de GPT, que significa ‘Generative Pre-trained Transformer’ (Transformador Pré-treinado Generativo). Estes ‘transformadores’ são algoritmos que podem processar dados sequenciais ou, neste caso, texto. O transformador prevê a palavra que vem antes e depois de cada palavra, e eventualmente cria uma frase coerente completa.

Isto torna-o capaz de responder a perguntas simples sobre qualquer tópico, e até mesmo ajudar a escrever código de computador. O ChatGPT usa várias fontes na Internet, como sites, artigos e redes sociais para formular e melhorar as suas respostas. A OpenAI chegou até a contratar pessoas para criar clipes de áudio e video para ajudar a treinar as suas ferramentas de IA. Com todas estas fontes de informação, o chatbot eventualmente aprende a copiar a estrutura e a gramática das frases do dia a dia, para gerar respostas semelhantes às humanas.

Ainda assim é preciso ter cuidado com a forma como usamos este chatbot, porque como qualquer ferramenta automatizada, ele nem sempre acerta nos factos que encontra. O processo de formulação de respostas pode extrair fontes que não são credíveis e, por isso, depende de humanos para fazer as correções apropriadas.

Como usar o ChatGPT

Utilizar o ChatGPT é muito fácil. Basta criar uma conta no site da OpenAI em chat.openai.com.

A página tem uma caixa de texto na parte inferior do ecrã para que os utilizadores escreverem as suas perguntas ou descrições, e tem uma secção onde as respostas são preenchidas pela ferramenta.

Existem alguns exemplos de como podemos ou não utilizar o chatbot. Se o utilizador colocar uma questão que envolva alguma forma de crime, por exemplo, o ChatGPT vai tentar dissuadir o utilizador de cometer essa ação, em vez de explicar em detalhe como a poderia fazer. No caso de ser uma pergunta considerada construtiva, o bot não terá problemas em explicar a ação com mais detalhe.

Para além destes controlos de segurança, o que podemos ou não fazer no ChatGPT depende totalmente da nossa vontade, e também se vemos o bot como útil para a nossa atividade. As potencialidades são muitas, mas trata-se de uma ferramenta que pode exigir alguma criatividade para a utilizar ao máximo.

ChatGPT

A OpenAI isenta a responsabilidade de respostas menos precisas e alerta para a utilização dos dados inseridos pelo utilizador na continua melhoria da ferramenta, através de avisos no momento da criação de uma nova conta.

Melhores Formas de Usar o ChatGPT

Existem várias formas de usar o ChatGPT, mas deixamos aqui alguns dos casos mais comuns e interessantes para começar.

Correção de textos

Ainda não será a ferramenta mais aceite na sala de aula, e talvez nunca chegue a ser, mas a verdade é que o ChatGPT pode ajudar alunos e professores a corrigir erros gramaticais e até mesmo a sugerir alternativas. Obviamente a ferramenta funciona melhor para o português do brasil, devido à maior quantidade de dados relevantes à disposição, e ainda melhor para a língua inglesa.

Criação de conteúdo

O ChatGPT pode ajudar a gerar novos tópicos e ideias para conteúdo. Com apenas algumas palavras-chave, esta ferramenta pode sugerir temáticas para vídeos, músicas, publicações nas redes sociais, e tudo o que possamos imaginar.

Antes de utilizares alguma resposta do chatbot, certifica-te de que é algo original depois de uma rápida pesquisa no Google, uma vez que o ChatGPT baseia-se sempre em material existente nas suas bases de dados.

ChatGPT

Programação

Para programadores, esta ferramenta pode ser especialmente útil. Os iniciantes podem pedir ao chatbot para explicar os termos básicos de programação, e para os restantes, pode servir para atalhar algum código.

Também podem usar o ChatGPT para praticar a resolução de problemas de programação e o chatbot responderá com um esboço de código que resolva o problema. Até podem pedir ao bot para ajudar a corrigir o código, mas será necessário incluir detalhes suficientes para que ele possa fornecer todas as soluções possíveis.

Apenas por diversão

Se apenas quiseres testar a IA, existem inúmeras maneiras de te divertires com ela. Desde planear férias, pedindo que faça um itinerário de viagem incluindo os melhores hotéis, organizar pequenos quizzes familiares de perguntas e respostas, pedir imagens engraçadas, ou simplesmente perguntar o que te vier à cabeça. O bot vai tentar sempre responder, e às vezes quando a resposta é menos precisa pode ter alguma piada.

Ao nível humano, o ChatGPT ainda é uma criança, e esta longe de chegar à sua idade adulta. Não podemos imaginar o que poderá fazer no futuro próximo. Daqui a 5 anos? Ninguém sabe.

Problemas do ChatGPT

Nenhuma ferramenta é perfeita e o ChatGPT não é exceção. Para já, podemos apenas contar com duas versões: a gratuita, e a paga. Embora nenhuma das versões reflita qualquer vantagem nas respostas, a versão paga elimina as listas de espera e o limite diário de utilizações. Dada a popularidade do bot, não será difícil imaginar que estes problemas podem tornar-se inconvenientes ao fim de algum tempo.

ChatGPT

A versão paga da OpenAI resolve estes problemas, o ChatGPT Plus. Com uma assinatura de 20 dólares por mês esta subscrição permite que os utilizadores usem a ferramenta mesmo em horas de pico, terão tempos de resposta mais rápidos e ainda acesso a novos recursos antes das outras pessoas, isto de acordo com o site da empresa.

Para além dos problemas técnicos, existem ainda as dúvidas éticas. Exemplo disso são as preocupações de muitos professores com os alunos que usam o ChatGPT para responder a exames (principalmente online) e plagiar trabalhos académicos. Algumas escolas da cidade de Nova Iorque já baniram o chatbot. Embora a OpenAI tenha criado uma nova ferramenta para ajudar a detetar as cópias/plágios, nem todos concordam na utilização da ferramenta na sala de aula.

Mais recentemente, a Itália tornou-se no primeiro país ocidental a banir o ChatGPT. O regulador italiano referiu que o ChatGPT atualmente não fornece qualquer informação aos utilizadores, nem às pessoas cujos dados foram recolhidos pela OpenAI”, observando “a ausência de uma base jurídica adequada em relação à recolha de dados pessoais e ao seu tratamento” e o não cumprimento de vários artigos do GDPR.

A Check Point Software, empresa que desenvolve soluções na área da segurança informática, considera os utilizadores não estão ainda conscientes dos perigos na inserção de informação sensível na plataforma, sendo que esta pode também ser utilizada por pessoas mal intencionadas. À medida que as tecnologias se tornam mais avançadas, podem ser utilizadas para criar ataques mais sofisticados e mais difíceis de detetar. A Check Point assume que o ChatGPT já está atualmente a ser utilizado para automatizar processos e mesmo criar campanhas de phishing direcionadas ou mesmo lançar ataques automatizados.

Neste sentido, a tecnológica avança com alguns pilares fundamentais que devem ser considerados pelos governos, empresas e os próprios criadores do ChatGPT e congéneres:

  • Estabelecer diretrizes éticas: Devem existir diretrizes éticas claras para o desenvolvimento e utilização de IA que estejam alinhadas com os valores e princípios da sociedade, tais como transparência, responsabilidade, privacidade e justiça.
  • Incentivar a transparência: As empresas e os criadores devem ser transparentes acerca dos seus sistemas de IA, incluindo a forma como são concebidos, formados e testados.
  • Assegurar a privacidade: As empresas devem dar prioridade à proteção da privacidade dos utilizadores, especialmente quando se trata de dados sensíveis, implementando protocolos sólidos de proteção de dados e fornecendo explicações claras sobre a forma como os dados dos utilizadores são recolhidos, armazenados e utilizados.
  • Priorizar a segurança: Esta deve ser uma prioridade máxima no desenvolvimento da IA e devem ser criados mecanismos para evitar danos causados por sistemas de IA. Isto inclui o desenvolvimento de protocolos de teste robustos e a implementação de mecanismos à prova de falhas e à prova de vulnerabilidades.
  • Fomentar a inovação: Os governos devem fornecer fundos e recursos para apoiar a investigação e desenvolvimento de IA, assegurando ao mesmo tempo que a inovação seja equilibrada com uma governação responsável.
  • Incentivar a participação e acessibilidade do público: Deve haver oportunidades de participação e envolvimento do público no desenvolvimento e regulamentação da IA, para garantir que as suas necessidades e preocupações são consideradas. As empresas devem conceber os seus sistemas de IA para serem acessíveis a todos os utilizadores, independentemente das suas capacidades físicas ou conhecimentos técnicos, fornecendo instruções claras e interfaces de utilizador fáceis de compreender e de utilizar.

A Inteligência Artificial já demonstrou o seu potencial para revolucionar setores como os cuidados de saúde, finanças, transportes e muitos outros. Pode automatizar tarefas mais maçadoras, melhorar a eficiência e fornecer informação que anteriormente era impossível de obter, ajudando a resolver problemas complexos e a tomar melhores decisões. Cabe a cada utilizador avaliar a utilidade e credibilidade do ChatGPT.