Panorama dos Esports em 2020
Panorama dos Esports em 2020. Imagem: DR

Um novo estudo encomendado pela Intel em conjunto com a Currys PC World revelou os melhores jogadores de Esports femininos e masculinos de 2020, destacando dados como equipas, ganhos totais ($), jogo principal, idade e nacionalidade.

Os três primeiros jogadores no topo da lista são:

1. N0tail e Scarlett: Johan Sundstein e Sasha Hostyn estão na primeira posição como os desportistas que mais ganham nos Esports. N0tail ganha 6,9 milhões de dólares por ano e Scarlett ganha 358 mil dólares por ano.

2. JerAx e Liooon: Jesse Vainikka e Li Xiaomeng obtiveram a classificação de prata na segunda posição, ganhando 6,5 milhões de dólares e 224,2 mil dólares, respetivamente.

3. Ana e HaganeNoTema – Anathan Pham e Siobhan Bielamowicz ocupam a terceira posição. Enquanto Ana ganha 6 milhões de dólares, a sua colega HaganeNoTema ganha 122,7 mil.

Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei
Apresentação do MOCHE XL ESPORTS by Huawei. Foto: DR

Top dos Jogadores de Esports

Para compreender melhor quem são as pessoas nos esports, foram analisados os melhores jogadores de 2020. Infelizmente, não há mulheres no top 100, o que significa que pode haver algum trabalho a ser feito na indústria para melhorar a diversidade e a inclusão dentro deste desporto.

Assim, foram recolhidos dados sobre os 100 melhores jogadores e as 100 melhores jogadoras profissionais de esports, para construir uma imagem mais ampla. Abaixo mostramos uma tabela que destaca os 10 maiores jogadores masculinos e femininos de 2020.

Jogadores Masculinos

# JOGADOR ID JOGADOR NOME EQUIPA TOTAL PRÉMIOS (dólares) JOGO PRINCIPAL IDADE PAÍS
1 N0tail Johan Sundstein OG 6.9M Dota 2 26 Dinamarca
2 JerAx Jesse Vainikka OG 6.5M Dota 2 28 Finlândia
3 ana Anathan Pham OG 6M Dota 2 20 Austrália
4 Ceb Sébastien Debs OG 5.5M Dota 2 27 França
5 Topson Topias Taavitsainen OG 5.4M Dota 2 22 Finlândia
6 KuroKy Kuro Takhasomi Nigma 5.2M Dota 2 27 Alemanha
7 Miracle- Amer Al-Barkawi Nigma 4.7M Dota 2 22 Jordânia
8 MinD_ContRoL Ivan Ivanov Nigma 4.5M Dota 2 25 Bulgária
9 GH Maroun Merhej Nigma 4.1M Dota 2 24 Líbano
10 Matumbaman Lasse Urpalainen Team Secret 3.6M Dota 2 25 Finlândia

 

Jogadores Femininos

# JOGADOR ID JOGADOR NOME EQUIPA TOTAL PRÉMIOS (dólares) JOGO PRINCIPAL IDADE PAÍS
1 Scarlett Sasha Hostyn Brave Star Gaming 358m StarCraft II 27 Canadá
2 Liooon Li, Xiao Meng (independente) 224.2m Hearthstone 23 China
3 HaganeNoTema Siobhan Bielamowicz (independente) 122.7m AoT Tribute Game ? Austrália
4 Mystik Katherine Gunn Carolina Core 122m Halo: Reach 32 EUA
5 Ricki Ortiz Ricki Ortiz Evil Geniuses 81.4m Street Fighter V ? EUA
6 Hafu Rumay Wang G2 Esports 70.9m Teamfight Tactits 29 EUA
7 TINARAES- Tina Perez Gen.G 64.8m Fortnite 22 EUA
8 Kasumi Chan Marjorie Bartell Chicago Chimera 55m Dead or Alive 4 ? EUA
9 xchocobars Janet Rose (independente) 53.1m Fortnite 24 Canadá
10 Sarah Lou Sarah Harrison Birmingham Salvo 50m Dead or Alive 4 31 Inglaterra

 

Moche XL Esports by Huawei
Moche XL Esports. Foto: Actigamer

Top das Equipas de Esports

Ao contrário dos desportos tradicionais, não existe um processo de recrutamento padrão para equipas de esports, embora muitos dos melhores jogadores sejam recrutados por caçadores de talentos. Agrupando jogadores de elite, as maiores equipas trabalham como um coletivo para dominar o competitivo mundo dos videojogos. A Team Liquid detém o título de campeão, tendo vencido 1.706 torneios e angariado 34.9 milhões de dólares em prémios.

# EQUIPA GANHOS TOTAIS (dólares) Nº TORNEIOS GANHOS TOP
JOGOS
TOP JOGADORES
1 Team Liquid 34.9m 1706 Dota 2
CS: GO
StarCraft II
Ivan Ivanov
Kuro Takhasomi
Maroun Merhej
2 OG 33.6m 78 Dota 2
CS: GO
Super Smash Bros Melee
Johan Sundstein
Jesse Vainikka
Anathan Pham
3 Evil Geniuses 23.9m 838 Dota 2
StarCraft II
CoD: World War II
Sumail Hassan
Saahil Arora
Peter Dager
4 Fnatic 15.4m 896 CS:GO
Dota 2
League of Legends
Jesper Wecksell
Freddy Johansson
Robin Rönnquist
5 Newbee 14.2m 221 Dota 2
StarCraft II
WarCraft III
Hu, Liangzhi
Damien Chok
Zhang, Pan
6 Virtus.pro 14m 481 Dota 2
CS:GO
StarCraft II
Vladimir Minenko
Alexei Berezin
Roman Kushnarev
7 Vici Gaming 12.9m 286 Dota 2
CS:GO
CrossFire
Lu, Chao
Xu, Linsen
Xie, Junhao
8 Team Secret 11.4m 241 Dota 2
Fortnite
Rainbow Six Siege
Clement Ivanov
Yazied Jaradat
Zheng, Yeik Nai
9 Invictus Gaming 11.2m 458 Dota 2
League of Legends
StarCraft II
Song, Eui Jin
Luo, Feichi
Wang, Liu Yi
9 Natus Vincere 10.9m 450 Dota 2
CS:GO
World of Tanks
Danil Ishutin
Egor Vasilyev
Ioann Sukharev

 

Esports

COMO SER UMA ESTRELA DE ESPORTS?

  • Johan Sundstein, também conhecido como N0tail é o melhor jogador de desportos eletrónicos de 2020, com 6,9 milhões de dólares em prémios.
  • A idade média de um jogador de esports de alto escalão é de 24 anos para jogadores do sexo masculino e 27 anos para mulheres.
  • Sites de streaming populares receberam um aumento de 20% no número de horas de streaming durante o confinamento.

Já sabemos que os desportos eletrónicos têm vindo a tornar-se cada vez mais populares nos últimos anos, com muitos jogadores à procura de transformar a sua paixão em carreira. Com muitos prize pools a chegar aos milhões de dólares, estar no topo do jogo certamente compensa. Mas, afinal, o que é preciso para te tornares grande nos esports e como o setor evoluiu? A Intel explorou os meandros do crescente mundo dos desportos eletrónicos:

A CRIAÇÃO DE UMA ESTRELA

Os jogadores masculinos com maior classificação em 2020 são da China (26%), e as jogadoras femininas com maior classificação são dos EUA (42%).

A saúde física também deve ser uma prioridade durante o treino para competições de esports, bem como o desempenho no jogo.

n0tail
n0tail. Foto: Facebook/GEN-Gaming

Como jogador, o que seria necessário para entrar na indústria dos esports?

Com base nos 100 melhores jogadores de esports do sexo masculino e feminino de 2020, a idade média é de 24 para jogadores do sexo masculino e 27 para o feminino. Alguns têm 16 anos, o que demonstra que a progressão é muito possível numa idade jovem, proporcionando aos jovens oportunidades fantásticas de sucesso. Em comparação com os desportos tradicionais, a idade média dos 100 maiores desportistas é de 31 anos nos desportistas masculinos e 30 anos nos femininos.

Distribuição de jogadores profissionais de esports no mundo

Jogadores Masculinos
Ásia
43%
Europa
33%
EUA
17%
América do Sul 5%
Oceania 2%

 

Jogadores Femininos
EUA
53%
Europa
24%
Ásia
19%
Oceania 3%
África 1%

 

O melhor jogo para começar?

Para subir na classificação, os jogadores devem estar comprometidos com o aperfeiçoamento do jogo e com o treino necessário, tanto no jogo quanto fisicamente.

Quando se trata de competir em desportos eletrónicos, não basta pegar num comando e jogar qualquer jogo. Os profissionais especializam-se em um ou dois jogos, concentrando o seu tempo e energia no aperfeiçoamento de seu desempenho.

Uma alimentação saudável e uma boa noite de sono também são recomendadas para um desempenho ideal.

Então, o devem considerar ao escolher o jogo que irão competir?

Sacriel

Chris Ball, streamer também conhecido como Sacriel:

“O melhor jogo para entrar no mundo profissional ou streaming é algo que tu realmente gostes. Quando um streamer esforça-se para jogar um tipo de jogo de que não gosta só porque sente que tem de jogar um ‘jogo grande’, então algo vai correr mal. Em vez disso, encontra um jogo com o qual tu te divirtas e apaixones.”

Lisboa Games Week 2019
Lisboa Games Week 2019. Foto: Actigamer

Com milhões de pessoas a jogar videojogos para fins recreativos, como é que um novato consegue destacar-se? Ou figurativamente, como é que alguém pode acumular pontos e subir para o próximo nível?

Se queres competir ao mais alto nível, precisarás do melhor equipamento possível. Isto significa investir em algum hardware de qualidade projetado para jogos. Provavelmente já terás alguma consola e um PC, no entanto, pode valer a pena atualizar a configuração para obter um desempenho e qualidade gráfica ideais.

Atitude como jogador

  • Pensamento lógico: os jogos de estratégia, em particular, estimulam o cérebro e requerem pensamento inteligente.
  • Habilidades para resolver problemas: muitos jogos apresentam uma variedade de problemas, com uma variedade de soluções. O pensamento racional é uma vantagem real.
  • Tempos de reação rápidos: alguns jogos movem-se a um ritmo rápido e respostas precisas são essenciais.
  • Comprometimento: para te profissionalizares, precisas de estar preparados para dedicar muitas horas ao treino.
  • Trabalho em equipa: a cooperação e a comunicação com os membros da equipa contribuem para a eficiência.

Rotinas de treino e dietas

Se pensas que basta fazer uma maratona de jogos durante uma tarde de domingo para te tornares profissional, pensa novamente. Os jogadores profissionais têm rotinas de treino rigorosas para se certificarem que conhecem o jogo escolhido de dentro para fora e podem responder a qualquer coisa que for lançada no seu caminho. Uma dieta nutritiva também é essencial para manter uma boa saúde e níveis de energia.

  • Treina todos os dias: não é incomum que os jogadores de esports treinem 10 horas por dia.
  • Pratica exercícios regularmente: é importante ficar fisicamente apto para neutralizar as horas passadas sentado e aumentar as reações físicas e a resistência.
  • Come alimentos nutritivos e ricos em energia: longos períodos de jogo requerem combustível para aumentar os níveis de energia e manter uma boa saúde.
  • Descansa bastante: o tempo em frente ao ecrã pode ser exaustivo, portanto, 8 horas de sono são essenciais para recarregar.
  • Assiste a outras pessoas a jogar: muito pode ser aprendido observando os truques e técnicas de outros jogadores.
Sacriel

Frankie Ward, apresentadora e comentadora de esports:

“As equipas de esports estão a começar a alinhar as suas rotinas com os desportos mais tradicionais. A equipa de Counter-Strike Astralis, por exemplo, tem um treinador, um psicólogo desportivo e um fisioterapeuta. Eles também têm um nutricionista e um médico do sono, que podem consultar caso precisem de ajuda extra.”

Os jogos mais jogados

Olhando para os principais jogos competitivos dos melhores jogadores masculinos e femininos, existem variações significativas entre os dois grupos. Dota 2 é o jogo competitivo escolhido por 68% dos melhores jogadores do sexo masculino, embora não reuna a atenção das jogadoras. Para estas, os jogos de cartas colecionáveis digitais como Hearthstone e Magic: The Gathering Arena são opções populares.

JOGADORES MASCULINOS JOGADORES FEMININOS
Dota 2 CS:GO
Fortnite Fortnite
CS:GO Teamfight Tactics
League of Legends Hearthstone
Shadowverse Overwatch

 

Diversidade nos desportos eletrónicos

Ao contrário de outros desportos ‘tradicionais’, um videojogo não requer força física ou uma grande estrutura. Então, por que motivo as mulheres estão tão sub-representadas nos esports?

Sacriel

Aoife Wilson, apresentadora de tv:

“As mulheres ainda estão sub-representadas nos esports, mas isso não é surpreendente, visto que leva tempo para as mulheres se tornarem mais visíveis na indústria como um todo. É preciso haver mulheres a trabalhar em todos os setores da indústria, e deve haver mulheres em cargos de chefia – como gerentes, diretoras, treinadoras e mentoras. Só então as gerações mais jovens de mulheres verão os esports como um lugar viável, seguro e acolhedor para trabalhar e construir uma carreira.”

O mesmo pode ser dito sobre a diferença racial na indústria, com jogadores asiáticos, americanos brancos e europeus constituindo a vasta maioria dos jogadores de alto escalão. Isto impulsionou campanhas dentro da indústria para melhorar a inclusão no desporto.

Lisboa Games Week 2017
Foto: Actigamer

ESPORTS VS. STREAMING

Nunca houve um momento melhor para fazer carreira nos jogos, mas os esports não são o único caminho a percorrer se queres tornar-te num profissional. O streaming é outra opção que muitos jogadores escolhem e, uma vez que consigas um número significativo de seguidores, é muito possível viver disso, ganhando com patrocínios de marcas, comissões de subscrições e doações dos fãs.

Ao contrário dos jogadores de esports, que procuram aperfeiçoar o seu desempenho para a competição, os streamers procuram mais para entreter os seus fãs com a transmissão ao vivo dos seus jogos. O streaming, portanto, permite mais flexibilidade para jogar vários jogos diferentes, uma vez que não estão a competir para nenhum título específico.

Para começares, precisarás de um microfone e uma webcam de alta qualidade, bem como de um PC para jogos com suporte para streaming.

E para quem quer seguir uma carreira nos jogos sem estar na linha de frente, também há oportunidades para te tornares num treinador, apresentador ou comentador de esports.

Moche XL Esports by Huawei
Moche XL Esports. Foto: Actigamer

A INDÚSTRIA DOS ESPORTS EM 2020

  • O setor, que atualmente vale 1.1 mil milhões de dólares em 2020, está projetado para valer 1.8 mil milhões de dólares até 2022.
  • Os principais países concorrentes são EUA, China e República da Coreia.

Os esports percorreram um longo caminho desde sua conceção – desde o Spacewar, jogado nos primeiros computadores, até ao Dota 2, melhor aproveitado num PC especializado em jogos.

Hoje, os desportos eletrónicos têm o potencial de preencher enormes arenas com milhares de fãs. Sem mencionar o público em casa que assiste às competições ao vivo transmitidas online. O Intel Extreme Masters, realizado em Katowice, em 2017, foi um dos maiores eventos de esports da história, com um público ao vivo de 173.000 fãs e uma audiência de 46 milhões via online.

MOCHE XL Esports 2019
MOCHE XL Esports 2019. Foto: Actigamer

Enquanto muitos eventos desportivos ao vivo em 2020 foram forçados a cancelar, em consequência da pandemia do novo coronavírus, alguns outros continuaram a decorrer no formato virtual. Na verdade, sites de streaming como Twitch e YouTube registaram um aumento de 20% no número de horas de streaming durante o confinamento, sugerindo que os jogos proporcionaram consolo para muitos durante a quarentena.

A indústria de desportos eletrónicos cresceu em proporções épicas nos últimos anos. Nos últimos cinco anos, a receita triplicou dos 325 milhões de dólares para 1.1 mil milhões e o tamanho do público quadruplicou de 120 milhões para 495 milhões. Além do mais, a indústria está projetada para valer 1.8 mil milhões de dólares até 2022.

Embora o mundo dos desportos eletrónicos seja um campo de jogo global, com jogadores oriundos de todo o mundo, os principais países concorrentes são:

POS PAÍS GANHOS TOTAIS EM 2020 (dólares) NÚMERO DE JOGADORES
1 EUA 41.3m 5412
2 China 18.5m 1099
3 Rep. Coreia 16.5m 1100
4 França 9.9m 1075
5 Finlândia 9.8m 318
6 Dinamarca 9.3m 421
7 Canadá 7.8m 904
8 Suécia 6.6m 466
9 Austrália 6.4m 804

 

Sacriel

Chris Ball, streamer também conhecido como Sacriel:

“Conforme os limites técnicos dos motores de jogo são cada vez mais fáceis de satisfazer, com as inovações e avanços na computação, acho que os desportos eletrónicos e o streaming irão tornar-se cada vez mais populares. Estou ansioso para descobrir o que a tecnologia irá trazer-nos no futuro.”

OS MELHORES JOGOS DE ESPORTS

Para seres bem sucedido nos esports, não tens necessariamente de jogar um título AAA. Os esports compreendem jogos populares e menos conhecidos, variando de épicos de alta octanagem com visuais impressionantes, até um jogo de xadrez simples. Um critério importante, entretanto, é que o jogo deve ter um vencedor claro.

Dos títulos de longa duração, como Dota 2 ou Counter-Strike: Global Offensive, a jogos centrados em ação como Fortnite, aqui estão os 10 melhores jogos de 2020:

# JOGO PRIZE POOL JOGADORES TORNEIOS HORAS ASSISTIDAS
1 Dota 2 223.3M 3.7m 1,370 199M
2 CS:GO 95.5M 12.7m 4,900 215M
3 Fortnite 85.2M 3.3m 540 28M
4 League of Legends 74.6M 6.9m 2,430 349M
5 StarCraft II 32.8M 2m 5,800 23M
6 PUBG 21.6M 2.6m 280 27M
7 Overwatch 21.7M 3.5m 740 110M
8 HearthStone 21M 2.3m 860 37M
9 Heroes of the Storm 18.1M 1.2m 460 ?
10 Arena of Valor 14.6M 0.5m 50 32M

 

Dota 2 - The International 2018.
Dota 2 – The International 2018. Foto: Dota 2 The International

OS GÉNEROS DE JOGOS MAIS LUCRATIVOS

Quando se trata de ganhos potenciais nos esports, o género do jogo pode ter um impacto no tamanho do prémio. Com base em uma análise dos 100 jogos principais, os Jogos Multiplayer Online Battle Arena oferecem os prémios mais altos, com prize pools totais em média 38,5 milhões de dólares. Por outro lado, há também o maior número de jogadores competitivos nos jogos deste género e o maior número de torneios. Os jogos Battle Royale e os Shooters táticos também são incrivelmente lucrativos.

QUAIS OS JOGOS COM MAIORES PRIZE POOLS?

O popular videojogo multijogador online de arena Dota 2 é o que mais dinheiro oferece, com um prémio geral de 223,3 milhões de dólares em todos os torneios. Em 2019, o vencedor do Fortnite World Cup, que decorreu durante quatro dias, recebeu um prémio de 3 milhões de dólares.

COMO MUDARAM OS PRIZE POOLS AO LONGO DO TEMPO?

Esports Prize PoolsO volume dos prémios dos esports têm flutuado ao longo dos anos, de acordo com as mudanças na indústria e influências económicas. Por exemplo, a crise financeira global de 2008 viu os fundos para prémios caírem em mais da metade em 2009, de 14.015 dólares para 6.256 dólares. Quando a economia começou a recuperar da recessão, o fundo para prémios cresceu sete vezes em 2019 para 43.863 dólares. Embora o impacto total do Covid-19 ainda não tenha sido sentido, é possível que ele tenha um impacto semelhante na indústria em 2020.

PATROCÍNIOS DE ESPORTS

À medida que os esports se tornam maiores e mais populares na cultura em geral, as empresas começam a investir mais dinheiro nesta indústria. Isto inclui patrocínios de equipas e competições, bem como negócios com jogadores de esports individuais e propriedade total da equipa.

BLAST Pro Series: Lisbon 2018
BLAST Pro Series: Lisbon 2018. Imagem: BLAST Pro Series

Estes patrocinadores incluem empresas listadas no top das 500 maiores do mundo, bem como indivíduos como Michael Jordan ou Drake. Na verdade, os patrocinadores representam 456 milhões de dólares, do total de 1,1 mil milhões em receitas dos esports no ano passado. Alguns dos maiores patrocínios incluem a equipa Cloud9, que uniram forças com a BMW e a parceria do streamer Ninja com a RedBull.

Se ficaste curioso por saber mais, consulta o estudo completo aqui: https://techtalk.currys.co.uk/tv-gaming/gaming/dna-of-a-gamer/