Apresentação Nvidia CES 2019
Apresentação Nvidia CES 2019. Imagem: Nvidia

A Nvidia deu inicio à CES 2019 na noite de domingo, com uma apresentação que revelou planos para alargar a lista de jogos com suporte da nova tecnologia de Ray Tracing, e a criação de uma nova gama de portáteis e desktops de gaming com placas gráficas da marca.

GeForce RTX 2060

Perante uma multidão de quase mil participantes, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, anunciou o lançamento da nova GeForce RTX 2060, que por 349 dólares, tenciona tornar a nova arquitetura da Nvidia mais acessível para milhares de jogadores no PC.

Ainda não foram divulgadas as especificações técnicas completas da nova placa, mas com base nas informações divulgadas até agora, a GeForce RTX 2060 será baseada numa versão reduzida da GPU TU106 que já é utilizada na atual GeForce RTX 2070.

Apresentação Nvidia CES 2019
Apresentação Nvidia CES 2019. Imagem: Nvidia

O lançamento da nova RTX 2060 foi o destaque de uma série de anúncios, incluindo mais de 40 novos modelos de portáteis baseados na nova geração de GPUs, e os novos monitores com tecnologia Nvidia G-Sync.

Ray Tracing nos portáteis

As novas GPUs para portátil são equivalentes às suas versões para desktop, em número de núcleos e recursos, mas apresentam uma menor velocidade de clock e consumo de energia. A Nvidia garante que a nova gama portátil RTX é até 40% mais eficiente do que as GPUs Pascal, da geração anterior.

A nova geração de placas vai permitir o lançamento de portáteis mais finos e potentes, mas esta inovação terá um custo, uma vez que são esperadas subidas significativas nos preços dos portáteis que incluam as novas GPUs.

Suporte FreeSync e G-Sync

A Nvidia revelou planos para expandir o número de monitores compatíveis com a sua tecnologia de taxa de atualização variável. No total a empresa garante ter testado 400 monitores, anunciando apenas 12 ecrãs FreeSync “compatíveis” com a tecnologia G-Sync.

Apresentação Nvidia CES 2019
Apresentação Nvidia CES 2019 – Lista de monitores compatíveis. Imagem: Nvidia

Para estes monitores, a Nvidia vai lançar no dia 15 de janeiro uma nova Driver que os tornará compatíveis com as novas placas gráficas da empresa.