Número de lojas Shopify triplica durante a pandemia
Imagem: Genus.ai

A Shopify aumentou o número de lojas virtuais hospedadas nos últimos dois anos, é a conclusão de um estudo desenvolvido pela Genus AI. A crescente procura levou as empresas a aproveitar a infraestrutura da Shopify para entrar no espaço do comércio eletrónico, em tempo de pandemia. O relatório indica que este crescimento foi motivado pela mudança de comportamento do consumidor, que provavelmente permanecerá após este período.

A Shopify é uma plataforma digital que permite a criação de lojas online, incluindo a gestão de produtos, expedição e pagamentos. A subscrição varia entre $29 e $299 mensais.

De acordo com dados obtidos pela Genus AI, entre março de 2020 e janeiro de 2022, o número de lojas online criadas através da Shopify subiu 201,53%. No início da pandemia, a plataforma hospedava 1.287.547 lojas, tendo sido registado um crescimento triplo para 3.882.345, ou seja, surgiram cerca de 2.594.798 novas lojas em menos de dois anos.

Número de lojas Shopify triplica durante a pandemia

Os Estados Unidos representam o maior número de lojas online na Shopify, em janeiro de 2022, com 2.666.627 lojas virtuais, um crescimento de 178,53% em relação às 957.393 de março de 2020.

O Reino Unido ocupa o segundo lugar com 156.466 lojas online crescendo 218,81% em março de 2020. Por esta altura, a Austrália tinha 38.298 lojas na Shopify crescendo 165,79% para 101.795 em janeiro de 2022. O Canadá ocupa o quarto lugar com 93.680 lojas online, seguido pela França com 59.560 lojas. A Alemanha registou a maior taxa de crescimento entre março de 2020 e janeiro de 2021, com 480,18%, entre os seis principais países com o maior número de lojas online na Shopify.

Número de lojas Shopify triplica durante a pandemia

Como a Shopify ganhou com a pandemia

A Shopify fornece a infraestrutura para retalhistas configurarem as suas lojas online. Em virtude da crise pandémica, a maioria das empresas foi forçada a fechar as suas lojas, com a presença online surgindo como a diferença entre sobreviver ou falir.

O relatório sugere que o crescimento do número de lojas na Shopify pode estar relacionado com o processo amigável de criação de uma loja, que permite que as empresas criem o seu espaço de comércio eletrónico sem a necessidade de conhecimento técnico ou de codificação. Por exemplo, os utilizadores podem alterar o front-end do site, fazer contagens de inventário, extrair análises, verificar quais os produtos mais populares, apenas com um clique no botão.

A tendência crescente de lojas online está a desempenhar um papel crucial na mudança das perspetivas de todo o negócio de retalho. As empresas estão a optar por uma presença online para permitir que potenciais clientes acedam a produtos listados a qualquer hora, em qualquer lugar. Notavelmente, os retalhistas que ainda não aderiram ao movimento online mudarão potencialmente com base no crescimento que se tem vindo a verificar.

É essencial mencionar que algumas empresas estão a tentar equilibrar as lojas de retalho online e físicas. Alguns retalhistas estão a integrar elementos da sua presença online nas suas lojas físicas, aproveitando o software que permite que os compradores experimentem os itens na loja física de forma virtual. Esta integração é motivada pelo interesse das empresas atender todas as classes de clientes, especialmente depois da reabertura da maioria das economias.

O crescimento do comércio eletrónico está a alterar o retalho tradicional

O relatório destaca como o crescimento do comércio eletrónico está a alterar o setor de retalho e o impacto resultante. De acordo com o relatório:

“O surgimento de mais lojas online alterou a forma como os consumidores compram, mas também o tipo de fornecedores dos quais os consumidores podem adquirir produtos e serviços. Por consequência, isto fez aumentar a concorrência no setor”.

A competição levou com que as empresas explorassem novas formas de estimular os consumidores e facilitassem a distribuição de produtos. Uma concorrência acelerada pelo caráter transfronteiriço do comércio eletrónico.

À medida que a concorrência aumenta, os retalhistas investem cada vez mais em publicidade, especialmente em plataformas digitais, como por exemplo o Facebook. Os proprietários de lojas Shopify têm assim mais garantias de que as suas lojas e produtos chegam ao seu público-alvo. Este incremento na aposta em publicidade fez aumentar o preço dos anúncios em plataformas específicas.

Vale a pena notar que as lojas online da Shopify recém-criadas consistem principalmente em pequeno comércio, menos capacitados para competir com entidades estabelecidas como a Amazon. Nesta linha, as empresas de menor capacidade focam-se mais na satisfação do cliente, um significativo impulsionador da classificação adquirida na plataforma. Portanto, classificações fracas significam empresas com baixo potencial de venda.

Além disso, o relatório recomenda como as empresas podem sobreviver à crescente concorrência no setor.

“As empresas têm de saber distinguir-se da concorrência para se destacarem e atraírem novos clientes.”

O crescente número de lojas virtuais de comércio eletrónico está a fazer aumentar a concorrência no setor. Para se manterem relevantes, as empresas precisam de se concentrar em medidas inovadoras para atrair mais clientes.