Museu da Neolith
Museu da Neolith

Fica situado na China, mais propriamente na cidade de Hangzhou, e é a mais recente atração do bairro de Binjiang. Isto pode não surpreender ou não fosse este bairro a sede de alguns dos maiores gigantes asiáticos do comércio eletrónico, da indústria automóvel e da tecnologia, e entre os quais se destacam a Alibaba, a Geely, a Dahua a Technology e a H3C.

Recentemente inaugurado, o Museu da Neolith destaca-se pelo pendor vanguardista, inovador e futurista. Concebido para oferecer uma experiência espacial imersiva aos visitantes, de onde se destacam as formas, as luzes, as cores, as texturas e os materiais, criando uma sucessão de experiências 3D reais que incidem sobre todos os sentidos.

Fundado em 2009 o Grupo Neolith é uma marca de referência no setor da pedra sinterizada, um produto revolucionário escolha de muitos arquitetos, designers, instaladores e fabricantes de todo o mundo.

José Luis Ramón, CEO do Grupo Neolith:

“A abertura deste espaço único de vanguarda a nível do design e da arquitetura é a aposta mais ambiciosa que a Neolith fez até agora na China.”

Experiências espaciais únicas

O museu foi concebido por Chen Lin e Cui Shu, dois mestres internacionais do design, que projetaram um espaço único, exclusivo e espetacular, que evidencia os motivos pelos quais a arquitetura moderna asiática é atualmente uma das mais inovadoras e das mais requisitadas em todo o mundo.

O museu da Neolith foi criado para oferecer uma experiência espacial imersiva aos seus visitantes.

Ao longo do percurso, as formas, as luzes, as cores, as texturas e os materiais criam uma sucessão de experiências 3D reais que incidem sobre todos os sentidos, proporcionando uma experiência inovadora e futurista aos seus visitantes.

O branco e o preto são o principal binómio de um percurso protagonizado pela conjugação de materiais e formas, bem como pelo uso de vários recursos estéticos.

Inspirado no conceito oriental de deixar fluir, o museu induz o visitante a abrir a mente e a deixar-se levar através de uma sucessão de espaços onde o Neolith está presente em várias placas com aspeto de mármore suspensas e iluminadas com luz LED. As placas assinalam o percurso e dividem os espaços, acompanhando o visitante num trajeto que termina na “chegada” – o culminar de um processo de aprendizagem experimental sobre o Neolith.

O museu funciona como um laboratório vivo, proporcionando uma experiência arquitetónica e espacial ao visitante que vai além da mera contemplação artística. Transmite as qualidades e os valores que definem as novas tendências apoiadas na inovação, nos novos materiais e no design vanguardista com base em linhas, planos, materiais e superfícies puras e imaculadas.
Com uma abordagem focada na sustentabilidade e na inovação, o museu possui uma piscina de forma alongada em redor de um passadiço construído em Neolith® que, em conjunto com o teto de aço inoxidável, produz um poderoso reflexo de água, criado através de um efeito original de espelhos que impacta fortemente os visitantes.
O museu irá também oferecer instalações diferentes periodicamente que serão sempre orientadas para criar experiências espaciais e arquitetónicas baseadas no design, na inovação e em materiais de vanguarda.

Museu da Neolith

O evento do ano

A inauguração do museu e a sua cerimónia de abertura reuniu centenas de convidados, entre os quais destacam-se alguns dos arquitetos e designers mais famosos e reconhecidos da China, grandes empresários e personalidades de referência das várias áreas sociais, políticas e artísticas daquele país.

Leon Liang, CEO da Techsize, parceiro da Neolith na China:

“Este espaço será o grande bastião da interação e do intercâmbio profissional e comercial, e uma fonte de inspiração para projetos futuros, que tragam beleza, inovação e prestígio à arquitetura e ao design.”