CyberSafe: Home Sweet Hmm
CyberSafe: Home Sweet Hmm. Imagem: Microsoft

Desde a aprendizagem virtual e jogos, até à conexão com amigos e familiares, as crianças utilizam hoje a Internet de forma mais regular e intensa. Só nos Estados Unidos, três quartos das crianças com menos de 18 anos admitem jogar semanalmente videojogos, conforme relatório da ESA (Entertainment Software Association). E embora a maioria destas crianças possa estar bem informada sobre as últimas tendências online, muitas poderão não estar preparadas para prevenir ataques e identificar problemas de segurança online.

Para celebrar, amanhã, o Dia da Internet Mais Segura, a Microsoft lançou hoje para o seu jogo de exploração de mundo aberto Minecraft, uma nova aventura concebida para ajudar os jovens a reconhecer ameaças comuns na Internet, a construir estratégias para se protegerem a si mesmas e à sua informação, e a saber aonde se devem dirigir se precisarem de ajuda. CyberSafe: Home Sweet Hmm, está agora disponível gratuitamente para os utilizadores do Minecraft: Education Edition e estará disponível em março para todos os jogadores através do Minecraft Marketplace.

CyberSafe: Home Sweet Hmm

Os jogadores começam o jogo na sua casa virtual, onde conhecerão o Trusted Adult, um personagem não-jogador (NPC) que atua como um guia durante o jogo. A partir daí, os jogadores progridem em quatro pilares de segurança cibernética, desde verificar a identidade dos seus contactos e proteger as suas palavras-passe até a prevenção de phishing, e à prevenção de esquemas fraudulentos. CyberSafe apresenta quatro desafios:

Queres jogar online comigo?

Um amigo da escola convida o jogador para um jogo online e partilha o seu nome de utilizador. Mas quando os jogadores fazem o seu caminho através da Internet para o lobby do jogo, eles deparam-se com um problema – há quatro solicitações de amizade, todas com identificadores muito semelhantes. Eles terão de discernir qual solicitação de amizade aceitar com base nos detalhes dos nomes de utilizador. Esta atividade visa reforçar a ideia de conectarem-se com segurança com outras pessoas online.

Labirinto online? Eu posso completar!

O jogador viaja pela Internet para chegar a um labirinto onde o NPC Pro Gamer espera por ele. O NPC diz que ele tem códigos para ajudar o jogador através do labirinto sinuoso. Ele deve decidir se é seguro trocar as suas informações de login pelos códigos. Esta atividade foi projetada para lembrar os jovens jogadores sobre não trocar informações de login com ninguém.

Nova armadura esmeralda?! Com certeza!

O Trusted Adult encomendou uma nova armadura esmeralda do MineMart, mas recebeu uma mensagem sobre um problema com o pedido. O jogador deve viajar pela Internet até o MineMart, onde é informado de que precisará inserir as informações da sua conta. Em seguida, ele devem optar por fornecer essa informação. Esta atividade é um lembrete para proteger informações pessoais e não partilhá-las com outras pessoas.

Delicioso! Torta de abóbora!

O Trusted Adult pede ao jogador para comprar uma torta de abóbora de um site familiar online. Mas quando o jogador pesquisa, encontra vários resultados diferentes para tortas de abóbora. O objetivo do jogador é escolher o produto correto com base na familiaridade, avaliações, recomendações e outras fontes de confiança. Esta atividade lembra os jovens jogadores de avaliar a qualidade das informações com base em vários fatores.

CyberSafe: Home Sweet Hmm

Em cada um desses cenários, os jogadores não apenas têm a oportunidade de tomar decisões sobre o curso de ação certo ou errado, mas também aprendem a procurar conselhos do seu Adulto de Confiança. Estes desafios ensinam o jogador a praticar o pensamento antes de clicar e reforçam que podem contar com o apoio de um adulto de confiança – um pai, cuidador ou outro adulto em quem confiam – para guiá-lo com segurança pela vida na Internet. Os desafios também incentivam conversas entre o jogador e o seu adulto de confiança para que possam aprender, crescer e jogar juntos.

Depois de os jogadores concluírem o jogo, eles terão a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam.

CyberSafe: Home Sweet Hmm

A aventura é uma forma divertida e criativa para crianças dos 7-12 anos de idade aprenderem sobre segurança online e cibersegurança, enquanto brincam no seu universo de blocos favoritos.

Assiste ao trailer de CyberSafe: Home Sweet Hmm