Northgard: Ragnarok
Northgard: Ragnarok. Imagem: Shiro Games

Northgard é um jogo de estratégia Viking do estúdio independente francês Shiro Games. O jogo foi lançado no Steam Early Access no dia 22 de fevereiro de 2017 e já vendeu mais de 800.000 cópias.

A Shiro Games anunciou hoje o lançamento de Ragnarok, uma atualização gratuita, que vem com uma série de novos conteúdos, como um mapa com temas cataclísmicos, novos itens e eventos, uma nova facção neutra, e a adição de uma nova mecânica de jogo, os Caminhos Militares.

Ragnarok é a atualização mais completa desde o lançamento de Northgard. Inspirada pelo fim do mundo descrito na mitologia nórdica, Ragnarok traz novas características e mecânicas que mudam drasticamente a forma como os jogadores abordam o jogo:

Novo mapa de Ragnarok: promete ser um desafio tanto para iniciantes como para veteranos. Este mapa, com temas cataclísmicos, vem com novos blocos e eventos que ilustram os resultados devastadores do fim dos tempos. Nenhuma terra permanece fértil, tornando a agricultura impossível, e os líderes de clãs são obrigados a planear as suas ações com cuidado, se querem sobreviver neste novo e exigente mapa.

Novo vulcão: a ocupar o centro do mapa, o vulcão entrará em erupção violentamente em alturas aleatórias, atirando pedras enormes pelo mapa. São uma bênção e uma maldição em simultâneo, já que cada rocha que cai no território de um clã, pode ser usada para extrair recursos valiosos durante quatro meses. Se os jogadores não conseguirem fazê-lo, cada pedra deixada sem controlo pode transformar-se num poderoso e extremamente agressivo Golem de pedra.

Antigo cemitério: lar das almas dos guerreiros vikings caídos em batalha, estes campos sagrados podem ser colonizados e estudados, resultando no recrutamento de guerreiros espectrais com valores de defesa muito altos. Embora estes aliados sobrenaturais possam ser úteis, os vikings são altamente supersticiosos e o clã sofrerá uma penalização na felicidade, sempre que estes seres fantasmagóricos permaneçam no território do jogador.

Evento dos marinheiros caídos: à medida que o apocalipse se aproxima, as incontáveis ​​almas dos marinheiros, afogadas durante a longa viagem a Northgard, estão ansiosas por voltar ao mundo dos vivos. Este evento pode ocorrer a qualquer momento e faz surgir uma onda de guerreiros espectrais que invadem e assombram as costas dos jogadores, atacando qualquer Viking à vista.

Northgard: Ragnarok
Northgard: Ragnarok. Imagem: Shiro Games

Myrkalfars: uma nova facção neutra de Northgard, estes elfos negros são particularmente agressivos e vão atacar clãs aleatórios, roubando recursos ao longo do tempo. Para serem poupados a futuros ataques, os jogadores podem optar por trocar e fazer amizade com os Myrkalfar, fazendo uma boa quantidade de Krowns (moeda) no processo. No entanto, a cooperação não é o único caminho e, embora possa ser um desafio, qualquer clã capaz de arrasar o acampamento dos elfos negros poderá recuperar alguns dos recursos roubados.

Northgard: Ragnarok
Northgard: Ragnarok. Imagem: Shiro Games

Caminhos Militares: derrotar inimigos ou perder uma unidade agora concede aos jogadores pontos de experiência que podem ser gastos para escolher um dos três Caminhos Militares disponíveis – o Tático, o Guardião e o Conquistador. Cada caminho apresenta três habilidades desbloqueáveis, proporcionando uma variedade de melhorias poderosas ao exército do jogador e permitindo uma maior especialização.

Sebastien Vidal, CEO e co-fundador da Shiro Games mostrou-se entusiasmado com o lançamento, “estamos muito felizes em ver Northgard crescer e poder oferecer gratuitamente uma atualização tão abrangente”, garantindo ainda que as novidades não vão ficar por aqui, “ainda temos muitas ideias interessantes em mente, e a nossa comunidade pode esperar mais atualizações de conteúdo nos próximos meses”.

Ragnarok é a nova atualização para Northgard e já se encontra disponível a partir de hoje na Steam.