Noite Europeia dos Investigadores 2021
Noite Europeia dos Investigadores 2021

A Noite Europeia dos Investigadores 2021 decorrerá no dia 24 de setembro, entre as 16h00 e as 23h00, com um programa online nacional e atividades locais em Lisboa, Braga, Coimbra e Évora, sob o tema Ciência para o Clima (SCICLI – Science for Climate).

A Noite Europeia dos Investigadores 2021 (NEI 2021) em Portugal é assegurada por um consórcio nacional coordenado pela Universidade de Lisboa, através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC).

Noite Europeia dos Investigadores 2021
Ciência para o Clima

O tema da Noite Europeia dos Investigadores 2021 em Portugal está alinhado com o Pacto Ecológico Europeu que propõe que o impacto no clima seja neutro até 2050, através da promoção de iniciativas que protegem o meio ambiente e impulsionam a economia verde, reduzindo a poluição.

A proposta Ciência para o Clima para a NEI 2021 irá basear-se nas dimensões social, económica e ambiental para a sustentabilidade, promovendo a relevância da ciência e da investigação para contribuírem para a neutralidade climática no futuro. Ciência para o Clima reúne diversas áreas e instituições científicas que comunicarão a sua Ciência, envolvendo o público durante o evento NEI e as atividades preparatórias.

Noite Europeia dos Investigadores

Ciência para todas as idades

O projeto SCICLI NEI2021 é destinado a todas as faixas etárias, com foco nos jovens, encorajando-os a contribuir ativamente com soluções através da escolha de carreiras científicas.

Todas as atividades presenciais e online, assim como toda a informação sobre a iniciativa de 2021, estão presentes em https://noitedosinvestigadores.org/, página que permitirá o acesso às atividades online no dia 24 de setembro.

São parceiros do consórcio europeu o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a Nova School of Sciences and Technology da Universidade Nova de Lisboa, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Escola de Ciências da Universidade do Minho, International Nanotechnology Laboratory (INL), a Universidade de Évora e a Universidade de Coimbra.