Game Jam Plus
Game Jam Plus

De 23 a 25 de fevereiro, a Ilha da Madeira vai receber a Final Europeia do Campeonato do Mundo de criação de jogos – Game Jam Plus. As 12 equipas finalistas da Game Europa, vindas da Eslováquia, Espanha, Polónia, Suécia e Portugal, vão competir pelo título de campeã mundial. Entre as equipas portuguesas, há três da Figueira da Foz e uma do Funchal.
O evento é uma iniciativa da Game Jam+, uma rede global de criadores de jogos, e tem como parceiro local a Startup Madeira, que integra o Consórcio e-Games Lab. A organização nacional fica a cargo da Digital Valley – Techframe, uma empresa especializada em tecnologia e inovação.

Game Jam Plus (GJ+)

A GJ+ é a maior maratona mundial de desenvolvimento de jogos, que visa inspirar e promover a economia criativa com novos jogos e empresas. A indústria de jogos movimenta mais do que a de cinema e a de música juntas, e representa a maior parte da receita de apps nas lojas virtuais (Fonte Business insider, 2020). A GJ+ realiza maratonas regionais em várias cidades do mundo, onde os jogos são incubados e selecionados por continente. As equipas vencedoras das Finais Continentais passam para a fase de aceleração, onde se preparam para a Grande Final Mundial, no Brasil, em junho. De 600 equipas iniciais, apenas 60 disputarão o título de campeã mundial da GJ+.

A Ilha da Madeira vai receber a Final Europeia da GJ+, de 23 a 25 de fevereiro. As 12 equipas finalistas da Europa vão competir por uma vaga na Final Mundial e contar com o apoio de mentores, organizadores e parceiros locais. Durante os três dias, os participantes vão conhecer o ecossistema de jogos da Madeira, interagir com o consórcio eGames Lab, explorar as oportunidades de investimento e partilhar experiências com o programa de aceleração da Startup Madeira – Gaming Startup Retreat. A organização também preparou atividades de promoção turística e cultural do arquipélago.

No dia 24 de fevereiro, no Hotel “The Views Monumental”, vai decorrer o evento da Final Europeia da GJ+, que será transmitido por streaming para todo o mundo. O evento contará com a presença de personalidades do setor dos jogos, como Ian Freitas Rochlin, presidente da Estrutura Mundial da GJ+, Juliana Brito, CEO da GJ+, Miguel Campos, responsável pelo Consórcio e-games Lab, Carlos Soares Lopes, presidente da Startup Madeira, Carlos Mora, CEO da Techframe, e Gorete Lopes, CEO do Digital Valley. Estes serão os anfitriões da iniciativa, que reunirá as equipas finalistas da Europa, órgãos de comunicação social, bloggers, investidores e líderes de projetos de gamificação europeus. Os vencedores da Final Europeia serão anunciados pela GJ+ Mundial e receberão prémios das entidades organizadoras.

A Startup Madeira, que integra o consórcio eGames Lab, liderado pela empresa madeirense WOWSystems, vai organizar a Final Europeia da GJ+, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência e da Digital Valley – Techframe. As equipas finalistas da Europa vão competir por uma vaga na Final Mundial e partilhar as suas experiências, conhecer os principais projetos europeus da GJ+ e interagir com o ecossistema de jogos da Madeira, que está em crescimento.

Game Jam Plus

Carlos Soares Lopes e Carlos Mora destacam a importância desta iniciativa para o apoio a startups nas áreas dos jogos e das indústrias criativas.

Carlos Soares Lopes, Presidente Executivo da Startup Madeira:

“É um privilégio a Startup Madeira pertencer ao consórcio eGames Lab e poder trazer estas iniciativas para o nosso ecossistema. Permitir que os madeirenses possam aceder a concursos internacionais na área do gaming, ter uma equipa nos finalistas europeus e acolher a final europeia é para nós muito importante. É uma forma de afirmação de uma estratégia de apoio a startups nestas áreas emergentes.”

Reforçou ainda que esta iniciativa está inserida no âmbito das Atividades do consórcio eGames Lab – um consórcio com foco no desenvolvimento de videojogos e indústrias criativas liderado pela empresa madeirense WOWSystems.

O consórcio reúne 13 empresas, centros de investigação e desenvolvimento, entidades públicas e privadas, e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, através das Agendas mobilizadoras para a inovação empresarial.

Carlos Mora, CEO da Techframe:

“A Techframe, responsável pelo movimento nacional Digital Valley, tem feito uma aposta na emergência de novos projetos e no incentivo permanente ao seu desenvolvimento, trabalhando academicamente com jovens talentos e permitindo que estes tenham acesso a investidores e a profissionais mentores que os guiem na consubstanciação do ecossistema nacional de jogos.”

Game Jam Plus

 

Gorete Lopes, CEO do Digital Valley:

“Portugal é um país de talento na gamificação, com destaque em concursos internacionais. A Game Jam Plus cria sedes por todo o país, onde os talentos desenvolvem projetos com mentores e investidores internacionais. A Final Continental Europeia da Game Jam Plus será no Funchal, que tem sido um exemplo de crescimento do ecossistema de videojogos nacional, com o apoio do Digital Valley. Portugal tem muito a crescer nesta indústria de biliões, mas a Madeira já está na frente. O protocolo entre a Techframe-Digital Valley e a Game Jam Plus Mundial visa criar um laboratório de experiências gamificadas em Portugal. Na primeira etapa mundial da GJ+, 13 das 68 equipas eram portuguesas. Na segunda etapa, 4 das 14 equipas europeias eram portuguesas. Portugal está a brilhar na produção de jogos e a ganhar espaço europeu. No dia 24, vamos premiar as equipas e os mentores que vão representar a Europa na Final Mundial. A organização está empenhada em apoiar as equipas, procurar soluções, parceiros, financiamento e legislação adequados para esta indústria.”

Game Jam Plus

Juliana Brito, CEO GJ+Mundial:

“Estamos muito felizes pela GJ+ está tendo sua final europeia acontecendo em solo português. Desde o início, que esta parceria com o Digital Valley, e agora com a Startup Madeira e eGames Lab tem sido essencial para trazer cada vez mais jovens portugueses a entrarem em contato com o mundo de desenvolvimento de jogos. Nesta edição, tivemos mais de 70 jovens gamedevs vindos deste país e no ano que vem, esperamos que, com essa parceria, consigamos dar essa oportunidade para que mais pessoas de Portugal e do resto da Europa, possam estar aqui no futuro!”